Em construção: Museu Nacional do Qatar projetado por Jean Nouvel

Novas imagens do Museu Nacional do Qatar, projetado por Jean Nouvel, foram divulgadas, mostrando o andamento das obras e os preparativos para a inauguração do edifício em dezembro deste ano. O projeto tem inspiração na rosa do deserto, uma formação mineral cristalizada, e busca criar um diálogo entre a forma fluida do museu e os objetos históricos que ele exibirá. De acordo com um recente comunicado de imprensa, o projeto “dará voz ao patrimônio do Qatar ao passo que celebra seu futuro."

Em construção: Museu Nacional do Qatar projetado por Jean Nouvel - Mais Imagens

© Iwan Baan

O Museu Nacional do Catar procura redefinir o papel das instituições culturais, fazendo com que o  visitante passe de espectador a participante. Quando concluído, o museu terá 21.000 metros quadrados de galerias de exposições permanentes e temporárias, um auditório para 220 pessoas, um fórum de 70 lugares, um centro de pesquisa de patrimônio, laboratórios de conservação, depósitos e escritórios. além de dois cafés, um restaurante e uma loja. 

© Iwan Baan

O museu está sendo construído em torno do palácio do ex-emir do Catar, o Xeique Abdullah bin Jassim Al Thani, um dos pontos mais famosos de Doha. O palácio foi recentemente restaurado e convertido em espaço expositivo, promovendo um diálogo entre o passado e o futuro.

© Iwan Baan

Um dos aspectos mais importantes no processo de projeto do museu é o desejo de fazer com que o visitante se sinta imerso no deserto e no mar, potencializando o impacto dos artefatos históricos em exposição. De acordo com Jean Nouvel, a estrutura intertravada do projeto, de aço, vidro e concreto, lembra a “pétala da rosa do deserto, uma formação mineral de areia cristalizada encontrada na camada salgada logo abaixo da superfície do deserto”.

© Iwan Baan

O museu tratá uma conscientização que só poderia ser alcançada, experimentada, após meses no deserto, em busca das particularidades que escapam ao nosso alcance, exceto quando os caprichos do Tempo e da Natureza permitirem ... de lá você partirá para o deserto e retornará trazendo de volta alguns tesouros: imagens que permanecerão gravadas para sempre na sua memória.
-Ateliers Jean Nouvel

Via: Qatar Museums / Ateliers Jean Nouvel

National Museum of Qatar / Jean Nouvel

Jean Nouvel's new National Museum of Qatar utilizes technology to create a thoroughly new institution. Entire walls become cinematic displays and...

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Em construção: Museu Nacional do Qatar projetado por Jean Nouvel" [Jean Nouvel's National Museum of Qatar Takes Shape as New Images Released] 01 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893436/em-construcao-museu-nacional-do-qatar-projetado-por-jean-nouvel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.