'KoolKiel': projeto desenvolvido pelo MVRDV busca inspiração na história do lugar

O MVRDV apresentou o projeto de um novo edifício de uso misto, desenvolvido em uma área pós-industrial na cidade de Kiel, na Alemanha. A proposta que contará com um total de 65.000 metros quadrados, foi concebida através de um sistema amplamente flexível, permitindo que o edifício se adapte às demandas futuras com o passar do tempo.

Apelidado de “KoolKiel”, a proposta do MVRDV incorpora um grande edifício térreo existente, anteriormente utilizado como depósito e posteriormente como gráfica, aonde foram impressos os famosos quadrinhos alemães Werner durante a década de 1980. A proposta atual, de transformar o local em um novo hub para indústrias e mídias criativas, influenciou decisivamente os arquitetos do MVRDV, o que os levou a criar um edifício dinâmico e divertido ao mesmo tempo que incorporam parte da história do lugar e do edifício existente.

'KoolKiel': projeto desenvolvido pelo MVRDV busca inspiração na história do lugar - Mais Imagens+ 15

© MVRDV

Este enorme pavilhão existente, agora chamado de "W8 Medienzentrum", será convertido em um edifício de uso misto, abrigando lojas e espaços comerciais além de apartamentos. Os edifícios novos, apoiados sobre um volume menor que ziguezagueia pelas margens do terreno, conterá vários apartamentos além de uma torre de escritórios. Em uma das extremidades do terreno, um hotel de 250 quartos será construído, conectando-se às demais estruturas através de um centro de eventos concebido para receber atividades e programas organizados pela comunidade local de Kiel.

© MVRDV

© MVRDV

A ideia desenvolvida pelo MVRDV coloca uma forte ênfase nos "espaços abertos de convívio", concentrando-se em um grande pátio entre os edifícios, animado por uma variedade de mobiliários urbanos e diferentes usos. Os painéis de fachada, fabricados com uma mistura de concreto e fibras, foram projetados para comunicar a história do lugar, dando luz à produção criativa desenvolvida no local.

Ao conceber o projeto a partir de um sistema flexível, a proposta apresentada pelo MVRDV proporciona uma ampla gama de usos e apropriações de seus espaços, tudo voltado à construção de identidades e comunidades locais. A volumetria cúbica dos módulos, significa que independentemente do seu uso, diversas categorias de clientes e moradores vão acabar sendo espalhados, ou embaralhados, ao redor deste complexo, "seja junto à uma série linear de espaços ou em meio a um poleiro maluco e divertido de balanços suspensos". As dimensões finais e o número de balanços suspensos na estrutura da torre do hotel ainda estão em aberto, assim como as medidas dos painéis pictográficos e a quantidade, as dimensões e as opções de layout dos apartamentos a serem locados dentro da estrutura existente do pavilhão.

Interior. Imagem © MVRDV

Por se tratar de um local onde já existe uma comunidade dinâmica e bastante criativa, é óbvio que devemos considerá-los e ouví-los durante o processo de desenvolvimento do projeto. O KoolKiel foi inspirado em algo que já existe e no esforço de proporcionar ainda mais diversidade à esta comunidade - não criamos um projeto somente a partir das nossas ideias, mas principalmente a partir de uma pergunta que fizemos àquelas pessoas: "quão 'kool' vocês gostariam que fosse este projeto?"
- Jacob van Rijs, sócio e co-fundador do MVRDV.

Interior. Imagem © MVRDV

Este projeto é apenas mais um dentre tantos que o MVRDV vem desenvolvendo nos últimos anos. No início deste mês, a empresa de Roterdã divulgou imagens de duas torres com fachadas interativas em Taipei. No ano passado, a empresa também revelou a proposta vencedora para o concurso de uma passarela na cidade costeira holandesa de Den Helder, que se move de acordo com as mudanças da maré.

Masterplan. Imagem © MVRDV

Via: MVRDV

Nome do projeto: KoolKiel
Localização: Kiel, Alemanha
Ano do projeto: 2018+
Cliente: Kap Horn GmbH
Cliente de contato: Ralph Müller-Beck, Staatssekretär a.D. / State Secretary (ret.)
Dimensões & Programa: ca. 65,000 m2 (Hotel, Escritórios, Eventos, Restaurantes, Lojas, Apartamentos, Co-working)
Arquitetos: MVRDV
Sócio responsável: Jacob van Rijs
Equipe de projeto: Philipp Kramer, Bartlomiej Markowski, Ruggero Buffo, Bartosz Karasinski, Christine Sohar, Daniel Mayer, and Eleonora Lattanzi
Renderes: Antonio Luca Coco, Luca Piattelli, Masoud Khodadadi
Imagens: © MVRDV
Estrutura: Werner Sobek
Combate à incêndio: Wenzel + Wenzel
Quantitativos: Wenzel + Wenzel

Winy Maas at Living Environment: "There Are Four Important Points for the Development of Contemporary Housing"

With a presentation by Dutch architect Winy Maas ( MVRDV), the third edition of "Living Environment," organized by Russian Ministry of Construction Industry, Housing and Utilities Sector, DOM.RF and Strelka Institute for Media, Architecture and Design, was inaugurated today in the city of Kaliningrad, Russia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "'KoolKiel': projeto desenvolvido pelo MVRDV busca inspiração na história do lugar" [MVRDV's Design for 'KoolKiel' Tower Brings Distinctive Whimsy to an Adaptable Scheme] 02 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910564/koolkiel-projeto-desenvolvido-pelo-mvrdv-busca-inspiracao-na-historia-do-lugar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.