Rogers Stirk Harbour, HASSELL e Weston Williamson projetam cinco estações de metrô para Melbourne

O Ministério do Transporte da Austrália divulgou os projetos de cinco novas estações de metrô na cidade de Melbourne, desenhadas por uma equipe formada pelos escritórios HASSELL, