Nocenco Café / VTN Architects

Nocenco Café / VTN Architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: VTN Architects; VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  687
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Trieu Chien
© Trieu Chien

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nocenco Café é um projeto de reforma no último pavimento e cobertura de um edifício de concreto de sete andares no centro da cidade de Vinh, no norte do Vietnã.

© Trieu Chien
Diagrama
© Trieu Chien

Lá do alto é possível ver toda a cidade de cima, do centro até o rio, passando pela magnífica paisagem verde e os diversos edifícios históricos da cidade.

Muitos dos edifícios vizinhos foram parcialmente destruídos durante a Guerra do Vietnã. Depois de uma série de reformas, fachadas em estilo colonial tomaram conta do centro da cidade. Ainda hoje, independentemente do uso ou gabarito, novos edifícios continuam a reproduzir este estilismo do pós-guerra.

© Trieu Chien

Nosso cliente estava na contra-mão desta tendência e também não havia a necessidade de alterar o envelope do edifício existente, mas apenas adaptar a cobertura para abrigar um projeto atraente que pudesse transformar esse edifício em um novo marco urbano da cidade.

O desafio apresentado era como criar um desenho impactante mas sem interferir muito na estrutura existente.

Corte

Depois de estudarmos a viabilidade de vários materiais locais, como tijolos, pedras, etc., escolhemos o bambu. Através de nossa experiência, sabíamos que o bambu seria facilmente acessível nesta região de clima tropical, o que reduziria o tempo de construção e também o orçamento da obra. A “leveza” que o material oferece se tornou na essência deste projeto.

© Trieu Chien

Além disso, foi possível instalar toda a estrutura de bambu sem a necessidade de qualquer suporte estrutural adicional.

Planta de forro

Na cobertura do edifício, cobrimos a estrutura de concreto existente com uma estrutura leve de bambu, criando um espaço surpreendente. Com este novo coroamento do edifício em bambu, os pedestres podem reconhecer e identificar o espaço a partir da rua.

© Trieu Chien

Foram utilizados dez pilares de bambu para ocultar a estrutura existente além de outras quatro colunas adicionais. Estes elementos dividem de forma elegante o espaço organizando as diferentes áreas privadas. Este espaço, em forma de caverna, vai se revelando à medida que nos deslocamos pelo café e a todo momento apresenta novas perspectivas para a cidade que o cerca.

© Trieu Chien

A grande abóbada de bambu pode ser reconhecida a partir de qualquer ponto da cidade, a qual está se transformando em um novo espaço de encontro para todos os habitantes de Vinh.

© Trieu Chien

Os volumes da cobertura se encaixam no espaço existente em forma de "L". Os volumes retangulares são como molduras urbanas que enquadram o histórico estádio da cidade e a bela paisagem do entorno. Além disso, estes espaços conectam as duas estruturas de bambu, que se abrem amplamente para a paisagem da cidade de Vinh.

© Trieu Chien

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vinh, Nghe An, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nocenco Café / VTN Architects" [Nocenco Cafe / VTN Architects] 01 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897004/nocenco-cafe-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.