Bienal de Arquitetura de Tallinn anuncia a programação completa para a TAB 2019

A Bienal de Arquitetura de Tallinn de 2019, na Estônia, será inaugurada no próximo mês de Setembro. A semana de inauguração da TAB 2019, entre os dias 5 e 11, marcará a abertura da 5ª edição do maior evento de arquitetura do país. Recentemente, a TAB anunciou a programação completa para o festival deste ano, cujo tema é “Beauty Matters: The Resurgence of Beauty”. A Bienal de Arquitetura de Tallinn é organizada a cada dois anos pelo Centro de Arquitetura da Estônia. A edição deste ano está sendo curada pelo Dra. Yael Reisner, arquiteto israelense que vive e trabalha em Londres. A Bienal será composta por cinco eventos principais, os quais acontecerão em pleno centro histórico de Tallinn, além de uma série de programas satélites que tomarão as ruas de toda capital estoniana.

Bienal de Arquitetura de Tallinn anuncia a programação completa para a TAB 2019 - Mais Imagens+ 7

A programação oficial da TAB 2019 consistirá em cinco eventos principais: uma Exposição, um Simpósio e o Concurso Tallinn Vision - todos com curadoria da Bienal através da figura do curador geral da atual edição -, a Exposição Internacional das Escolas de Arquitetura já mencionada e as próprias Instalações da Bienal. A Programação Satélite, com curadoria de Kirke Päss - uma jovem arquiteta estoniana-, incluirá exposições, palestras, instalações e projeções de filmes de arquitetura. Outra novidade entre as estruturas do evento deste ano é o TAB Club, um centro de informações e local de encontro que funcionará todos os dias no Kultuurikatel de Tallinn.

TAB 2017 Curatorial Exhibition. Image © NAARO

A escolha de Yael Reisner como tema para a TAB 2019 está relacionada com a sua atual área de atuação: beleza e taboo na arquitetura contemporânea. A Biennale deste ano irá explorar questões estéticas e práticas relacionadas com a histórica negação da subjetividade na tomada de decisões dentro da indústria da arquitetura. Através da Exposição Curatorial, o público será convidado a refletir sobre o conceito de beleza.

“O anseio à beleza é uma busca por complexidade - é o verdadeiro desafio da arquitetura, assim como da literatura, da matemática ou da política. Os oito arquitetos convidados - internacionalmente reconhecidos ou jovens emergentes - foram convidados a propor projetos que refletissem tudo aquilo que a beleza significa para eles. Estes arquitetos foram desafiados a desenvolver um projeto que pudesse estar em qualquer lugar, seja em Tallinn ou em qualquer cidade do mundo; ressaltando o conceito universal de beleza. Assim, a exposição curatorial pretende abordar o conceito da bienal a partir de dois territórios distintos: o da diversidade o da universalidade.”

descreveu a Curadora Chefe da TAB 2019. Além de doutora Yael Reisner a equipe de curadores conta ainda com os curadores assistentes Liina Soosaar, da cidade de Tallinn, e Barnaby Gunning, de Londres.

A programação de eventos do festival será inaugurada com a realização de uma conferência de um dia chamada “Space and Digital Reality,” além de um simpósio paralelo que transcorrerá ao longo de dois dias: “Beauty Matters. Just Like Love, It’s Real.” Os distintos painéis e debates da TAB 2019, servirão para inspirar arquitetos do mundo todo a refletir sobre questões relativas à beleza em todos os campos criativos e áreas relacionadas à disciplina da arquitetura.

TAB 2015 Symposium. Image © Tõnu Tunnel

A exposição do concurso de projetos está focada no tema “Novos Habitats, Novas Belezas”. Mais de 80 projetos participantes serão expostos no distrito de Kopli, uma área no norte de Tallinn. Os participantes foram desafiados a criar projetos não "estandardizados" e que explorassem novos estilos de vida alternativos e não usuais.

A exposição de instalações, por outro lado, abrigará uma série de maquetes criadas pelos 12 finalistas do concurso “Huts and Habitats”. A proposta vencedora, Steampunk, foi concebida pelos arquitetos Gwyllim Jahn e Cameron Newnham do escritório Fologram, da Austrália em parceria com o Soomeen Hahm Design e Igor Pantic, ambos do Reino Unido. A instalação será construída durante o mês agosto de 2019, e inaugurada durante a Semana de Abertura da TAB 2019. Além disso, a Exposição Internacional das Escolas de Arquitetura, sob o título “Terribly Beautiful”, incluirá trabalhos de alunos das mais prestigiosas escolas de arquitetura do mundo.

TAB 2017 installation by Gilles Retsin. Image © NAARO

O resultado desta complexa e diversificada programação da Bienal de Arquitetura de Tallinn é uma agenda de atividades que promove a cultura arquitetônica, incentivando a sinergia entre os arquitetos locais e internacionais. Esta quinta edição é o resultado de uma chamada aberta para e democrática para o projeto de curadoria. A TAB é o maior festival de arquitetura e planejamento urbano de todo o leste europeu.

Para mais informações e para adquirir seu ingresso, visite o site oficial da TAB 2019: www.tab.ee

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Bienal de Arquitetura de Tallinn anuncia a programação completa para a TAB 2019" [Tallinn Architecture Biennale Announces the Programme for TAB 2019] 19 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916851/bienal-de-arquitetura-de-tallinn-anuncia-a-programacao-completa-para-a-tab-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.