Casas brasileiras: 8 residências com bambu

Dos hashis aos templos religiosos, frequentemente associado à cultura e, mais especificamente, à arquitetura produzida nos países asiáticos, o bambu é um material muito versátil, com grande desempenho ecológico, seguro e resistente. Graças a seu rápido crescimento, é um material relativamente barato em relação a outras técnicas construtivas e tem seus exemplos de uso mais notável em projetos que se valem de sua materialidade, cor e ritmo.

Apesar de sua aparente delicadeza, trata-se de um material muito resistente, que em algumas circunstâncias é inclusive chamado de "aço vegetal". Seu uso na construção residencial é recorrente e seu desempenho estrutural funciona de forma similar a dos metais, podendo trabalhar a compressão e tração quando calculado adequadamente. Além disso, o bambu pode figurar em construções como protagonista, mas também aparece em sistemas que combinam o material com terra, concreto e até mesmo vidro. Selecionamos aqui alguns exemplos de casas no Brasil que se valem das virtudes técnicas e estéticas desse material com tamanho potencial de uso.

Casa Petro / Fernanda Padula Arquitetura

Casa Petro / Fernanda Padula Arquitetura. Imagem: © Carolina Mossin

Residência EA / Solange Cálio Arquitetos

Residência EA / Solange Cálio Arquitetos. Imagem: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects. Imagem: © Nelson Kon

Casa Mariana / Fittipaldi Arquitetura

Casa Mariana / Fittipaldi Arquitetura. Imagem: © Joana França

Casas Pôr do Sol / Vilela Florez

Casas Pôr do Sol / Vilela Florez. Imagem: © Maíra Acayaba

Casa Bambu / Vilela Florez

Casa Bambu / Vilela Florez. Imagem: © Guillermo F. Florez

Casa 01 / ES Arquitetura

Casa 01 / ES Arquitetura. Imagem: © SLAPHOTOSTUDIO

Casa Box / Arqbox

Casa Box / Arqbox. Imagem: © Nenad Radovanovic

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Julia Daudén. "Casas brasileiras: 8 residências com bambu" 11 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920842/casas-brasileiras-8-residencias-com-bambu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.