Dicionário ilustrado ajuda a compreender a terminologia da arquitetura

O desenho, enquanto ferramenta arquitetônica, não serve apenas como meio de comunicação; através dele também podemos obter uma compreensão mais profunda de nossa disciplina. Nesse sentido, Alessandro Luporino criou o Dicionário Ilustrado de Arquitetura, uma série de ilustrações evocativas que serve de acompanhamento para o famoso livro Dicionário Enciclopédico de Arquitetura, de Nikolaus Pevsner, John Fleming e Hugh Honor.

Dicionário ilustrado ajuda a compreender a terminologia da arquitetura - Mais Imagens+ 38

Castelo árabe no deserto. Image © Alessandro Luporino

Em sua essência, o desenho é um estudo de representação, e as imagens de Luporino são um exercício do método de traduzir conceitos arquitetônicos um tanto nebulosos de maneira concreta. Os desenhos deixa, todavia, espaço para interpretações pessoais - não são diagramas precisos, mas ilustrações estilizadas. O projeto está em desenvolvimento, englobando cada vez mais termos e expressões de nossa disciplina. 

Primeiro degrau de uma escadaria, maior que os demais para facilitar o acesso ao edifício. Image © Alessandro Luporino
Casa dos prazeres. Palácio. Image © Alessandro Luporino

O Dicionário Ilustrado de Arquitetura é parte de um projeto maior, chamado “Q: set [den [SE] t. Drawings / Thinking / Unintentional taste accumulation about Architecture]”, que enfatiza o desenho como um "instrumento de conhecimento e compreensão da realidade”. O objetivo de Luporino com as ilustrações é disseminar o conhecimento e a [re]descoberta desses termos arquitetônicos.

A tradução dos termos para o português está na legenda de cada imagem.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Dicionário ilustrado ajuda a compreender a terminologia da arquitetura" [Illustrated Dictionary of Architecture Helps Visualize Design Concepts] 13 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918760/dicionario-ilustrado-ajuda-a-compreender-a-terminologia-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.