Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger

Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 2 de 39Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 3 de 39Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 4 de 39Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 5 de 39Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Mais Imagens+ 34

  • Arquiteto Responsável: Barkow Leibinger
  • Equipe De Projeto: Heiko Krech, Johannes Beck, Jordan Berta, Carles Figueras, Cecilia Fossati, Andreas Moling, Antje Steckhan, Daniel Toole, Alexa Tsien-Shiang, Annette Wagner, Jens Wessel
  • Aprovação: Heitman Architects Inc., Itasca, Illinos, Estados Unidos
  • Construtora: McShane Construction Company, Rosemont, Illinois, Estados Unidos
  • Gestor De Projeto: Lendlease, Chicago, Illinois, Estados Unidos
  • Instalações: KJWW Engineering Consultants, Chicago, Illinois, Estados Unidos
  • Consultor De Envelopamento: Knippers Helbig GmbH, Berlim, Alemanha e Nova York, Estados Unidos
  • Projeto Luminotécnico: Studio Dinnebier, Berlim, Alemanha
  • Paisagismo Projeto: Capatti Staubach, Berlim, Alemanha
  • Paisagismo Aprovação: Gary R. Weber Associates Inc., Wheaton, Illinois, Estados Unidos
  • Engenharia Estrutural Projeto: Knippers Helbig GmbH, Berlim, Alemanha e Nova York, Estados Unidos
  • Engenharia Estrutural Aprovação: KJWW Engineering Consultants, Naperville, Illinois, Estados Unidos
  • Cliente: TRUMPF Inc., Farmington, Connecticut, Estados Unidos
  • Cidade: Hoffman Estates
Mais informaçõesMenos informações
Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 3 de 39
© Steve Hall © Hall + Merrick Photographers
Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 15 de 39
Situação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A fábrica e o espaço de exposição, dois ambientes que normalmente não se relacionam na arquitetura. De um lado a necessidade da funcionalidade e do custo benefício, do outro uma demanda por projetos arrojados e por qualidade de execução. O novo centro de apresentação e vendas da fábrica alemã TRUMPF combina os dois mundos e transforma o maquinário high-tech e o processo de produção inovador em peças de exposição. Localizada próxima a Chicago, nos Estados Unidos, a demonstração desta indústria 4.0 com máquinas digitais em rede apresenta toda a cadeia de produção de chapas metálicas, dos pedidos à entrega, passando pelo projeto e produção, exibindo um processo interligado e holístico. 

Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 4 de 39
© Steve Hall © Hall + Merrick Photographers
Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 19 de 39
Planta - 2º Pavimento

A nova fábrica Inteligente foi estrategicamente implantada em um terreno na Interstate 90, próximo ao Aeroporto Internacional Chicago O'Hare. Cercada por uma paisagem industrial característica, seu entorno próximo parece um tanto bucólico: organizado em dois grandes volumes, o edifício gentilmente encosta em uma grande lagoa de retenção, um reservatório dentro dos pântanos cercados por campos gramados.

Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 2 de 39
© Steve Hall © Hall + Merrick Photographers
Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 20 de 39
Corte A
Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 21 de 39
Corte B

A arquitetura surpreende tanto quanto seu entorno. Com uma construção de estrutura metálica e vidro com acabamento em aço corten, o edifício conecta a faixa suburbana, caracterizada pela cultura fast-food, shopping center e postos de gasolina, com a linguagem arquitetônica dos campus industriais de arquitetos como Albert Kahn e Ludwig Mies van der Rohe. Aqui a história do “Rust Belt”, a maior e mais antiga zona industrial dos Estados Unidos é unida à produção high-tec computadorizada: a funcionalidade encontra a representação e o pragmatismo encontra o refinamento. 

Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 10 de 39
© Steve Hall © Hall + Merrick Photographers

A volumetria dividida em duas partes, o espaço expositivo para o sul e o escritório da Fábrica Inteligente, café e auditório para o norte, se conectam a partir de suas esquinas, criando duas zonas retangulares externas.Com o pé-direito externo oscilando entre 4,5 e 13 metros, o edifício se integra ao seu entorno, uma paisagem com pasto natural e agrupamentos soltos de árvores. Sua cobertura inclinada ascende no sentido da rodovia, onde a fachada de vidro com 12 metros de altura permite aos passantes observarem seu interior.

Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 7 de 39
© Steve Hall © Hall + Merrick Photographers

A sala de exposição é sustentada por onze treliças metálicas customizadas e cortadas a lazer com aproximadamente 45 metros de comprimento. Uma 'skywalk', espécie de ponte que percorre a estrutura da cobertura, permite que os visitantes tenham uma vista diferenciada dos detalhes do espaço e da estrutura. 

Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 9 de 39
© Steve Hall © Hall + Merrick Photographers

Com seu revestimento imperfeito das chapas de aço corten de cor ferrugem e seus elegantes painéis envidraçados de piso a teto, as fachadas do edifício enfatizam tanto as características de seu contexto industrial quanto sua função representativa. No interior do edifício foram utilizados materiais crus e industriais com refinamento, o que estabelece uma atmosfera cordial para o espaço interno. O uso de aço pintado de preto, pisos de concreto polido, painéis de malha metálica expandida e paredes de madeira carbonizada, caracterizam espaços cujas atividades de produção e exposição estão integradas. 

Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 26 de 39
Fachada Oeste
Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger - Imagem 25 de 39
Fachada Sul

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1900 W Central Rd, Hoffman Estates, IL 60192, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica Inteligente Trumpf Chicago / Barkow Leibinger" [Trumpf Smart Factory Chicago / Barkow Leibinger] 24 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889550/fabrica-inteligente-trumpf-chicago-barkow-leibinger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.