A obra de Victor Horta, arquiteto do Art Nouveau

© Henry Townsend

Situado ao longo de Bruxelas, a arquitetura de Victor Horta varia do inócuo ao vanguardista. Enquanto muitos de seus edifícios foram concluídos no estilo tradicional do Beaux Arts, são os trabalhos Art Nouveau de Horta - a maioria deles construídos como residências para a elite belga - que são os mais destacados. Emergindo da tradição das artes decorativas e, de certa forma, antecipando a próxima investida do modernismo, os edifícios Art Nouveau de Horta foram erguidos durante uma década fugaz: aproximadamente de 1893 a 1903.

A obra de Victor Horta, arquiteto do Art Nouveau - Mais Imagens+ 14

© Creative Commons user estebanhistoria licensed under CC BY-SA 3.0
© Creative Commons user EmDee licensed under CC BY-SA 4.0

Somente após uma inspeção cuidadosa que uma casa da Horta se destaca em uma rua de Bruxelas. Varandas de ferro cuidadosamente trabalhadas e capitéis assumem formas semelhantes a plantas nas suas fachadas Art Nouveau, com um padrão orgânico distinto para cada obra. Motivos naturais permanecem nos interiores, onde as videiras parecem crescer em ferro a partir de treliças e em pinturas em murais de parede.

© Creative Commons user Andrei Kanash licensed under CC BY-SA 3.0

Juntamente com desenhos semelhantes em pisos de azulejos e vitrais, esses padrões criam um refúgio naturalista fabricado longe da rua e da cidade. Envolvendo práticas da Gesamtkunstwerk - ou “obra de arte total” -, o arquiteto também produziu móveis personalizados para cada uma das casas que projetou. As formas de plantas em claraboias e ladrilhos de piso são levadas para cadeiras e escritórios, onde trepadeiras abstratas e formas de animais trazem vida a objetos domésticos cotidianos. Como David Dernie e Alastair Carew Cox escrevem em seu livro sobre Horta, “Seu estilo tentou ser todo penetrante, fechado a influências externas e afetando todos os detalhes, desde a dobradiça de bronze até o piso de mosaico. Literalmente, pode-se perceber a mão de Horta em todas as partes dos interiores, mundos unidos por um gênio artístico e bastante perturbadores em seu senso de isolamento ”.

© Creative Commons user EmDee licensed under CC BY-SA 4.0

Embora os desenhos de Horta - muito parecidos com os produzidos no movimento Arts and Crafts - sejam caracterizados por uma ênfase no mundo natural, suas obras arquitetônicas marcam um desvio da tradição das artes decorativas em sua tridimensionalidade construída e funcional. Também partindo dos padrões florais do movimento Arts and Crafts, Horta disse de forma célebre, “não é a flor que eu gosto de tomar como elemento decorativo, mas o caule”.

© Arco Ardon licensed under CC BY 2.0
© Creative Commons user EmDee licensed under CC BY-SA 4.0

Da mesma forma, embora os edifícios de Horta sejam repletos do tipo de materiais industriais que viriam a definir a arquitetura moderna (como vidro e ferro), eles geralmente são usados como ornamento e não por suas propriedades funcionais. Curvo e orgânico, o ferro ainda não é minimalista, mas propositalmente artesanal.

© Gustave Deltour

Embora o trabalho de Horta seja frequentemente reconhecido como o exemplo mais definitivo da arquitetura Art Nouveau, é, no entanto, profundamente personalizado. Como escreveu um crítico de Horta em 1899, “[ele] não é um construtor, é um artista (...) ele não combina, ele cria; ele não é da escola, ele assumiu um gênero; é melhor que originalidade; é maestria. Ele tem uma concepção de linha que pertence somente a ele ”.

© Creative Commons user Andrei Kanash licensed under CC BY-SA 3.0
© Creative Commons user Estebanhistoria licensed under CC BY-SA 3.0
via Victor Horta: The Architect of Art Nouveau by David Dernie and Alistair Carew-Cox
© Creative Commons user EmDee licensed under CC BY-SA 4.0
via Victor Horta: The Architect of Art Nouveau by David Dernie and Alistair Carew-Cox
© Creative Commons user Karl Stas licensed under CC BY-SA 3.0
© Creative Commons user EmDee licensed under CC BY-SA 4.0

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Comberg, Ella. "A obra de Victor Horta, arquiteto do Art Nouveau" [The Work of Victor Horta, Art Nouveau's Esteemed Architect ] 04 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897478/a-obra-de-victor-horta-arquiteto-do-art-nouveau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.