MVRDV redefine a tipologia o arranha-céu com sua proposta para Shenzhen

O escritório de arquitetura MVRDV acaba de vencer mais um concurso internacional de arquitetura. Sempre figurando entre os primeiros colocados dos mais disputados concursos, os holandeses receberam o primeiro prêmio para o projeto do novo edifício sede da Vanke na cidade de Shenzhen, na China. Desenvolvido para a gigante do mercado imobiliário chinês, o projeto de mais de 250 metros de altura é um aglomerado de oito diferentes blocos interligados, os quais abrigam escritórios, apartamentos e serviços. O conceito foi desenvolvido à partir de uma das principais linhas de pesquisa do MVRDV, a "cidade tridimensional". Buscando reinventar a tipologia de arranha-céu, a empresa holandesa de arquitetura tem explorado esta vertente ao longo dos últimos anos, e o projeto de Shenzhen é a sua última versão da nova geração de arranha-céus, uma torre única que brota acima de quatro edifícios independentes.

MVRDV redefine a tipologia o arranha-céu com sua proposta para Shenzhen - Mais Imagens+ 12

Vanke 3D City. Imagem © ATCHAIN

Apelidada de "Vanke 3D City" pelos próprios arquitetos do MVRDV, o edifício que abrigará a sede da Vanke reunirá todos os escritórios da empresa em uma estrutura única, disponibilizando também um bloco independente de uso misto além de outros espaços comerciais, um restaurante, um hotel e espaços ao ar livre. O conceito da cidade tridimensional foi desenvolvido a partir de duas linhas de pesquisa paralelas: a primeira resultou no projeto da Vila Vertical de 2009 e a segunda, desdobrou-se nesta busca continua por uma nova tipologia de arranha-céus. Com um total de 167.000 metros quadrados, o projeto da torre se configura como uma sobreposição de diferentes fachadas e uma intrincada rede de circulações que acabam permeando o edifício de forma a criar uma série de espaços abertos ou "janelas para a cidade", onde estão implantados os átrios, as praças e os espaços públicos do edifício. Além disso, a forma escalonada do arranha-céu cria uma série de coberturas acessíveis, jardins suspensos desde onde é possível ter acesso a um amplo panorama da cidade de Shenzhen. Complementando estes mirantes verdes, um parque urbano junto ao térreo do edifício vem ao encontro do programa "sponge city" da cidade de Shenzhen, um slogan que procura incentivar a permeabilidade dos espaços da cidade com o objetivo de evitar inundações e reduzir o impacto ambiental destas mega-estruturas.

Vanke 3D City. Imagem © ATCHAIN
Vanke 3D City. Imagem © ATCHAIN

“O Vanke 3D City pode ser visto como uma nova tipologia de arranha-céu. Empilhando suas entidades programáticas, inicialmente concebidas como torres gêmeas, os dois edifícios individuais da Vanke Group se transformaram em uma cidade vertical ”, diz Winy Maas, diretor e co-fundador do MVRDV. Maas acrescenta: “Ao desconstruir estes edifícios, esta sobreposição acaba por criar uma série de espaços abertos que funcionam como mirantes para a baía e para a cidade. Suas praças, jardins e corredores configuram uma rede de espaços fluidos onde se encaixam as escadas e os elevadores, conectando todos os blocos à um tecido urbano contínuo e vertical - uma verdadeira cidade tridimensional.”

A preparação do terreno para a construção do arranha-céu já está em andamento, com a previsão de início das obras para o verão de 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MVRDV redefine a tipologia o arranha-céu com sua proposta para Shenzhen" [MVRDV Redefines the Skyscraper as a 3D City in Shenzhen] 29 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908271/mvrdv-redefine-a-tipologia-o-arranha-ceu-com-sua-proposta-para-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.