Studio NAB transforma estacionamentos em fazendas urbanas e usinas de energia renovável

Todos os anos na França são utilizados mais de 66.000 toneladas de agrotóxicos e cerca de 4,5 milhões de toneladas de plásticos não produzidos, dos quais, apenas 22% são reciclados. Durante o mesmo período, 48.000 mortes são atribuídas à problemas de saúde decorrentes da poluição e atividades relacionadas com a indústria automobilística. Em um contexto tão grave como este, novos parâmetros de sustentabilidade ambiental passaram a ser incorporados aos projetos de desenvolvimento urbano em busca de soluções mais sustentáveis e ambientalmente corretas tanto para o setor público quanto privado.

Considerando esta delicada situação e em conformidade com os critérios definidos pela Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas, o Studio NAB desenvolveu um projeto de estacionamento ecológico chamado Car Parks 2.0, uma proposta que pretende oferecer uma solução alternativa para as abundantes áreas de estacionamento que ocupam as nossas cidades, transformando-as em espaços mais sustentáveis e humanos.

Studio NAB transforma estacionamentos em fazendas urbanas e usinas de energia renovável - Mais Imagens+ 18

© Studio NAB
© Studio NAB

Para transformar uma infra-estrutura tão pobre como um estacionamento urbano em um espaço rico em biodiversidade e menos hostil ao meio ambiente, o escritório francês propõe substituir estes estéreis espaços pavimentados por áreas verdes naturais que re-introduziriam a biodiversidade nos centros urbanos. Antigos estacionamentos seriam transformados em mini-fazendas urbanas, que estariam disponíveis à população para alugar ou comprar além de funcionarem como espaços para a jardinagem e cultivo de alimentos que poderiam ser comercializados à granel, sem a necessidade de utilizar embalagens plásticas.

PROTOCOL PHASE 5 – USE. Image © Studio NAB
© Studio NAB

A força deste projeto está na capacidade de promover uma maior conscientização da população local além de introduzir uma maior biodiversidade nas áreas urbanizadas. Estes centros de cultivo e comercialização de alimentos orgânicos seriam alimentados por painéis fotovoltáicos instalados no local. O excedente de energia produzido seria revertida para abastecer as casas vizinhas, gerando uma renda adicional e fornecendo energia sustentável e limpa para a cidade. A água da chuva seria captada e filtrada através de zona de raízes, enquanto que os resíduos orgânicos seriam reutilizados e reciclados no próprio local.

THE SITE AFTER INTERVENTION - REVITALIZED PARKING. Image © Studio NAB
© Studio NAB

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Studio NAB transforma estacionamentos em fazendas urbanas e usinas de energia renovável" [Sustainable Parking Space for an Eco-Responsible Generation ] 31 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927381/studio-nab-transforma-estacionamentos-em-fazendas-urbanas-e-usinas-de-energia-renovavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.