Centro de Estudos e Pesquisas de Petróleo Rei Abdullah / Zaha Hadid Architects

Centro de Estudos e Pesquisas de Petróleo Rei Abdullah / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 16

  • Equipe De Projeto De Implantação: John Simpson, Alejandro Diaz, Anas Younes, Annarita Papeschi, Aritz Moriones, Ayca Vural Cutts, Carlos Parraga-Botero, Javier Rueda, Malgorzata Kowalczyk, Michal Wojtkiewicz, Monika Bilska, Sara Criscenti, Stella Dourtme
  • Lideres De Projeto: Fabian Hecker, Michael Powers, Brian Dale / Henning Hansen, Fulvio Wirz, Elizabeth Bishop, Saleem A. Jalil / Maria Rodero, Lisamarie Ambia/Judith Wahle, Bozana Komljenovic, John Randle, John Szlachta
  • Equipe De Projeto: Adrian Krezlik, Alexander Palacio, Amdad Chowdhury, Amit Gupta, Andres Arias Madrid, Britta Knobel, Camiel Weijenberg, Carine Posner, Claire Cahill, Claudia Glas-Dorner, DaChun Lin, Daniel Fiser, Daniel Toumine, David Doody, David Seeland, Deniz Manisali, Elizabeth Keenan, Evan Erlebacher, Fernanda Mugnaini, Garin O’Aivazian, Giorgio Radojkovic, Inês Fontoura, Jaimie-Lee Haggerty, Jeremy Tymms, Julian Jones, Jwalant Mahadevwala, Lauren Barclay, Lauren Mishkind, Mariagrazia Lanza, Melike Altinisik, Michael Grau, Michael McNamara, Mimi Halova, MohammadAli Mirzaei, Mohammed Reshdan, Muriel Boselli, MyungHo Lee, Nahed Jawad, Natacha Viveiros, Navvab Taylor, Neil Vyas, Nicola McConnell, Pedro Sanchez, Prashanth Sridharan, Roxana Rakhshani, Saahil Parikh, Sara Saleh, Seda Zirek, Shaju Nanukuttan, Shaun Farrell, Sophie Davison, Sophie Le Bienvenu, Stefan Brabetz, Steve Rea, Suryansh Chandra, Talenia Phua Gajardo, Theodor Wender, Yu Du
  • Equipe De Projeto De Concurso: Lisamarie Ambia, Monika Bilska, Martin Krcha, Maren Klasing, Kelly Lee, Johannes Schafelner, Judith Schafelner, Ebru Simsek, Judith Wahle, Hee Seung Lee, Clara Martins, Anat Stern Daniel Fiser; Thomas Sonder, Kristina Simkeviciute, Talenia Phua Gajardo, Erhan Patat, Dawna Houchin, Jwalant Mahadevwala
  • Engenharia: Arup
  • Projeto De Interiores: Woods Bagot
  • Projeto De Paisagismo: GROSS.MAX
  • Projeto De Iluminação: Office for Visual Interaction
  • Projeto De Cozinha E Refeitório: Eastern Quay and GWP
  • Projeto Expositivo: Event
  • Obras De Arte: International Art Consultants
  • Branding E Sinalização: Elmwood and Bright
  • Consultoria De Biblioteca 3 D: Tribal Cost Consulting and Design
  • Gerenciamento De Projetos: Davis Langdon
  • Projeto De Arquitetura: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Direção De Projeto: Lars Teichmann, Charles Walker
  • Direção De Desenho: DaeWha Kang
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton + Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. KAPSARC (King Abdullah Petroleum Studies and Research Center) é uma instituição sem fins lucrativos de apoio à pesquisa independente em políticas que tem como objetivo o uso mais eficaz da energia na promoção do bem-estar social ao redor do mundo.

© Hufton + Crow

O KAPSARC desenvolve políticas e estruturas econômicas que visam a redução do impacto ambiental e os custos globais no fornecimento de energia, permitindo seu uso de forma mais eficiente a partir de soluções práticas baseadas em tecnologia.

© Hufton + Crow

Colaborando com centros internacionais de pesquisa, organizações de políticas públicas, instituições governamentais e indústria do mundo todo, o KAPSARC reúne os melhores especialistas da atualidade para enfrentar desafios energéticos; compartilhando livremente seus conhecimentos, ideias e análises.

Desenhos © Zaha Hadid Architects

Com uma área de 70.000 m², a sede da KAPSARC organiza-se em cinco edifícios: o Centro de conhecimento energético; o Centro de energia computacional; um Centro de Conferências com espaço expositivo e auditório para 300 pessoas; uma biblioteca de pesquisa com um arquivo de 100.000 volumes; e o Musalla, um espaço inspirador para a oração dentro do campus.

© Hufton + Crow

O projeto da KAPSARC foi desenvolvido a partir de importantes considerações técnicas e ambientais, uniformizando as características dos cinco elementos do campus. Este foi o primeiro projeto da ZHA a receber a certificação LEED Platinum pelo US Green Building Council. A sede da KAPSARC foi projetada levando em conta às condições ambientais do Riyadh Plateau, tornando-se um exemplo para a redução do consumo de energia e recursos na região.

© Hufton + Crow

A principal estratégia projetual foi a composição de um sistema celular, parcialmente modular, que integra diferentes edifícios da sede criando espaços públicos e conectados entre si.

