O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Conheça as mulheres pioneiras da arquitetura socialista iugoslava

Conheça as mulheres pioneiras da arquitetura socialista iugoslava

Conheça as mulheres pioneiras da arquitetura socialista iugoslava
Projeto da arquiteta Svetlana Kana Radević para o Hotel Podgorica (1967) na capital montenegrina pode ser descrito como um exemplo de brutalismo. Image © Valentin Jeck, 2016, comissionado pelo Museum of Modern Art
Projeto da arquiteta Svetlana Kana Radević para o Hotel Podgorica (1967) na capital montenegrina pode ser descrito como um exemplo de brutalismo. Image © Valentin Jeck, 2016, comissionado pelo Museum of Modern Art

O tema da diversidade na arquitetura tem se mantido relevante e aquecido nos últimos anos - no entanto, um artigo recente publicado pela Metropolis Magazine oferece um relato que é, de algum modo, surpreendente: uma celebração das contribuições únicas de mulheres arquitetas no antigo estado socialista da Iugoslávia. De acordo com o artigo, as mulheres destacadas deixaram sua marca na história da Iugoslávia "apesar, não do desmantelamento do estado, mas daquela cultura regional e profissional dominada por homens."

O artigo foi adaptado de um ensaio intitulado Toward a Concrete Utopia: Architecture in Yugoslavia, 1948-1980, que acompanha a exposição homônima no MoMA. Em um esforço para reavaliar os respectivos legados de mulheres pioneiras como Branka Tancig Novak, Mimoz Nestorova-Tomić, Milica Šterić e Svetlana Kana Radević, o ensaio correlaciona o avanço econômico e social da Iugoslávia diretamente ao impacto cultural da arquitetura:

A reestruturação compreensiva do ambiente doméstico, abrangendo todas as escalas, desde o apartamento individual até o bairro, preocupou a geração de arquitetos do pós-guerra. Foi nesse mesmo esforço para reformar a habitação e a esfera doméstica por meio de pesquisa de projeto, publicações e exposições didáticas que as mulheres frequentemente assumiram a liderança.

Saiba mais sobre as mulheres que tantas vezes foram omitidas da história da arquitetura brutalista da Iugoslávia no artigo publicado pela Metropolis Magazine.

MoMA abre exposição sobre a arquitetura soviética da Iugoslávia

O MoMA - Museum of Modern Art abrirá uma nova exposição que explora a arquitetura da antiga Iugoslávia. Toward a Concrete Utopia: Architecture in Yugoslavia, 1948-1980 [Por uma utopia concreta: Arquitetura na Iugoslávia, 1948-1980], será a primeira exposição nos Estados Unidos a celebrar a arquitetura peculiar daquela que foi uma das maiores nações socialistas.

Sobre este autor
Collin Abdallah
Autor
Cita: Abdallah, Collin. "Conheça as mulheres pioneiras da arquitetura socialista iugoslava " 25 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898729/conheca-as-mulheres-pioneiras-da-arquitetura-socialista-iugoslava> ISSN 0719-8906