Vídeo mostra a complexidade geométrica do novo projeto de Zaha Hadid Architects na Arábia Saudita

O fotógrafo alemão Hans Georg Esch divulgou um novo vídeo com imagens do Centro de Estudos e Pesquisas de Petróleo Rei Abdullah (KAPSARC), de Zaha Hadid Architects, em Riad, na Arábia Saudita. O vídeo celebra as "estruturas prismáticas em forma de favos hexagonais" do projeto através de planos que mostram tanto os espaços internos como o exterior do edifício.

O lançamento do vídeo ocorreu poucas semanas depois de o KAPSARC ter sido selecionado para o World Architecture Festival Awards 2018 na categoria Ensino Superior e Pesquisa.

Vídeo mostra a complexidade geométrica do novo projeto de Zaha Hadid Architects na Arábia Saudita - Mais Imagens+ 5

Captura de tela do vídeo. Cortesia de Hans Georg Esch

Concluído em outubro de 2017, o edifício de 70.000 metros quadrados é voltado à “pesquisa independente de políticas que contribuem para o uso mais eficaz de energia para proporcionar bem-estar social em todo o mundo.” O KAPSARC foi o primeiro projeto ZHA a receber a certificação LEED Platinum pelo US Green Building Council por seu consumo minimizado de energia e recursos. 

Captura de tela do vídeo. Cortesia de Hans Georg Esch
Captura de tela do vídeo. Cortesia de Hans Georg Esch

O KAPSARC é composto por uma fusão de formas cristalinas, orientadas em resposta às condições locais de orientação solar e ventos. A estrutura ganha altura em direção ao sul e oeste, protegendo os espaços internos da luz solar direta, ao passo que, nas porções norte e noroeste do edifício, pátios permitem que a luz solar indireta banhe o interior.

Captura de tela do vídeo. Cortesia de Hans Georg Esch
Captura de tela do vídeo. Cortesia de Hans Georg Esch

O projeto incorpora cinco estruturas: Centro de Conhecimento de Energia, Centro de Computação de Energia, Centro de Conferências com sala de exposições e auditório de 300 lugares, Biblioteca de Pesquisa com arquivos para 100.000 volumes e a Musalla: um local para oração dentro do campus. Os cinco edifícios diferem em tamanho e organização em função de suas necessidades, formando um complexo que permite futuras expansões a partir do módulo hexagonal dos favos. 

Captura de tela do vídeo. Cortesia de Hans Georg Esch
Captura de tela do vídeo. Cortesia de Hans Georg Esch

Para a produção do vídeo, Esch contou com a participação do diretor Oliver Schwabe, a edição de Christian Becker e a música de Peter Simon.

Saiba mais sobre o Centro de Estudos e Pesquisas de Petróleo Rei Abdullah (KAPSARC) aqui.

Vídeo via: Hans Georg Esch

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Vídeo mostra a complexidade geométrica do novo projeto de Zaha Hadid Architects na Arábia Saudita" [New Video Celebrates the Prismatic Complexity of Zaha Hadid Architects' KAPSARC in Saudi Arabia] 30 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898368/video-mostra-a-complexidade-geometrica-do-novo-projeto-de-zaha-hadid-architects-na-arabia-saudita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.