Abaixo assinado exige a inclusão de Doriana Fuksas no prêmio concedido ao seu parceiro Massimiliano Fuksas

As ativistas italianas da RebelArchitette, em conjunto com a VOW Architects (Voices of Womem), lideradas por Louise Braverman, Caroline Tiago, Arielle Assouline-Lichten e Francesca Perani, lançaram uma petição on-line com a intenção de que Doriana Fuksas, seja igualmente reconhecida pelo Lifetime Achievement Award recentemente concedido ao seu parceiro e diretor do Studio Fuksas, Massimiliano Fuksas.

A petição, assinada por mais de oitenta celebridades do mundo da arquitetura no primeiro dia de lançamento, inclui uma carta aberta ao INARCH (Istituto Nazionale di Architettura) em Roma, e atraiu o apoio de nomes mundialmente reconhecidos como o do próprio Massimiliano Fuksas, Denise Scott Brown, Rem Koolhaas, Bjarke Ingels, Paola Antonelli, Beatriz Colomina, Gisue Hariri e Toshiko Mori.

© Gianmarco Chieregato

Previamente o INARCH defendeu a sua decisão, respondendo ao Architects 'Journal que o prêmio foi dado em reconhecimento à história de vida de Massimiliano e não à sua obra. Embora reconhecendo a desigualdade estrutural de gênero no campo da arquitetura, e a falta de oportunidades para mulheres na profissão, o INARCH diz que "não há como premiar a vida de ambos sendo que Massimiliano começou a sua carreira 15 anos antes dela”.

© Marta Brembilla

Refletindo sobre a petição, os organizadores comentaram que “as mulheres são maioria no mundo e estão cada vez mais presentes na arquitetura, no entanto, não recebem o mesmo reconhecimento.” No início deste ano, a equipe hospedou as arquitetas do Voices of Women (VOW) nos Jardins da Bienal na ocasião da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, as quais se manifestaram pacificamente em busca de um objetivo comum, “respeito e direitos iguais às mulheres de todo o mundo”.

© Rebel Architette

A petição acompanha o lançamento da campanha #timefor50 (tempo para a igualdade) da RebelArchitette, em busca da igualdade de direitos e oportunidades profissionais em todas as categorias da nossa profissão. Recentemente, o grupo publicou um livro intitulado "Architette = Women Architects ½ Here We Are!", o qual encontra-se disponível para download gratuito on-line. O livro, caso a maioria das pessoas não saiba, apresenta uma lista de 365 "arquitetas excepcionais ao redor do mundo, as quais estão preparadas para participar de qualquer tipo de evento de arquitetura, seja qual for o seu nível de excelência."

© Rebel Architette

A petição pública para o reconhecimento comum de Doriana e Massimiliano Fuksas pelo INARCH Lifetime Achievement Award pode ser acessado e assinado aqui. Abaixo, publicamos a carta aberta direcionada ao INARCH na íntegra:

Caros
Amedeo Schiattarella, Presidente do Istituto Nazionale di Architettura Regione Lazio
Andrea Margaritelli, Presidente do Istituto Nazionale di Architettura

Estamos escrevendo em nome de Doriana Fuksas, pois entendemos que ela foi negligenciada no processo de seleção do Prêmio alla Carriera Architettura. Doriana e Massimiliano são parceiros de longa data e encontram-se em níveis de igualdade. Estamos formalmente solicitando o reconhecimento equivalente à uma carreira em comum.

Somos um grupo diverso, espalhado pelo mundo todo. Lideramos nossas próprias empresas, somos diretoras de escolas, somos arquitetas, jornalistas e docentes de alto nível. Em maio do ano passado, durante a Bienal de Arquitetura de Veneza, nos reunimos em massa nos Jardins da Bienal durante os dias de pré-estréia da Bienal de Arquitetura de Veneza, como integrantes do grupo de arquitetas "Voices of Women" (VOW). Chamado de Flash Mob, este encontro foi uma manifestação pacífica de quem luta por um objetivo comum. Nesse caso, o respeito e direitos iguais para todos os membros de nossa comunidade. Organizadas por Martha Thorne, Louise Braverman, Francesca Perani, Farshid Moussavi, Toshiko Mori, Caroline Bos, Benedetta Tagliabue, Odile Decq, Caroline James e Atxu Amann, publicamos um manifesto e fizemos a leitura dele em pleno Giardini para centenas de homens e mulheres que estavam lá para unir forças em busca de mudanças estruturais na disciplina e profissão da Arquitetura.

Esta luta não acaba ai. Hoje, em parceria com um número ainda maior de aliados, estamos apoiando a iniciativa da RebelArchitette: "Time for 50" - Time for Equality. Estamos analisando em conjunto os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030" publicado pelas Nações Unidas que defendem a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

Quando, na semana passada, recebemos a notícia de que Massimiliano Fuksas recebeu o Prêmio alla Carriera Architettura, ficamos chocados que o prêmio não incluía sua parceira de vida e trabalho, Doriana Fuksas. Doriana e Massimiliano são parceiros em nível de igualdade, nenhum dos dois é melhor ou mais importante que outro. É importante que o registro do prêmio seja imediatamente corrigido para que os jovens arquitetos possam olhar para o seu incrível trabalho e conhecer a verdadeira história - que o trabalho é o que é devido à criatividade e colaboração conjuntas entre os dois.

Estamos sendo solidárias e mostrando publicamente nosso apoio ao nomes de Doriana e Massimiliano, e pedimos veementemente que vocês corrijam o registro do Prêmio alla Carriera di Architettura de forma a incluir ambos, Doriana e Massimiliano, como destinatários de tal condecoração.

Agradecemos a vossa atenção

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Abaixo assinado exige a inclusão de Doriana Fuksas no prêmio concedido ao seu parceiro Massimiliano Fuksas" [Petition Calls for Equal Recognition for Doriana Fuksas in Lifetime Achievement Award] 26 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907937/abaixo-assinado-exige-a-inclusao-de-doriana-fuksas-no-premio-concedido-ao-seu-parceiro-massimiliano-fuksas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.