Gensler projeta a segunda maior torre do mundo ocidental em Nova Iorque

A Gensler divulgou detalhes de seu projeto para a Tower Fifth, em Nova Iorque. Se for construído, o edifício de 474 metros de altura será o segundo edifício mais alto não apenas da cidade, mas do mundo ocidental. Localizada a leste da Fifth Avenue, entre as ruas 51 e 52, a torre se localiza ao lado da Catedral de St. Patrick.

De acordo com a Gensler, que desenvolveu o projeto em parceria com a incorporadora Harry Macklowe, a torre "cria um novo paradigma de como uma estrutura em altura se conecta com a rua e interage com seus vizinhos."

A torre de 120 mil metros quadrados terá 89 mil metros quadrados de espaço para escritórios, além de lojas, uma praça de alimentação e um auditório. No topo da torre, o observatório mais alto da cidade oferecerá vistas sem precedentes, além de “experiências culturais e de entretenimento únicas”.

No piso térreo, uma galeria pública ocupará toda a quadra e oferecerá vistas para a Catedral de St. Patrick. A torre será envolvida em um inovador sistema chamado Closed Cavity Façade, que prevê a redução do ganho de calor solar em mais de 70%.

© TMRW, cortesia de Gensler

Até o momento, o edifício mais alto da cidade de Nova Iorque é o One World Trade Center, de 541 metros de altura, projetado pelo SOM. Embora a Tower Fifth ultrapasse a cobertura do One WTC, este continua sendo o mais alto da cidade devido ao seu mastro.

O projeto foi apresentado como uma proposta preliminar neste mês de janeiro. Se construído, se tornará o 18º arranha-céu "super alto" (mais de 300 metros de altura) a ter suas obras iniciadas em Nova Iorque desde 2009.

Incorporadora : Macklowe Properties
Arquitetura: Gensler, em colaboração com Harry Macklowe
Projeto executivo: Adamson Associates Architects
Imagens: TMRW, cortesia de Gensler

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Gensler projeta a segunda maior torre do mundo ocidental em Nova Iorque" [Gensler's Tower Fifth in New York City will be the Second-Tallest Building in the Western Hemisphere] 30 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910322/gensler-projeta-a-segunda-maior-torre-do-mundo-ocidental-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.