Sou Fujimoto projeta edifício de co-living em Nova Iorque

The Collective, uma rede global de co-living, ou habitações coletivas, que oferece espaços privados com instalações de uso comum, anunciou sua recente parceria com Sou Fujimoto. O projeto será construído em Nova Iorque, no bairro do Brooklyn, e começará a receber seus primeiros inquilinos em 2022.

Fundada em Londres, a rede escolheu o escritório Sou Fujimoto Architects para projetar o edifício de 24.000 metros quadrados. O edifício acomodará 440 habitantes e contará com espaços coletivos que abrigarão “programas culturais e comunitários, acessíveis aos moradores e ao público”.

© The Collective

Inspirado pelo contexto urbano, Fujimoto optou pelo revestimento de tijolos vermelhos nas fachadas, conectando o edifício visualmente ao bairro. O volume é pontuado por enormes aberturas de vidro que revelam o interior, criam um dramático baixo-relevo e permitem a entrada de luz natural. Além disso, o projeto reconhece o rico legado do terreno, que já abrigou o antigo Teatro Escravo, um espaço para a expressão da "cultura negra e ativismo político."

Nós adoramos trabalhar com Sou Fujimoto, um verdadeiro visionário que realmente repensa o potencial da arquitetura residencial por meio de projetos públicos e privados, […] Como empresa, estamos criando uma nova abordagem voltada para o valor da vida urbana. Como Sou é conhecido por sua sensibilidade inovadora e única em relação ao contexto de cada terreno, ele e sua equipe fizeram um projeto que parece natural para a 1215 Fulton Street. Ficamos impressionados com sua curiosidade cultural e visão de projeto. -- Reza Merchant, fundador e CEO do The Collective.

O projeto é composto por três edifícios unidos no térreo, melhorando as conexões com o nível da rua. O maior espaço coletivo do edifício, o pátio interior, é aberto ao público, com uma passagem direta que liga as ruas Halsey e Fulton. O edifício também incluirá espaços públicos para exposições, teatro e performance, trabalho, restaurante e um bar na cobertura.

Projetar para Nova Iorque representa um momento muito significativo para a nossa empresa, [...] Sinto-me honrado, em particular, por trabalhar em um bairro culturalmente rico como Bed-Stuy e por reimaginar esse local histórico. Espero que nosso projeto sustente e sirva a incrível cultura desta comunidade. -- Sou Fujimoto

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Sou Fujimoto projeta edifício de co-living em Nova Iorque" [Sou Fujimoto and The Collective Design Co-Living Spaces in New York] 30 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925545/sou-fujimoto-projeta-edificio-de-co-living-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.