AIA elege os vencedores do Honor Awards 2019 de Arquitetura

Confluence Park. Imagem © Casey Dunn

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) selecionou nove projetos para o seu Institute Honor Awards, o maior reconhecimento da profissão nos EUA. A premiação celebra as melhores obras de arquitetura contemporânea e destaca as muitas maneiras pelas quais edifícios e espaços podem melhorar vidas. O júri de cinco membros da AIA seleciona inscrições que demonstram o sucesso do projeto, incluindo um senso de lugar e propósito, ecologia, sustentabilidade ambiental e história.

AIA elege os vencedores do Honor Awards 2019 de Arquitetura - Mais Imagens+ 13

Os premiados do AIA Honor Awards para Arquitetura são:

Escola Elementar de Arlington por Mahlum Architects

Escola Elementar Arlington. Imagem © Benjamin Benschneider

Explorando as possibilidades espaciais que surgem quando as escolas são vistas como organismos vivos e que respiram, esta escola em Tacoma, Washington, evita partir de ideias tradicionais e promove um novo modelo de prática cívica na educação. Projetado para ser o centro da comunidade a que atende, a Escola Elementar de Arlington redefine fundamentalmente o que um aluno é, assumindo que somos todos aprendizes.

Casa Casey por Hariri Pontarini Architects

Casa Casey. Imagem © doublespace photography

Uma adição muito necessária a uma unidade de saúde especializada que atende pessoas que vivem com HIV / AIDS, a Casa Casey, em Toronto, representa um novo protótipo para hospitais. Há mais de 10 anos no mercado, a unidade atende às necessidades de seus pacientes e seus provedores em um ambiente projetado para evocar o conforto de casa. Ao adicionar 5481m² de espaço a uma mansão vitoriana já existente, a equipe de projeto implementou um novo Programa de Saúde Diária para atender 200 pacientes em 14 novas salas de internação. A nova estrutura abraça a mansão de 1875, apelidada de "a Dama Cinza", e organiza a experiência do usuário em torno de um pátio ajardinado, visível de todos os corredores e salas.

Confluence Park por Lake | Flato Architects

Confluence Park. Imagem © Casey Dunn

Ao longo da margem do Rio San Antonio, o Confluence Park é um laboratório vivo projetado para ampliar a compreensão dos visitantes sobre os ecótipos do sul do Texas e o impacto do desenvolvimento urbano nas bacias hidrográficas locais. Um destino para aprendizado e recreação, o parque é uma parte de um projeto maior de restauração ambiental do país e um local acessível para atividades ao ar livre. O projeto reflete a ideia de confluência por toda parte — o parque está situado na junção do rio San Antonio e do Riacho San Pedro.

Crosstown Commons por Looney Ricks Kiss

Crosstown Commons. Imagem © McGinn Photography

O resultado da renovação de um centro de distribuição de varejo que estava abandonado desde o início dos anos 1980 foi essa habitação urbana vertical de mais de 120 mil metros quadrados em Memphis, que transformou a precária cena urbana em uma comunidade vibrante. Mais do que apenas o renascimento de um edifício, o Crosstown Concourse beneficiou um bairro inteiro e deu à cidade um vislumbre de seu possível futuro. Originalmente idealizado como sede de uma pequena startup com planos de revitalizar organicamente o prédio nas próximas décadas, a visão definitiva para o gigantesco edifício surgiu de um estudo de viabilidade de seis meses.

Restauração da Rotunda da Universidade de Virginia por John G. Waite Associates, Architects, PLLC

Restauração da Rotunda da Universidade de Virginia. Imagem © Anna Wesolowska

Essa restauração do centro simbólico da Universidade da Virgínia — amplamente considerada a mais importante obra arquitetônica de Thomas Jefferson — se baseia no mais alto nível de preservação histórica e na conservação de edifícios. Concebida por Jefferson como um templo para aprender, mas largamente relegada ao uso administrativo e cerimonial, a Rotunda torna-se mais uma vez um foco da vida universitária.

Fábrica Inteligente por Barkow Leibinger

Fábrica Inteligente. Imagem © Simon Menges, Berlim

Destacando-se entre os conjuntos sem graça de escritórios e galpões sem identidade ao longo da rodovia I-90, a noroeste de Chicago, a Fábrica Inteligente abriga um showroom prototípico de ferramentas de máquinas avançadas usadas para dobrar e moldar chapas metálicas. Posicionada estrategicamente perto do Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare, a fábrica ocupa uma propriedade recuperada de um campus corporativo abandonado. Guiada pela crença do cliente de que uma boa arquitetura melhora todos os locais de trabalho e, portanto, seus produtos, a fábrica posiciona a empresa em um dos seus mercados mais importantes.

Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-americana por The Freelon Group (agora parte de Perkins+Will), Adjaye Associates, Davis Brody Bond, e SmithGroup

Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-americana. Imagem © Alan Karchmer

O novo museu estabelece fortes conexões com seu terreno no National Mall, em Washington, D.C., e a herança afro-americana há muito tempo negligenciada no país. Ocupando a última parcela edificável do Mall, o museu é um lar atraente para a jornada importante e emocional que aguarda os visitantes. A equipe buscou inspiração na cariátide Iorubá, um coluna tradicional com uma coroa no topo, para a forma exterior de três camadas do museu. Com paredes inclinadas que se direcionam para cima e combinam com o ângulo da ponta piramidal do monumento de Washington, o museu apresenta um perfil icônico que complementa as edificações ao redor e o diferencia delas. Os padrões definidos pelos 3.600 painéis de cor bronze que envolvem o museu aludem ao ferro ornamentado encontrado em cidades como New Orleans e Charleston, S. C., onde esse trabalho é tipicamente projetado e fabricado por americanos de ascendência africana.

Starter Home* No. 4-15, Saint Thomas/Ninth por OJT

Starter Home* No. 4-15, Saint Thomas/Ninth. Imagem © Will Crocker

Com a continuação da iniciativa Starter Home* do arquiteto, que entrega casas de nível básico a bairros urbanos históricos que estão rapidamente se valorizando, aSaint Thomas / Ninth redefine as condições locais existentes em Nova Orleans para maximizar a densidade residencial. O projeto traz mais oportunidades aos compradores de casas no bairro irlandês da cidade, adaptando-se ao tecido irregular e difícil encontrado lá.

Museu TIRPITZ by Bjarke Ingels Group

Museu TIRPITZ. Imagem © Rasmus Hjortshoj

Este museu transformou um bunker alemão nunca concluído em um complexo cultural inovador. Antitético nos dias sombrios da ocupação durante a Segunda Guerra Mundial e com o peso de um bunker de concreto, a delicada intervenção dos arquitetos adiciona uma praça pública central cercada por espaços cheios de luz embutidos na paisagem. O museu está situado na cidade de Blåvand, na península da Jutlândia, no Parque Nacional Wadden Sea, Patrimônio Mundial da UNESCO. Como o parque contém o maior sistema ininterrupto de areia e lodaçais do mundo, o projeto estava sujeito a regras rígidas de preservação. Uma vez que o museu foi construído abaixo do solo, para diminuir seu impacto na região, de longe parece uma duna de areia natural.

Visite o site do AIA para mais informações sobre o Institute Honor Awards for Architecture.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "AIA elege os vencedores do Honor Awards 2019 de Arquitetura" [AIA Selects 2019 Institute Honor Awards for Architecture] 06 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910710/aia-elege-os-vencedores-do-honor-awards-2019-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.