Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés

O MVRDV venceu um concurso para o projeto de uma instalação na cidade costeira da Holanda de Den Helder, a qual busca fortalecer a conexão entre a terra e o mar através de um novo ícone urbano. O "SeaSaw" consistirá em uma plataforma mirante equilibrada sobre a área de amortecimento de inundações da cidade, uma estrutura singular elogiada pelo júri por capturar "o espírito da cidade e sua relação com a água através de sua forma infinita".

Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés - Mais Imagens+ 4

Como muitas das cidades costeiras holandesas, Den Helder conta com um grande sistema de diques contra inundações: montes artificiais e valas ao longo de todo o litoral, projetados para proteger seus espaços urbanos das constantes inundações. Depois de uma recente ampliação do dique de Den Helder, a conexão entre a cidade e a sua orla foi abruptamente cortada, de forma que a passarela projetada pelo MVRDV procura restabelecer, ao mesmo tempo que criará um marco urbano único que a cidade de Den Helder nunca teve.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O SeaSaw é responsável por reconectar estes dois importantes elementos, criando uma plataforma de observação equilibrada no topo do morro construído recentemente, atualmente bloqueando as vistas entre a cidade e a costa. A plataforma em loop infinito restabelece essas visões, incorporadas em um marco que corresponde à identidade de Den Helder: resistente e enérgico. A conexão entre terra e mar é reforçada pela influência das marés no SeaSaw, com sua estrutura em equilíbrio, a plataforma balança suavemente para frente e para trás de acordo com à mudança do nível das marés.

A plataforma mirante será o elemento central de um percurso caminhável e uma ciclovia de 5 km proposta junto ao dique, integrando o sistema com a cidade e a costa, ao mesmo tempo que cria um novo atrativo para que as pessoas voltem a frequentar a orla de Den Helder.

Cortesia de MVRDV

O projeto do SeaSaw para Den Helder é uma instalação de arte pública memorável que responde ao seu contexto e a sua história, representando literalmente a dinâmica das marés em seu movimento infinito. A instalação respeita o dique existente, permitindo que os visitantes e habitantes experimentem a cidade e o mar a partir de uma perspectiva totalmente nova.
-Jacob van Rijs, co-fundador, MVRDV

Para o desenvolvimento da proposta, o MVRDV trabalhou em colaboração com engenheiros do IMD. A inauguração do SeeSaw está programada para 2019.

Via: MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés" [MVRDV's Dutch SeaSaw Rocks Back and Forth in Response to the Changing Tide] 18 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892555/passarela-projetada-pelo-mvrdv-em-der-helder-se-move-de-acordo-com-as-mares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.