Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã

O Vietnã tem uma rica história de arquitetura tradicional. Desde as casas de Rong e residências de Trinh Tuong às casas de palafitas do povo Ede, o país mostra uma profundidade de métodos e estilos de construção vernaculares. Hoje, arquitetos reinterpretam as técnicas de construção do passado para criar casas neo-tradicionais baseadas na vida contemporânea.

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 2 de 13Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 3 de 13Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 4 de 13Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 5 de 13Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Mais Imagens+ 8

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 10 de 13
© Hiroyuki Oki

A arquitetura tradicional vietnamita era frequentemente definida por estruturas de madeira e telhados inclinados. Estes eram feitos com um sistema de caibros e vigas, elementos que faziam parte de uma estrutura maior, como nas icônicas casas de palafita. Tijolos e alvenaria também eram utilizados geralmente em conjunto com um sistema de estrutura de madeira. Normalmente, essas estruturas eram elevadas por palafitas ou por bases de fundação. Grande telhados não eram raros, definindo silhuetas que indicavam os espaços a serem vistos à distância ou de importância cultural. 

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 11 de 13
© Hiroyuki Oki

Estruturas icônicas como as casas de palafita remontam à cultura Dong Son, mas ainda são vistas nas áreas serranas e no interior do país. Embora as construções térreas sejam comuns, há uma incrível diversidade de tipos formais, como os pavilhões De Hien Lam em Hue ou as torres de sino e tambor do Thay Pagoda na província de Há Tay. Na arquitetura residencial, as casas serviam tanto a funções práticas, como locais de armazenamento de grãos de fazendas locais, como simbólicas, recebendo casamentos, funerais e outros encontros sociais. 

As casas neo-tradicionais vietnamitas se inspiram no passado e geralmente tiram proveito do contato direto com o ambiente externo, respondendo ao clima e topografia locais. As casas apresentadas a seguir repensaram as técnicas e estilos construtivos para criar uma arquitetura que celebra a natureza.

Casa Brise / MIA Design Studio

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 3 de 13
© Hiroyuki Oki

Segundo o MIA Design Studio, a Casa Brise não é apenas um abrigo, mas também o espelho do estilo de vida dos moradores. Os clientes queriam combinar os espaços para manter a comunicação tradicional entre as gerações da família. A casa foi projetada com um grande vazio central, que funciona como uma ponte que conecta todos os espaços da casa. Este vazio com um espelho d’água e iluminação zenital cria uma ligação natural entre quartos, sala de estar, spa, academia e área de estacionamento. Este princípio utiliza a ventilação natural para manter a edificação arejada. Com plantas nativas e água em abundância, o vazio interior se torna o centro da vida familiar.

Residência Binh / VTN Architects

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 2 de 13
© Hiroyuki Oki

Com uma rápida urbanização, as cidades no Vietnã se afastaram das suas origens com espaços verdes tropicais de baixa densidade. Áreas urbanas recém desenvolvidas estão perdendo sua conexão com a natureza. A Residência Bihn, de Vo Trong Nghia Architects (VTN Architects) é um dos projetos da série “Casas para árvores”, um projeto prototípico de moradias que proporciona áreas verdes em bairros de alta densidade urbana. Os habitantes são uma família de três gerações, portanto, o desafio era criar espaços que permitissem sua interação e convívio apesar da diferença geracional. 

Caverna de Tijolos / H&P Architects

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 7 de 13
© Nguyen Tien Thanh

A casa está localizada em uma comuna suburbana de Hanói, que passou por um rápido processo de urbanização. A estrutura da casa se assemelha à de uma caverna e é composta por duas camadas de paredes de tijolos que se encontram em uma interseção, com arranjos “verdes” alternados de plantas e vegetais. Os tijolos usados têm inspiração nas áreas rurais do Vietnã, e foram empregados através de um método simples de construção manual.

Casa em Chau Doc / Nishizawa Architects

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 5 de 13
© Hiroyuki Oki

Localizada no subúrbio da cidade de Chau Doc, na província de AnGiang, no sul do Vietnã, esta casa é compartilhada por três famílias. Como o orçamento do projeto era pequeno, a equipe decidiu construir a casa com painéis metálicos corrugados. Estes foram escolhidos para atender não somente os padrões regionais, mas também refletir o estilo de vida local, ativados pelos raios solares, áreas verdes e ventilação natural, semelhantes à vida em jardins ao ar livre.

Residência Cuco / Tropical Space

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 4 de 13
© Hiroyuki Oki

A residência Cuco é uma casa para quatro pessoas, o casal e seus dois filhos, combinada com um café localizado em Da Nang, no Vietnã e projetada por Tropical Space em 2018. O projeto foi construído com tijolos de barro locais que trazem uma sensação familiar para o usuário. A Casa Cuco é composta por três blocos que são conectados por camadas intermediárias, e um bloco retangular inferior que funciona como base. Nele estão a cafeteria e um jardim que conecta os espaços externos aos internos.

Residência entre jardins / VTN Architects

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã - Imagem 6 de 13
© Hiroyuki Oki

Localizada em uma nova área residencial na cidade de Ho Chi Minh, a casa faz fronteira com um parque ao norte. A equipe projetou a casa para se tornar uma extensão do seu entorno, integrando o verde do parque ao interior da casa. Um grande vazio foi criado cortando o volume diagonalmente. No térreo, o vazio funciona como sala de estar, aberta para o parque; no piso superior se torna uma grande habitação familiar envolta pelo verde. A fachada que envolve o vazio é coberta por heras, enquanto persianas fornecem sombra ao pavimento superior. O vazio incorpora elementos de circulação e elementos naturais como plantas e árvores, proporcionando aos cômodos privativos mais luz natural. A sensação de continuidade do parque é presente nos três pavimentos da edificação.

Traduzido por Rafaella Bisineli. Publicado originalmente em 7 de novembro de 2019, atualizado em 13 de novembro de 2010.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã" [Open Air: Vietnam’s Neo-Traditional Housing Projects] 25 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927897/ao-ar-livre-a-arquitetura-residencial-contemporanea-do-vietna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.