Artista cria colagens que mostram um lado surreal do cotidiano na União Soviética

Como seriam as cidades históricas se a escala não existisse e as funções pudessem ser manipuladas? 

A artista holandesa Tamara Stoffers encontrou inspiração em um antigo livro da União Soviética, publicado no início da década de 1960, que apresentava imagens de blocos habitacionais sem qualquer ornamentação ou cor. O livro destacava a simetria e funcionalidade da arquitetura soviética, representando um futuro que o regime comunista idealizara. Para a artista, ficou claro que havia muitas pequenas histórias dentro da História da União Soviética - e elas mereciam ser exploradas.

A admiração de Stoffers se estendeu para além da arquitetura russa, abrangendo também objetos do cotidiano, banners, cartões postais e livros. Ao longo de cinco anos, desenvolveu uma série de colagens fantásticas feitas a partir de mais de 30 livros ilustrados. As imagens, que pareciam intrigantes por conta própria, foram misturadas e combinadas com outras fotografias de maneira exagerada e divertida, apresentando a União Soviética como nunca antes vista.

Artista cria colagens que mostram um lado surreal do cotidiano na União Soviética - Mais Imagens+ 10

@ Tamara Stoffers. Imagem Gorky Street
@ Tamara Stoffers. Imagem Izmailovo
@ Tamara Stoffers. Imagem Prospekt Budennogo
Kalinin Prospekt. Imagem © Tamara Stoffers
@ Tamara Stoffers. Imagem Michurinsky Prospekt
Voronezh. Imagem © Tamara Stoffers
Baku. Imagem © Tamara Stoffers
Cathedral of St. Sophia. Imagem © Tamara Stoffers
Akademgorodok. Imagem © Tamara Stoffers
Tashkent. Imagem © Tamara Stoffers

A exposição The New Past’ de Tamara Stoffers está em cartaz no Lumière Center of Photography em Moscou até o dia 30 de junho.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Artista cria colagens que mostram um lado surreal do cotidiano na União Soviética" [A Soviet Union of Historic Images] 14 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914929/artista-cria-colagens-que-mostram-um-lado-surreal-do-cotidiano-na-uniao-sovietica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.