Areia / AAP Associated Architects Partnership

Areia / AAP Associated Architects Partnership - Mais Imagens+ 60

Al Khiran, Kuwait
  • Arquitetos: AAP Associated Architects Partnership; AAP Associated Architects Partnership
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2063
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fosroc, Kessel, Stormer
  • Colaboradores: Telmo Rodrigues, Carla Barroso, Pedro Miranda, Alba Duarte, Lionel Estriga, Carlo Palma, Mohammed Karout, Emanuel Grave, António Brigas, Elvino Domingos, João Costa, Hassan Javed, Duarte Correia, Mariana Neves, Luís Esteves
  • Paisagismo: Susana Pinheiro
  • Interiores: Leonor Feyo
  • Instalações: Rúben Rodrigues, Vando Beldade, Mohammed Hassan
  • Design Gráfico: Aquilino Sotero
  • Gerenciamento: Asbuilt - Vando Beldade
  • Autores: Abdulatif Al Mishari, Osvaldo de Sousa, Rui Vargas
  • Cidade: Al Khiran
  • País: Kuwait
Mais informaçõesMenos informações
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade marítima de Sabah Alahmed Alsabah, na parte sul do Kuwait foi desenvolvida com o propósito de expandir a linha costeira disponível e de trazer o mar para o deserto, criando uma série de canais ancorados por várias docas e marinas, e por outras atividades recreativas. Os cinco lotes das cinco residências situam-se num dos canais interiores com essa relação sobre o mar. 

© João Morgado

Desde logo, a ideia consistiu em desenvolver um sentido de unidade, usando a mesma linguagem arquitetônica de geometria simples, assim como o mesmo conceito primário e o mesmo programa organizativo, resultando numa imagem contemporânea de continuidade e proporção, onde suaves e harmoniosas variações garantem uma complexidade e uma diversidade controlada a este conjunto de casas.

© João Morgado

A definição do programa envolve uma interpretação dos modos de vida Kuwaitianos e das suas necessidades inerentes, relacionando as áreas sociais familiares com a praia, os pátios exteriores, jardins e piscina. Posicionados no piso térreo e com vista privilegiada sobre o canal, partilham a capacidade de combinar os usos por parte dos seu utilizadores, com o objetivo de maximizar a flexibilidade, assim como, associar os espaços interiores aos exteriores de uma forma confortável, estendendo a casa até aos limites do lote. No lado oposto à praia, junto à entrada é colocado o espaço de recepção formal para convidados, a diwanyia.

© João Morgado
Planta - Térreo
© João Morgado

O primeiro piso surge cintado por uma parede envolvente, parcialmente perfurada, que garante efetivamente a privacidade imposta pelo programa. Suporta certas variações programáticas sem comprometer a unidade enquanto conjunto. Mais contido em si mesmo, é reservado aos quartos, com uma vista abrangente e protegida, sobre a cidade.

© João Morgado

A vista panorâmica de 360 graus sobre Khiran, faz da cobertura um apetecível espaço de lazer, combinando uma zona de estar e socializar, tornando-o num local ideal para experimentar o pôr-do-sol quando a ausência de sombra é tolerável. As instalações dos funcionários, situados em diferentes pisos, estão conectados diretamente com os seus círculos de atividade.

© João Morgado

Esta ideia repete-se pelas cinco casas, multiplicando o mesmo conceito organizacional elementar. Apesar de o esquema ser muito semelhante, a composição volumétrica apresenta ligeiras variações que fazem cada casa única da sua própria forma. Quando vistas da estrada, as casas têm uma repetição mais clara dos mesmos princípios, do lado do canal é possível entender uma heterogeneidade  mais evidente. A abordagem simples e neutra, procura restaurar o uso, as funções e a habitabilidade, com um conceito básico de pátios e sombra, em contradição natural ao que a este ponto revela este desenvolvimento urbano. A anarquia de desenhos arquitetônicos, falta de critério nas cores, texturas, opções construtivas e volumetrias, começa a criar uma certa imagem heterogénea de um lugar ainda em definição

© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Areia / AAP Associated Architects Partnership" [Areia / AAP Associated Architects Partnership] 21 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890985/areia-aap-associated-architects-partnership> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.