Novas histórias: repensando a habitação tradicional no Kuwait

A arquitetura moderna está conectada à história cultural. No Kuwait, o ambiente construído e a habitação do país foram remodelados por movimentos econômicos e culturais maiores. Após a descoberta do petróleo, o país experimentou um crescimento econômico que impulsionou o desenvolvimento em diversos mercados e transformou a maneira como os cidadãos vivem hoje.

Novas histórias: repensando a habitação tradicional no Kuwait - Mais Imagens+ 7

© Nelson Garrido

Limitada pelo Iraque e Arábia Saudita, sua localização na ponta do Golfo Pérsico levou ao seu desenvolvimento como um porto comercial histórico. Enquanto a arquitetura tradicional do Kuwait foi originalmente construída com materiais prontamente disponíveis, como terra e pedra, uma das obras mais emblemáticas do Kuwait se tornou suas torres de água, estruturas icônicas feitas com pináculos cônicos e tanques de água esféricos. Com o tempo, o século passado viu uma mudança mais radical nos estilos internacional e modernista.

© Nelson Garrido

Olhando mais de perto a arquitetura contemporânea do Kuwait, os seguintes projetos habitacionais representam algumas das residências construídas na última década.

Residência MOP por AGi Architects

© Nelson Garrido

Este terreno pode ser acessado de ambos os lados das ruas circundantes para permitir uma entrada privada e pública. Depois de se deslocar ao longo de uma parede curva que guia o visitante do exterior do lote para o centro, chega-se à entrada principal da casa. Ao entrar pela moldura da porta principal, o espaço se abre revelando a piscina e as áreas comuns da residência.

Casa Rua por Massive Order

© Nelson Garrido

Esta casa está localizada em um lote de 16m de largura e 25m de profundidade entre duas ruas de um novo subúrbio da Cidade do Kuwait. A ideia era construir uma casa com uma rua / pátio interno que se estende entre a rua principal e o caminho de serviço na parte posterior. Essa rua interna divide a casa em dois volumes; daqui o programa é separado em: estar e serviços. A sala e os dormitórios, de um lado, e os serviços e circulação vertical, do outro, conectados pela rua interna.

The Six por fikrr architects

© Nelson Garrido

Este projeto é composto por seis moradias isoladas idênticas localizadas em Bnaider Kuwait. O desenho consiste em três fases, a primeira fase com duas casas que foram concluídas em 2010 e os 700 metros quadrados no restante das fases, mediante solicitação do cliente. Os volumes consistem principalmente em quatro faces que são completamente expostas ao exterior através de suas fachadas leste e oeste e fechadas por paredes brancas nas laterais norte e sul. O paisagismo desértico enfatiza a relação original do terreno entre o deserto e o mar.

Residencial Nasima por Studio Madouh

© Nelson Garrido

O Residencial Nasima visa questionar a realização essencial de um contexto urbano sempre modernizador e homogeneizador. À medida que a Cidade do Kuwait avança em direção à modernização drástica e rápida, os valores arquitetônicos que devem proteger a cultura, as tradições da cidade e o indivíduo começam a se desintegrar. Para instigar o debate de preservar a cultura e, ao mesmo tempo, permitir o progresso, essa obra se mistura ao tecido da cidade.

Areia por AAP Associated Architects Partnership

© João Morgado

O projeto está localizado na cidade marítima de Sabah Alahmed Alsabah, na parte sul do Kuwait. Desenvolvido para expandir a largura da costa disponível, o empreendimento leva o mar ao deserto para criar uma série de canais ancorados por várias docas e marinas e ativados por muitas outras atividades recreativas. Os cinco terrenos das cinco residências estão localizados em um dos canais internos com vista para o mar.

Slice House por Alhumaidhi Architects

© Nelson Garrido

O projeto está localizado em Al-Adiliyah, Kuwait, com um de terreno de 1000 m2. O lote retangular tem vizinhos ao leste e ao sul, além de um beco para pedestres ao longo de sua borda norte mais longa. A fachada mais curta da rua no lado oeste se beneficia de um jardim comunitário do outro lado da rua. O projeto está localizado em Al-Adiliyah, Kuwait, com um de terreno de 1000 m2. O terreno retangular tem vizinhos ao leste e ao sul, além de um beco para pedestres ao longo de sua borda norte mais longa.

Residência Tetris por Massive Order

© Nelson Garrido

Esta residência está localizada em um terreno de 500 metros quadrados com uma testada de 25 metros. O volume é composto por três massas principais cuidadosamente veladas por duas paredes revestidas. Duas das massas são separadas pelo caminho de circulação horizontal que é perpendicular ao terceiro volume alto que abriga a circulação vertical. As paredes pairam na fachada frontal, com aberturas que revelam e ocultam. Um elemento de destaque na fachada é a porta principal. A composição de madeira de 4 por 4 metros é feita por duas portas diferentes.

Casa Rock por AGi Architects

© Nelson Garrido

Esta residência está localizada em um terreno de esquina no bairro residencial de Al-Salem. O projeto foi desenvolvido com uma dupla condição imposta pelos clientes: dar total privacidade aos seus usuários; e se tornar um elemento icônico no bairro. A edificação é uma estrutura dobrada de concreto armado, como um origami, que rotaciona sobre si mesmo continuamente para criar um pátio central no qual todos os espaços da casa revertem.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Novas histórias: repensando a habitação tradicional no Kuwait" 07 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930874/novas-historias-repensando-a-habitacao-tradicional-no-kuwait> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.