Fotografias aéreas mostram a desigualdade social refletida no espaço urbano

Em todo o mundo, aglomerados urbanos apresentam, em maior ou menor grau, diferenças sociais e econômicas. Refletidos no espaço, esses desequilíbrios de renda e acesso à educação, saúde, saneamento e infraestrutura geram rupturas mais ou menos visíveis - embora drasticamente sentidas.

Realidade cotidiana para alguns, as desigualdades sócio-espacias podem passar despercebidas aos olhos de outros, sobretudo do nível do chão - do ponto de vista individual que, por definição, não abrange o todo. De cima, a partir de um olho imaginário que enxerga a totalidade das relações, ignorar essas desigualdades seria mais difícil - é isso que nos apresenta a série Unequal Scenes, do fotógrafo sul-africano Johnny Miller.

Fotografias aéreas mostram a desigualdade social refletida no espaço urbano - Mais Imagens+ 11

Feitas a partir de um drone, as fotografias aéreas de Miller procuram destacar as rupturas no espaço físico causadas tanto pela discrepância de acesso a serviços básicos como por questões culturais e raciais. Iniciado em seu país natal, o projeto registra assentamentos de Joanesburgo e cidades próximas marcados por cicatrizes deixadas pelo apartheid - barreiras físicas que condicionam o desenvolvimento local até hoje, 24 anos após o fim do regime.

Assentamento Vusimuzi em Tembisa, África do Sul. Image © Johnny Miller Photography

"Discrepâncias em como as pessoas vivem são, por vezes, difíceis de ver do chão. A beleza de poder voar é ver as coisas de uma nova perspectiva - ver as coisas como elas realmente são. Olhando diretamente de centenas de metros acima do chão, surgem cenas incríveis de desigualdade. Algumas comunidades foram expressamente projetadas com a segregação em mente, outras cresceram mais ou menos organicamente." - Johnny Miller

Cidade do México, México. Image © Johnny Miller Photography

Mais recentemente, Miller voltou seu olho aéreo para outras cidades dos Estados Unidos, México, Tanzânia, Quênia e Índia. Cada um destes lugares apresenta formas de ocupar o espaço e morfologias urbanas distintas e específicas de seus respectivos contextos, entretanto, as rupturas se mantêm, condicionando - e limitando - o desenvolvimento social e espacial. 

Campo de Golfe Papwa Sewgolum, Durban, África do Sul. Image © Johnny Miller Photography

Veja mais fotografias da série Unequal Scenes no site do projeto ou através do perfil Johnny Miller Photography no Instagram.

Publicado originalmente em 31 de outubro de 2018, atualizado em 24 de junho de 2020. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Fotografias aéreas mostram a desigualdade social refletida no espaço urbano" 24 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900002/unequal-scenes-fotografias-aereas-mostram-a-desigualdade-social-refletida-no-espaco-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.