Jean Nouvel e OXO Architectes projetam conjunto de uso misto inspirado na forma de uma montanha

Os arquitetos do Ateliers Jean Nouvel trabalharam em conjunto com o escritório francês OXO Architectes na elaboração de um conjunto de uso misto localizado no Parque Tecnológico Sophia Antipolis, em Antibes, na França. Nomeado Ecotone Antibes, o projeto será a porta de entrada do parque tecnológico onde estão instaladas mais de duas mil empresas.

Descrita como um campus ecológico do século XIX para a França, a estrutura de  mais de 40 mil metros quadrados é coberta por vegetação e abrigará escritórios, comércios, serviços e espaços de coworking. O projeto busca refletir o rico entorno da região, trazendo uma atmosfera natural para este campus de tecnologia.

Jean Nouvel e OXO Architectes projetam conjunto de uso misto inspirado na forma de uma montanha - Mais Imagens+ 7

via Compagnie de Phalsbourg

Como devemos apresentar o lugar, seus contornos montanhosos, suas silhuetas, suas árvores, seu terreno, sem trabalhar contra esses recursos? Como criar uma atratividade duradoura? A arquitetura contextualista, seja por contraste ou simbiose, tem o dever de responder a essas questões. Como projetar a arquitetura para que ela faça parte da paisagem?
- Jean Nouvel

via Compagnie de Phalsbourg

Projetado pelos arquitetos como um campus ecológico do século 21, o projeto de US$ 50 milhões estabelece uma harmonia entre o ambiente natural e o construído, com formas arquitetônicas e cores que ecoam a paisagem circundante, servindo como uma entrada acolhedora e atraente para o parque.

via Compagnie de Phalsbourg

via Compagnie de Phalsbourg

A arquitetura mantém seu privilégio de criar a herança de hoje e de amanhã, bem como sua capacidade de gerar atratividade. Os arquitetos já provaram que sabem criar poesia e atratividade. Nossos clientes, por sua vez, demonstraram ter consciência em relação a projetos ambiciosos e realistas. Mas é a sua confiança que nos permitirá enriquecer Antibes através de uma criação excepcional que fará do Ecotone, o campus ecológico do século 21, um testemunho da nossa era, visível a todos.
- Jean Nouvel

via Compagnie de Phalsbourg

O projeto foi desenvolvido para a Compagnie de Phalsbourg e projetado em colaboração com Jean Foussat e com o arquiteto paisagista Jean Mus.

O resultado do concurso veio após Jean Nouvel ter comemorado uma série de marcos, com o arranha-céu da 53rd Street em Nova Iorque, e a vibrante La Marseillaise na França.

Via: Compagnie de Phalsbourg

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Jean Nouvel e OXO Architectes projetam conjunto de uso misto inspirado na forma de uma montanha" [Jean Nouvel + OXO Architectes design Mountainous Mixed-Use Campus in Antibes] 07 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910772/jean-nouvel-e-oxo-architectes-projetam-conjunto-de-uso-misto-inspirado-na-forma-de-uma-montanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.