MVRDV projeta reforma e ampliação de edifício histórico em Wrocław, Polônia

O MVRDV acaba de divulgar os últimos detalhes do projeto de restauro do edifício tombado na Ilha do Malte (Wyspa Słodowa), na cidade de Wroclaw, na Polônia. Conhecido como “Concordia Hub”, o projeto conservará a principal fachada histórica do edifício do século XIX, adicionando uma ampliação posterior de modo a criar uma nova frente para o parque.

A Ilha foi utilizada como base militar durante a segunda guerra mundial, quando a cidade ainda pertencia à Alemanha. Wroclaw foi a última cidade alemã a se render em 1945, semanas depois do suicídio de Adolf Hitler, quando a maioria das tropas Russas já havia chegado à Berlim, 350 km à oeste da capital da Baixa Silésia. Isso significa que praticamente todas as estruturas existentes na Ilha do Malte foram completamente destruídas durante os últimos meses da guerra e principalmente no ano seguinte, durante os primeiros meses da ocupação Soviética na nova Polônia. O projeto de restauro de uma das únicas estruturas remanescentes na Ilha do Malte, abandonada durante anos, é uma tentativa de resgatar o patrimônio histórico enquanto cria novas infra-estruturas públicas à serviço da comunidade local.

MVRDV projeta reforma e ampliação de edifício histórico em Wrocław, Polônia - Mais Imagens

Cortesia de MVRDV

De acordo com a proposta concebida pelo MVRDV e desenvolvida em colaboração com os arquitetos da Q2, a histórica fachada do edifício será completamente restaurada enquanto que na parte posterior, será criada uma nova frente para o parque, um novo edifício completamente transparente, moderno e convidativo.

Em ambas fachadas de acesso, o edifício contará com um hall de pé direito triplo, aonde serão implantados um café e um bar. A estrutura original deverá ser mantida no interior, revelando os tijolos maciços e as novas instalações aparentes. Na outra extremidade, o grande vazio de entrada receberá instalações desenvolvidas por artistas locais. As demais áreas do edifício deverão ser reaproveitadas, abrigando novos espaços de co-working, e um amplo terraço ao ar livre na cobertura com amplas vistas para o parque e para a cidade.

Cortesia de MVRDV

O projeto de expansão do edifício, embora contemporâneo, procura respeitar as características originais da estrutura tombada pelo patrimônio histórico da cidade, utilizando a mesma modulação das fachadas para definir a nova estrutura. Utilizando os mesmo materiais das fachadas originais, o novo edifício explorará diferentes texturas e acabamentos para contrastar o passado e o presente. No acesso junto ao parque, uma ampla fachada de vidro será criada, abrindo-se completamente para a área verde, enfatizando a natureza pública do edifício e desconstruindo os limites entre interior e exterior.

Cortesia de MVRDV

O parque aonde este histórico edifício está implantado é verdadeiramente especial. Esta sendo um enorme privilégio para todos nós trabalhar neste projeto, um dos principais espaços culturais e de lazer em Wrocław. Ainda que conscientes da importância histórica deste lugar, concebemos este projeto voltado para o futuro, para criar uma nova estrutura urbana moderna e acolhedora em um dos pontos mais importantes da cidade.
-Nathalie de Vries, chefe e co-fundador do MVRDV

A apresentação do mais novo projeto do MVRDV na Polônia segue a divulgação da recente inauguração do "The Imprint", um novo complexo de arte-entretenimento construído nos arredores de Seul.

Via: MVRDV

Arquitetura: MVRDV
Arquiteto responsável: Nathalie de Vries
Equipe de projeto: Fokke Moerel, Luca Moscelli, Matteo Ornato, Brygida Zawadzka, Bartosz Bochynski, Carolin Cremer, and Michal Bala
Renders: Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Masoud Khodadadi
Arquitetos locais: Q2 (Maciej Janczyk, Marcin Kucharski)
Cliente: Concordia (Ewa Voelkel Krokowicz, CEO Concordia Design; Aleksandra Chachaj, external project manager)

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "MVRDV projeta reforma e ampliação de edifício histórico em Wrocław, Polônia" [MVRDV Proposes Respectful Renovation for 19th Century Heritage Building in Wrocław, Poland] 08 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903243/mvrdv-projeta-reforma-e-ampliacao-de-edificio-historico-em-wroclaw-polonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.