ETH Zurich e Zaha Hadid Architects criam pavilhão de concreto que pode ser transportado em uma mala

O ETH Zurich, em colaboração com o Zaha Hadid Architects Computation and Design Group (ZHCODE) e a Architecture Extrapolated (R-Ex), acabam de apresentar a mais nova tecnologia para estruturas de concreto, uma fôrma em malha tridimensional que serve como elemento de modelagem para estruturas curvas de concreto.

O protótipo chamado de “KnitCandela”, é o primeiro projeto desenvolvido com a aplicação desta nova tecnologia em escala 1:1, uma estrutura de concreto de cinco toneladas em exposição no Museo Universitário de Arte Contemporânea da Cidade do México.

ETH Zurich e Zaha Hadid Architects criam pavilhão de concreto que pode ser transportado em uma mala - Mais Imagens+ 9

© Juan Pablo Allegre via ZHA

Como parte da primeira exposição da ZHA na América Latina, o “KnitCandela” é uma homenagem ao arquiteto e engenheiro espanhol-mexicano Felix Candela, re-imaginando o legado de suas inovadoras estruturas de concreto através de uma nova e arrojada tecnologia de fôrmas. Com um tempo de fabricação de 36 horas, este sistema de cofragem maleável permite a concretagem de superfícies de concreto das mais variadas formas curvas e angulares, sem a necessidade de formas rígidas.

© Leo Bieling via ZHA

A trama de tecido utilizada na KnitCandela foi desenvolvido na ETH Zurich e transportada da Suíça para o México em duas pequenas malas, totalizando 350 quilômetros de fio e pesando apenas 25 quilos. As esbeltas conchas de concreto curvo duplo do pavilhão, portanto, pesam cinco toneladas, apesar de sua superfície somar mais de 50 metros quadrados.

© Juan Pablo Allegre via ZHA

O pavilhão foi concretado utilizando formas têxteis de camada dupla, compostas por quatro longas tiras. A camada inferior dá forma ao forro, adotando um padrão colorido, enquanto as camadas superiores contém “compartimentos para apoiar os cabos do sistema de cofragem e bolsões que podem ser inflados, criando espaços ocos que ajudam a economizar materiais e reduzir o peso total da estrutura.”

© Lex Reiter via ETH Zurich

O interior têxtil, macio e colorido, contrasta fortemente com a rigidez exterior da concha do KnitCandela. O padrão da malha têxtil expressa o processo de fabricação e a simetria radial da forma. Esta contraposição visível entre a materialidade do interior e do exterior, potencializa a experiência espacial dos visitantes e a dramaticidade das curvas do pavilhão.
-Zaha Hadid Architects

© Maria Verhulst via ETH Zurich

As notícias do revolucionário sistema de concretagem segue o anúncio apresentado no início do ano em que a ETH Zurich construiu o primeiro projeto arquitetônico em escala real usando uma impressora 3D de areia. 2018 também foi o ano em que a universidade utilizou robôs para construir uma casa de madeira de três pavimentos.

Via: Zaha Hadid Architects / ETH Zurich

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "ETH Zurich e Zaha Hadid Architects criam pavilhão de concreto que pode ser transportado em uma mala" [Zaha Hadid Architects and ETH Zurich Create 3D Knitted Concrete Pavilion Transportable via Suitcase] 11 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905411/eth-zurich-e-zaha-hadid-architects-criam-pavilhao-de-concreto-que-pode-ser-transportado-em-uma-mala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.