Livro resgata a memória do arquiteto Hans Broos e sua contribuição à arquitetura brasileira

Nascido na Eslováquia em 1921, o arquiteto Hans Broos iniciou sua carreira no Brasil em 1953, após diplomar-se na Alemanha em 1949. Sua curta carreira europeia foi marcada pela reconstrução da Alemanha, quando trabalhou ao lado do arquiteto Egon Eiermann, sendo seu assistente na Universidade Técnica de Karlsruhe. Nesse período, Broos teve contato com Le Corbusier e seus preceitos da arquitetura moderna. Desde o princípio alinhado aos arquitetos do movimento moderno, Broos desenvolveu seus primeiros trabalhos em Blumenau e Florianópolis, em Santa Catarina, longe dos grandes centros brasileiros. Ao longo de sua vida profissional, o arquiteto sempre se debruçou sobre diversos tipos de programa: do residencial ao industrial, passando pelo religioso, pelo comercial e pelo social ao longo de mais de 50 anos de carreira e cerca de 400 projetos. Destes, aproximadamente 100 foram executados em vários estados como Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Goiás. O arquiteto faleceu em 2011.

Hans Broos fotografa maquete da Cia Hering Matriz. Image Cortesia de Acervo Hans Broos

“Trabalhando com Roberto Burle-Marx em jardins de fábricas em Santa Catarina, concebendo edificações religiosas que se tornariam exemplares do brutalismo paulista ou produzindo soluções de iluminação e ventilação natural em Pernambuco, Hans Broos participou do desenvolvimento da nova arquitetura produzida nos grandes centros urbanos do Brasil. Seu trabalho, no entanto, nunca foi plenamente assimilado pelas narrativas de fundação da modernidade, possivelmente, porque carregando uma sólida formação acumulada na Eslováquia e na Alemanha, Broos nunca tenha se vinculado completamente às escolas canônicas do modernismo no país. Sua experiência europeia encontrou solo fértil na modernidade marginal que culminou com a criação de um importante parque industrial no Vale do Rio Itajaí, interior do estado de Santa Catarina - fato excepcional, tendo em vista o contexto e a distância dessa região em relação aos grandes polos econômicos do Brasil. A arquitetura de Hans Broos carrega essa excepcionalidade e este livro, fragmento de suas memórias, tenta preencher um pouco das lacunas, das quais a história, com seus recortes, é feita.”

Croqui do projeto para a Cia Hering Matriz, no Vale do Bom Retiro, Blumenau. Image Cortesia de Acervo Hans Broos
Grande Hotel sobre o Rio Itajaí-Açu. Image Cortesia de Acervo Hans Broos

Hans Broos: memória de uma arquitetura é o primeiro livro sobre o arquiteto, um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira. A publicação é resultado do projeto cultural de mesmo nome, aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo - PROAC - e patrocinado pela Companhia Hering. O projeto cultural teve a benção do próprio Hans Broos, ainda em 2008, quando estava sendo formulado. A autoria do livro é de André Luís de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio. Apresenta prefácio de Luiz Eduardo Fontoura Teixeira e posfácio de Bernardo Brasil Bielschowsky. O projeto gráfico tem co-autoria de Tina Merz.

Fotografia do livro “Hans Broos: memória de uma arquitetura”. Image
Fotografia do livro “Hans Broos: memória de uma arquitetura”. Image

O livro apresenta como intenção maior o resgate - ou o não esmaecimento - da memória da atuação profissional do arquiteto em suas mais de cinco décadas de carreira. Não se trata de uma publicação definitiva ou de completa abrangência, mas sim um atlas da memória que ajude a abrir caminhos para outros estudos sobre Hans Broos. O lançamento se dará no SIM - Seminário Interdisciplinar em Museologia do Museu Hering, evento a ser realizado pela Fundação Hermann Hering em Blumenau, SC, que acontecerá no dia 10/10 do corrente ano, data em que Hans Broos completaria 97 anos.

Igreja Itoupava Seca, Blumenau. Image Cortesia de Acervo Hans Broos

Ficha técnica do livro

Autoria e edição: André Luís de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio
Prefácio: Luiz Eduardo Fontoura Teixeira
Posfácio: Bernardo Brasil Bielschowsky
Projeto gráfico: Guilherme Freitas Grad, João Serraglio e Tina Merz
Edição do autor. São Paulo, 2018
Número de páginas: 192

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Livro resgata a memória do arquiteto Hans Broos e sua contribuição à arquitetura brasileira" 10 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903648/livro-resgata-a-memoria-do-arquiteto-hans-broos-e-sua-contribuicao-a-arquitetura-brasileira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.