Exposição "Lightbox" na Bienal de Veneza explora as qualidades da iluminação na arquitetura

Exposição "Lightbox" na Bienal de Veneza explora as qualidades da iluminação na arquitetura

A exposição Time Space, promovida pelo Centro Europeu de Cultura durante a Bienal de Veneza, apresenta um curta-metragem sobre as qualidades espaciais da luz no projeto arquitetônico, material ou metaforicamente.

Essa colaboração entre o arquiteto e professor Jorge L. Hernández e o fotógrafo Carlos Domenech explora a solução projetual encontrada pelo primeiro para o tribunal de Williamsburg, nos EUA, uma proposta fortemente embasada na iluminação. Confrontando as questões de segurança e privacidade do pogama com a necessidade de luz natural, Hernández propôs uma nova cúpula como uma torre vernacular para iluminação. A luz, que banha o tribunal de cima, transforma o espaço outrora monótono em uma “alegoria da justiça”.

O filme apresenta imagens da exposição, incluindo os modelos de diagramas e imagens do projeto construído. O próprio local expositivo foi pensado de modo a acentuar os contrastes de luz e sombra, baseando-se no estudo do arquiteto sobre o efeito da luz no material e no espaço. Com uma carga cultural associada à verdade e à aspiração, a luz desempenha um papel significativo na ideia de memória e história na arquitetura.

Refletindo os interesses de Hernández pelo patrimônio, o Palazzo Bembo em Veneza serve como um local de exposição ideal para mostrar seu trabalho. Lightbox ficará aberta ao público até o dia 25 de novembro de 2018.

Via: PLANE-SITE

Sobre este autor
Cita: Aggarwal, Vasundhra. "Exposição "Lightbox" na Bienal de Veneza explora as qualidades da iluminação na arquitetura" [Venice Biennale’s ‘Lightbox’ Exhibition Explores Material Memory] 29 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902747/exposicao-lightbox-na-bienal-de-veneza-explora-as-qualidades-da-iluminacao-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.