Caverna de Tijolos / H&P Architects

Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 10 de 48
© Nguyen Tien Thanh

Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 2 de 48Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 3 de 48Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 4 de 48Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 5 de 48Caverna de Tijolos / H&P Architects - Mais Imagens+ 43

Đông Anh, Vietnã
  • Arquitetos: H&P Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nguyen Tien Thanh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Viglacera
  • Arquitetos Responsáveis: Doan Thanh Ha, Tran Ngoc Phuong
  • Equipe: Nguyen Hai Hue, Trinh Thi Thanh Huyen, Ho Manh Cuong, Nguyen Duc Anh, Tran Van Duong
  • área Do Lote: 175 m2
  • Cidade: Đông Anh
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 38 de 48
© Nguyen Tien Thanh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma comuna suburbana de Hanoi que experimentou um rápido processo de urbanização. Foi projetada com uma filosofia que ajudará, de forma artificial, a dar forma a um local similar ao entorno natural. A estrutura proposta da casa se assemelha à de uma caverna. A estrutura geral é composta e fechada por duas faixas de muro de tijolos que se encontram em uma intersecção, alternando "verdes" de plantas e vegetais. Os tijolos foram, durante muito tempo, um material local familiar e amplamente utilizado nas áreas rurais do Vietnã, utilizado por meio de um método simples de construção manual. 

Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 12 de 48
© Nguyen Tien Thanh

As duas faixas de parede incorporadas funcionam como um filtro para eliminar os aspectos adversos do entorno externo (luz do sol do oeste, poeira e barulho) e levar a natureza (luz, chuva e vento) onde fosse necessário no interior. A parede externa se inclina para dentro em diversas diagonais para criar melhores ângulos de visão para a paisagem geral da região. Isso, ao mesmo tempo, ajuda os usuários a perceberem o tempo e o clima através da sombra e do ar em vários cantos da casa.

Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 43 de 48
Axonométrica Explodida

"Caverna de Tijolos" abarca uma série de espaços interconectados entre si, com aberturas aleatórias que mudam gradualmente de aberto/público a fechado/privado e vice-versa. A combinação de "fechar" e "abrir" cria relações diversas com o entorno e, assim, ajuda a desfazer os limites entre interior e exterior, homem e natureza.

Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 36 de 48
© Nguyen Tien Thanh
Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 39 de 48
Planta dos Pavimentos
Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 2 de 48
© Nguyen Tien Thanh

O projeto lembra seus usuários das peças emocionais da estranheza e da familiaridade ao oferecê-los imagens de cantos de um pátio, extensões do céu, faixas de jardim e partes de uma alameda, o que representa uma tentativa de uso do espaço em diversos momentos em um clima de monção tropical típico do norte do Vietnã. Isso, portanto, realmente fornece aos usuários uma experiência interessante e agradável, já que se acomodam em um grande espaço aberto em harmonia com o conforto de um refúgio seguro. 

Caverna de Tijolos / H&P Architects - Imagem 17 de 48
© Nguyen Tien Thanh

Originalmente publicado em Maio 14, 2018. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Caverna de Tijolos / H&P Architects" [Brick Cave / H&P Architects] 21 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894268/caverna-de-tijolos-h-and-p-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.