Instalação artística transforma a Casa McCormick de Mies van der Rohe em um espaço imersivo de luz e cores

O Museu de Arte de Elmhurst revelou detalhes de uma nova instalação realizada na McCormick House, projetada por Mies van der Rohe em Chicago. Projetada pela Luftwerk, colaboradora artística de Petra Bachmaier e Sean Gallero, com ateliê em Chicago, a instalação “Perspectivas Paralelas” é uma exposição site-specific que usa elementos coloridos e luz para ativar e interpretar a casa, celebrando o uso da geometria no protótipo pré-fabricado da metade do século passado.

Instalação artística transforma a Casa McCormick de Mies van der Rohe em um espaço imersivo de luz e cores - Mais Imagens+ 9

© John Faier

A instalação utiliza intensamente a cor para transformar as nuances arquitetônicas da casa, um movimento inspirado pelos empreendedores originais Robert Hall McCormick e Herbert S. Greenwald, que se ofereceram para pintar as janelas da casa pré-fabricada com “quase todas as nuances do arco-íris”. Mantendo as janelas em sua forma natural, Luftwerks descompacta o espectro de cores dentro do espaço com trabalhos de luz e cor por meio de relações estáticas e dinâmicas.

© John Faier

Dentro da própria instalação há um elemento imersivo de luz que transforma o dormitório além de peças de neon com efeitos espelhados, mesas de luz pulsantes e painéis de vidro coloridos. O uso da cor em todo o ambiente doméstico, portanto, altera as percepções espaciais tradicionais da casa, celebrando o protótipo modular de Mies para habitação pré-fabricada.

© John Faier

Originalmente projetada em 1952, a McCormick House é um exemplo raro e importante do estilo maturado de Mies, incorporando elementos de seus projetos da Farnsworth House e Lake Shore Drive do ano anterior. Ela é uma das três residências unifamiliares projetadas pelo arquiteto nos Estados Unidos, servindo de lar para a família McCormick e um protótipo para um grupo proposto de residências modulares - menores e acessíveis - produzidas em massa nos subúrbios do oeste de Chicago.

© John Faier

A exposição "Perspectivas Paralelas" está em cartaz de 11 de maio a 25 de agosto de 2019. Ela faz parte da Bauhaus 100, uma celebração mundial da Escola de Arte Alemã, onde Mies já foi diretor.

© John Faier

No início deste ano, Luftwerk transformou o Pavilhão de Barcelona de Mies van der Rohe com uma malha composta por lasers.

Via: Elmhurst Art Museum

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Instalação artística transforma a Casa McCormick de Mies van der Rohe em um espaço imersivo de luz e cores" [Mies van der Rohe's McCormick House Transformed by Color Installation] 09 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918477/instalacao-artistica-transforma-a-casa-mccormick-de-mies-van-der-rohe-em-um-espaco-imersivo-de-luz-e-cores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.