ETH Zurique usa robôs para construir casa de três pavimentos em estrutura de madeira

Cortesia da ETH Zurich

A tecnologia digital se infiltrou no cenário das construções em madeira. Pesquisadores da ETH Zurique estão usando robôs e programação digital para construir módulos estruturais de madeira. Estes estão sendo utilizados para dar estabilidade aos dois pavimentos superiores da DFAB HOUSE, uma unidade residencial de três pavimentos localizada em Dübendorf, que tem como objetivo reunir diferentes métodos construtivos digitais em um mesmo edifício.

ETH Zurique usa robôs para construir casa de três pavimentos em estrutura de madeira - Mais Imagens+ 5

O processo é simples. O robô pega uma viga de madeira, leva até a serra que a corta na dimensão correta. Em seguida, outro robô faz buracos na madeira para garantir as conexões. Finalmente, dois robôs posicionam as vigas a serem conectadas enquanto trabalhadores as fixam manualmente. Um algorítimo foi desenvolvido para impedir que os robôs colidam durante esse processo. Ele calcula todo o caminho que o robô deverá fazer, evitando acidentes.  

Cortesia da ETH Zurich
Cortesia da ETH Zurich
Cortesia da ETH Zurich

No total, seis módulos de madeira serão construídos através desse processo. Uma vez finalizado, os módulos serão transportados até a DFAB HOUSE em Dübendorf, onde serão empregados na construção da unidade residencial de mais de 100 metros quadrados. 

Cortesia da ETH Zurich
Cortesia da ETH Zurich

Este projeto está sendo encabeçado pelo professor de Arquitetura e Fabricação Digital da ETH Zurique, Mathias Kohler. Ele é também responsável pela equipe de pesquisadores que projetou a "Rock Print" para a Bienal de Chicago em 2015. Segundo o arquiteto, "se houver qualquer mudança no projeto durante este processo, o computador consegue se ajustar para atender essas ovas necessidades. Esse tipo de arquitetura integrada ao mundo digital está estreitando a distância entre projeto, planejamento e execução."

Via: ETH Zurich

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "ETH Zurique usa robôs para construir casa de três pavimentos em estrutura de madeira" [ETH Zurich Uses Robots To Construct Three-Story Timber-Framed House] 07 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891834/eth-zurique-usa-robos-para-construir-casa-de-tres-pavimentos-em-estrutura-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.