Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail

Amer Ismail, arquiteto e artista plástico de Londres, desenvolveu um conjunto de intrincados "desenhos em forma de globo" de cidades ao redor do mundo. Desde 2016, Ismail vem desenvolvendo estes desenhos de perspectiva com 5 pontos de fuga com grande inspiração do artista Stephen Wiltshire. Depois de passar alguns anos trabalhando com arquitetura -- trabalhou inclusive no escritório Foster + Partners --, Ismail começou a desenvolver uma série que englobasse seu “interesse por arquitetura, planejamento urbano, viagens, desenhos e Star Wars”.

Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 2 de 9Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 3 de 9Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 4 de 9Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 5 de 9Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Mais Imagens+ 4

Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 4 de 9
© Amer Ismail

Os desenhos são inspirados em viagens de Ismail a cidades do mundo todo. No começo, as obras dependiam muito das imagens do Google Maps e da biblioteca pessoal de fotografias de Ismail, mas com o passar do tempo, seu objetivo passou de uma representação precisa do espaço para uma reinvenção baseada em sua experiência e conhecimento de planejamento urbano. Isso abriu o caminho para obras posteriores que retratam cidades totalmente imaginadas.

Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 5 de 9
© Amer Ismail

O processo começa desenhando elementos naturais como rios, lagos e montanhas no papel. Ismail então divide as áreas com as principais vias para, então, inserir os edifícios e parques. Os desenhos são, portanto, um exercício de planejamento urbano na mesma medida que são desenhos artísticos. 

Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 3 de 9
© Amer Ismail

Os desenhos, com um diâmetro de 360 mm reproduzindo sua natureza de 360 graus, têm confecção lenta. "Demora entre 1 e 3 semanas para produzir cada obra, trabalhando cerca de 12 horas por dia". No entanto, Ismail enfrenta o desafio e sente grande satisfação ao ver o trabalho evoluir:

Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 8 de 9
© Amer Ismail

Fiquei mais interessado em representá-lo [o globo] como um ponto preto - indicativo de cidades que se encontrariam em mapas e atlas. Os globos ficaram mais escuros e os detalhes menos visíveis. Isso trouxe lembranças de quando navegava através das páginas de um Atlas quando criança e aquilo estimulou meu interesse pela geografia e cidades. Hoje os meus globos evoluíram para um trabalho totalmente abstrato que lançou minha carreira como artista.
- Amer Ismail

Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail - Imagem 7 de 9
© Amer Ismail

Ismail está agora se preparando para sua próxima exposição individual na National Art Gallery, em Kuala Lumpur, marcada para o início do ano que vem. Acompanhe o trabalho de Ismail em seu Instagram.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Desenhos detalhados de cidades ao redor do mundo, por Amer Ismail" [Detailed Globe Drawings of Cities Around the World by Amer Ismail] 25 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915675/desenhos-detalhados-de-cidades-ao-redor-do-mundo-por-amer-ismail> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.