Museu da Ciência Robótica de Seul será construído por... robôs

© Melike Altınışık Architects

O escritório turco Melike Altınışık Architects (MAA) venceu um concurso internacional para o projeto do Museu de Ciências Robóticas de Seul, Coréia do Sul. Organizada pelo Governo Metropolitano de Seul, o concurso exigiu um projeto “inédito”, voltado a apoiar a formação em robótica e aumentar o interesse público pelo tema.

Os princípios da robótica, ciência, tecnologia e inovação moldaram todos os aspectos do projeto, desde a forma e estrutura até o material e operação. O escopo principal do museu é “criar um universo próprio para robôs e seus visitantes”, e o edifício se manifesta como uma estrutura esférica, não-direcional.

Museu da Ciência Robótica de Seul será construído por... robôs - Mais Imagens+ 4

Quando concluído, terá como vizinho o Museu de Arte Fotográfica, ambos localizados dentro do distrito cultural de Chang-dong, na região norte da capital sul-coreana. A forma esférica não-direcional do esquema foi empregada para possibilitar uma ampla variedade de conexão com espaços públicos, além de atender a requisitos funcionais e condições de conforto espacial.

© Melike Altınışık Architects

© Melike Altınışık Architects

O museu serve como base para difundir a cultura científica, permitindo que os visitantes experienciem as mais recentes tecnologias robóticas, incluindo IA, realidade virtual e aumentada e hologramas. O projeto é, portanto, focado no desenvolvimento de uma linguagem arquitetônica que reflita e incorpore tecnologias de fabricação de ponta e metodologias robóticas de construção. Robôs serão empregados na montagem da fachada curvilínea do museu, assistidos por sistemas BIM para moldar, montar, soldar e polir as placas de metal. Enquanto isso, outro grupo de robôs fará impressões 3D de elementos concretos para o projeto paisagístico. Esse processo de construção semi-automatizado, portanto, cria uma espécie de unidade entre forma e conteúdo do museu. 

O novo Robot Science Museum (RSM), que desempenha um papel de catalisador no avanço e na promoção da ciência, tecnologia e inovação em toda a sociedade, não apenas exibirá robôs, mas eles também estarão a cargo do design, fabricação, construção e serviços. Em outras palavras, o RSM inaugurará sua "primeira exposição" com "sua própria construção" feita por robôs.
- Melike Altınışık

A construção do museu deve começar no início de 2020, com conclusão e abertura oficial prevista para o final de 2022.

© Melike Altınışık Architects

Recentemente, a robótica foi um dos temas apontados entre as tendências da arquitetura em 2019, tanto na indústria da construção quanto no cotidiano.

© Melike Altınışık Architects

Via: Melike Altınışık Architects

.

Will Automation Affect Architects?

According to The Economist, 47% of the work done by humans will have been replaced by robots by 2037, even those traditionally associated with university education. While the World Economic Forum estimates that between 2015 and 2020, 7.1 million jobs will be lost around the world, as "artificial intelligence, robotics, nanotechnology and other socio-economic factors replace the need for human employees."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Museu da Ciência Robótica de Seul será construído por... robôs" [Robots will Construct Melike Altınışık' Robot Museum in Seoul] 20 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911885/museu-da-ciencia-robotica-de-seul-sera-construido-por-robos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.