© Hufton + Crow

As estruturas hexagonais, como de uma colmeia, utilizam a menor quantidade possível de material para criar uma rede de células interconectadas dentro de um mesmo volume. Este princípio estrutural determinou a composição do KAPSARC como uma amálgama de formas cristalinas que emergem da paisagem desértica, procurando melhor responder às condições ambientais e os requisitos internos do programa. A grade hexagonal foi comprimida em direção ao eixo central do projeto, como uma extensão local do "wadi", um canal natural de drenagem, que corre para o oeste.

© Hufton + Crow

Um centro de pesquisa é por si só, uma instituição voltada para o futuro, e a arquitetura do KAPSARC também está voltada nesta direção através de sua composição formal que pode ser expandida ou adaptada sem comprometer o caráter principal da estrutura como um todo.

© Hufton + Crow

A modularidade do projeto cria estratégias organizacionais, espaciais e estruturais consistentes que são responsáveis por coordenar cada um dos elementos do edifício. Os seis lados das estruturas hexagonais também oferecem maiores oportunidades de conectividade quando comparadas a células retangulares com apenas quatro lados.

© Hufton + Crow

Os cinco edifícios do KAPSARC diferem no tamanho e na organização interna, isto porque foram pensadas para melhor responderem as suas distintas demandas. Cada edifício é dividido em componentes funcionais que podem ser adaptados para responder às possíveis mudanças nas demandas ou métodos de trabalho. Células adicionais podem ser facilmente introduzidas, estendendo a grade hexagonal para futuras expansões do campus.

© Hufton + Crow

O arranjo da estrutura e a forma dos edifícios do KAPSARC contribuem para suavizar a intensidade da luz e do calor características marcantes do Riyadh Plateau.

Os edifícios do campus se organizam ao redor de um grande pátio público sombreado por uma série de coberturas apoiadas em uma floresta de colunas de aço. Configurando uma envoltória sólida e protetora da incidência direta da luz do sol vinda do sul, o campus do KAPSARC se abre para norte e oeste; favorecendo a ventilação natural, oriunda predominantemente da direção norte, para resfriar o pátio durante os meses de temperatura mais amena e facilitando possíveis conexões futuras para a expansão do campus em direção norte, além de criar conexões com o conjunto residencial de pesquisadores localizados na direção oeste.

© Hufton + Crow

De modo a privilegiar o pedestre, cada um dos edifícios é acessado a partir do pátio central que também serve como espaço para reuniões e de conexão entre os edifícios durante as estações mais amenas. Uma passagem subterrânea também conecta os principais edifícios do campus para um maior conforto dos usuários nos períodos mais quentes do ano.

Mesmo com sua resistente envoltória, que abriga o edifício das temperaturas extremas, a arquitetura do KAPSARC é porosa por dentro. Células hexagonais abertas foram estrategicamente localizadas dentro de cada edifício para criar uma série de pátios protegidos que permitem a iluminação natural de forma controlada dos espaços internos.

© Hufton + Crow

Voltadas para as condições de sol e vento mais favoráveis, as formas cristalinas das células arquitetônicas prismáticas são mais altas na porção sul, oeste e leste do campus, protegendo os espaços internos da incidência direta dos raios solares, enquanto os pátios internos são orientados para o norte e o noroeste, proporcionando iluminação indireta dos seus espaços.

Os "coletores de vento", integrados nos perfis da cobertura de cada pátio e voltadas para o sul, captam os ventos predominantes vindos do norte, resfriando os espaços internos dos pátios.

© Hufton + Crow

A arquitetura translúcida do KAPSARC promove um convívio ativo entre pesquisadores e visitantes. Através de uma série de vazios nos pavimentos sucessivos, é possível criar conexões visuais verticais no interior dos edifícios; oferecendo transparência entre os pavimentos em áreas públicas projetadas como zonas coletivas para que os pesquisadores se encontrem informalmente e troquem idéias. As áreas de segurança e os dormitórios privados estão situados dentro das áreas fechadas, quando os pavimentos se sobrepõem. 

© Hufton + Crow

O KAPSARC recebeu a certificação LEED Platinum do US Green Building Council (USGBC) através da aplicação de soluções passivas e ativas, incluindo:

  • Uma redução de 45% no desempenho energético (em comparação com os padrões de base ASHRAE) obtidos através da construção e orientação do edifício do KAPSARC, otimização da fachada, seleção do sistema e o conjunto solar fotovoltaico localizado na cobertura do Centro de Conferência Sul com uma capacidade de 5.000MWh /ano;
  • Toda a água potável do KAPSARC é reciclada e reutilizada no local e 100% da água de irrigação é proveniente de fontes não potáveis;
  • 40% dos materiais de construção do KAPSARC foram obtidos em um raio de 800 quilômetros, e 30% dos materiais utilizados são reciclados;
  • 98% de toda a madeira utilizada na construção é de origem certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC;.
  • 4.000 toneladas de resíduos foram separados evitando aterros sanitários.

© Hufton + Crow

O KAPSARC também foi nomeado o edifício mais inteligente da Arábia Saudita no programa Honeywell Smart Building Awards. Com base em critérios que incluem sustentabilidade ambiental, segurança e produtividade, o KAPSARC recebeu pontuações excepcionais nas três categorias.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Estudos e Pesquisas de Petróleo Rei Abdullah / Zaha Hadid Architects" [King Abdullah Petroleum Studies and Research Centre / Zaha Hadid Architects] 01 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882592/centro-de-estudos-e-pesquisas-de-petroleo-rei-abdullah-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.