MAD Architects resgata túnel abandonado no Japão com instalações de arte

O MAD Architects acaba de inaugurar o seu mais novo projeto, o restauro do famoso túnel do desfiladeiro de Kiyotsu, na prefeitura de Niigata, no Japão. A intervenção concebida pelo escritório de arquitetura fundado por Ma Yansong, transformou o histórico túnel em uma trilha subterrânea de espaços expositivos para a arte conceitual. O “Túnel de Luz”, como foi chamado, foi aberto ao público durante a Trienal de Echigo-Tsumari de 2018, passando por baixo de imensas formações rochosas ao longo de seus 750 metros de túneis e galerias, o túnel culmina em uma plataforma semi aberta que oferece uma vista estonteante para uma das mais belas paisagens naturais do Japão.

A proposta do MAD procurou “transformar os elementos arquitetônicos ao longo do túnel através de intervenções artísticas singulares”. Inspirado em cinco elementos: madeira, terra, metal, fogo e água - o projeto explora a relação entre o ser humano e a natureza, "reconectando os moradores e visitantes com a grandiosa beleza da paisagem natural".

MAD Architects resgata túnel abandonado no Japão com instalações de arte  - Mais Imagens+ 17

Periscópio (Madeira)

Periscópio (Madeira). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc
Periscópio (Madeira). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc

Ainda antes de entrar no túnel, os visitantes encontram uma pequena cabana de madeira aonde estão localizados um café, uma loja de artesanato local e um spa de águas termais. Uma abertura foi criada no topo da cobertura de madeira de cedro, chamada de “Periscópio”, coroando a estrutura do spa. Uma série de lentes espelhadas no teto refletem a paisagem ao redor da cabana. A intervenção proposta procura "proporcionar aos visitantes a oportunidade de desfrutar a natureza a partir do confortável e aconchegante espaço interior de madeira".

Expressão das cores (Terra)

Expressão da cor (Terra). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc
Expressão da cor (Terra). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc

Junto ao acesso do túnel, os visitantes experimentam um espaço contínuo e iluminado com uma série de luzes coloridas, cada uma define a localização dos diferentes mirantes ao longo do túnel. Chamada de “expressão das cores”, este espaço de cores vibrantes em conjunto com uma trilha sonora misteriosa criam um “ambiente dinâmico que desperta a curiosidade daqueles que estão se embrenhando neste espaço desconhecido”.

Bolha invisível (Metal)

Bolha invisível (Metal). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc

A primeira intervenção física de fato, consiste em uma estrutura semelhante a uma bolha espelhada que reflete suavemente o caminho retilíneo do túnel. A face voltada para o desfiladeiro é transparente enquanto a outra, reflexiva, cria uma vista unidirecional do espaço interior do túnel. A estrutura foi concebida como um "ponto de fuga tranquilo, um lugar solitário nesta paisagem sem fim", questionando como nos sentimos quando nos vemos sozinhos no mundo.

A gota (Fogo)

A gota (Fogo). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc
A gota (Fogo). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc

Ao longo da estrutura abobadada do túnel junto ao segundo mirante, a instalação "A gota" consiste em uma série de aberturas reflexivas apresentadas como "janelas da incerteza". Espelhando a realidade do ambiente natural, elas também podem ser vistas a partir de um ponto de vista surrealista, como enormes gotas d'água suspensas no tempo e no espaço, com seu tom vermelho ardente aproximando-as de “uma conexão alternativa com a natureza”.

Gruta de luz (Água)

Gruta de Luz (Água). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc
Gruta de Luz (Água). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc

A última instalação é chamada de "Gruta de luz", onde um espelho d'água "ondulando suavemente com a brisa do vento" reflete infinitamente a paisagem do desfiladeiro. A imagem da paisagem natural é refletida no forro de aço-inox da caverna e consequentemente, refletida na superfície d'água, criando um ilusão infinita da natureza. A “Gruta de luz”, representa a leveza e a tranquilidade dentro de um “túnel outrora escuro e úmido”, evocando uma sensação de conexão infinita do homem com a natureza.

Para o desenvolvimento do projeto de reforma do "túnel de luz", os arquitetos da MAD trabalharam em colaboração com a equipe de execução da Green Sigma Co., Ltd.

Via: MAD Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "MAD Architects resgata túnel abandonado no Japão com instalações de arte " [MAD Revitalizes Abandoned Japanese Mountain Tunnel with Elemental Art Trail] 11 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899822/mad-architects-resgata-tunel-abandonado-no-japao-com-instalacoes-de-arte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.