O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés

Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés

Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés
Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés, Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O MVRDV venceu um concurso para o projeto de uma instalação na cidade costeira da Holanda de Den Helder, a qual busca fortalecer a conexão entre a terra e o mar através de um novo ícone urbano. O "SeaSaw" consistirá em uma plataforma mirante equilibrada sobre a área de amortecimento de inundações da cidade, uma estrutura singular elogiada pelo júri por capturar "o espírito da cidade e sua relação com a água através de sua forma infinita".

Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV + 9

Como muitas das cidades costeiras holandesas, Den Helder conta com um grande sistema de diques contra inundações: montes artificiais e valas ao longo de todo o litoral, projetados para proteger seus espaços urbanos das constantes inundações. Depois de uma recente ampliação do dique de Den Helder, a conexão entre a cidade e a sua orla foi abruptamente cortada, de forma que a passarela projetada pelo MVRDV procura restabelecer, ao mesmo tempo que criará um marco urbano único que a cidade de Den Helder nunca teve.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O SeaSaw é responsável por reconectar estes dois importantes elementos, criando uma plataforma de observação equilibrada no topo do morro construído recentemente, atualmente bloqueando as vistas entre a cidade e a costa. A plataforma em loop infinito restabelece essas visões, incorporadas em um marco que corresponde à identidade de Den Helder: resistente e enérgico. A conexão entre terra e mar é reforçada pela influência das marés no SeaSaw, com sua estrutura em equilíbrio, a plataforma balança suavemente para frente e para trás de acordo com à mudança do nível das marés.

A plataforma mirante será o elemento central de um percurso caminhável e uma ciclovia de 5 km proposta junto ao dique, integrando o sistema com a cidade e a costa, ao mesmo tempo que cria um novo atrativo para que as pessoas voltem a frequentar a orla de Den Helder.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O projeto do SeaSaw para Den Helder é uma instalação de arte pública memorável que responde ao seu contexto e a sua história, representando literalmente a dinâmica das marés em seu movimento infinito. A instalação respeita o dique existente, permitindo que os visitantes e habitantes experimentem a cidade e o mar a partir de uma perspectiva totalmente nova.
-Jacob van Rijs, co-fundador, MVRDV

Para o desenvolvimento da proposta, o MVRDV trabalhou em colaboração com engenheiros do IMD. A inauguração do SeeSaw está programada para 2019.

Via: MVRDV

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Niall Patrick Walsh
Autor
Cita: Walsh, Niall. "Passarela projetada pelo MVRDV em Der Helder se move de acordo com as marés" [MVRDV's Dutch SeaSaw Rocks Back and Forth in Response to the Changing Tide] 18 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892555/passarela-projetada-pelo-mvrdv-em-der-helder-se-move-de-acordo-com-as-mares> ISSN 0719-8906