Stefano Boeri Architetti projeta a primeira cidade-floresta inteligente do México

Comissionada pelo Grupo Karim's, e projetada por Stefano Boeri Architetti, a primeira cidade-floresta inteligente do México terá como foco a inovação e a qualidade ambiental. A cidade busca um equilíbrio entre áreas verdes e construídas e é completamente auto-suficiente em alimento e energia.

Stefano Boeri Architetti projeta a primeira cidade-floresta inteligente do México - Mais Imagens+ 3

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Smart Forest City - Cancun é a primeira cidade-floresta do novo milênio, com capacidade para 130.000 habitantes. A cidade será construída em um terreno de 557 ha, com 400 hectares reservados para espaços verdes. As mais de 400 espécies vegetais usadas no projeto foram escolhidas pela botânica e arquiteta paisagista Laura Gatti, e vão compor um arranjo de mais de 7,5 milhões de plantas espalhadas por toda a cidade. Com uma proporção de 2,3 árvores por habitante, a cidade-floresta “absorverá 116 mil toneladas de dióxido de carbono por ano”. Parques públicos, jardins privados, coberturas vegetais e fachadas verdes ajudarão a estabelecer um equilíbrio com a área construída.

Visando a economia circular, a cidade é cercada por painéis solares e campos agrícolas, tornando-a completamente auto-suficiente em alimento e energia. A água é coletada na entrada da cidade, próxima à torre de dessalinização, e é distribuída “por um sistema de canais navegáveis que conectam a zona urbana aos campos agrícolas”. Dentro da cidade, as pessoas circulam com veículos elétricos e semi-automatizados, deixando seus carros nos limites da cidade. 

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Por fim, a cidade conta com “um centro de pesquisa avançada que pode receber universidades, organizações internacionais e empresas que lidam com questões de sustentabilidade”. Esse centro receberá pesquisadores e estudantes de todo o mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Stefano Boeri Architetti projeta a primeira cidade-floresta inteligente do México" [First Smart Forest City in Mexico Designed by Stefano Boeri Architetti ] 01 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927512/stefano-boeri-architetti-projeta-a-primeira-cidade-floresta-inteligente-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.