3XN propõe arena que transformará a região norueguesa de Bergen, tombada pela UNESCO

O escritório 3XN foi contratado para projetar uma nova arena e plano diretor para o centro de Bergen, na Noruega. Respondendo à ambição da cidade de revitalizar o núcleo de seu Patrimônio Mundial da UNESCO, o projeto funcionará como uma âncora para o desenvolvimento de um bairro totalmente novo, conectando o centro da cidade à orla marítima.

O projeto é desenhado como uma “arena urbana” servindo como um destino para shows, esportes e eventos culturais em uma parte central subutilizada da cidade. A proposta da arena também incorporará um vibrante distrito público “oferecendo lugares para estar, brincar, descansar e trabalhar”.

3XN propõe arena que transformará a região norueguesa de Bergen, tombada pela UNESCO - Mais Imagens

via 3XN

O terreno existente é caracterizado por tráfego pesado e espaços urbanos com pouca conectividade com a cidade ao redor. A estratégia do 3XN procura introduzir a arena como um “condutor urbano”, atuando como um catalisador para que um novo bairro que receberá moradias, uma escola de polícia, um hotel e um cinema.

via 3XN

Ao desenvolver essa nova arena, consideramos as características de Bergen como são agora e imaginamos como isso pode ser no futuro. Em nosso projeto, tentamos resolver os desafios urbanos e de infra-estrutura criando uma arena em escala humana usando materiais quentes, levando em conta o clima local. Vamos transformar uma área que antes era destinada aos carros em um lugar para as pessoas.
-Jan Ammundsen, Sócio Sênior e Chefe de Projeto, 3XN

O projeto faz parte de um plano diretor que tem como objetivo se tornar um “conector urbano costurando a área em conjunto com os distritos adjacentes”. Um novo programa de praças públicas, paisagens urbanas vibrantes e espaços de estar buscam dar uma nova vida à região , mas com uma linguagem arquitetônica que respeita o "caráter único de sua herança protegida pela UNESCO".

via 3XN

O projeto foi encomendado por Nygårdstangen Utvikling - um consórcio formado por Olav Thon, EDG Property e Rexir. O 3XN Architects desenvolveu o projeto em cooperação com GXN e Arup.

Clique em qualquer uma das imagens acima para acessar a galeria completa da arena de Bergen do 3XN.

Via: 3XN

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "3XN propõe arena que transformará a região norueguesa de Bergen, tombada pela UNESCO" [3XN's Arena to Transform UNESCO Heritage Area of Bergen, Norway] 09 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901246/3xn-propoe-arena-que-transformara-a-regiao-norueguesa-de-bergen-tombada-pela-unesco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.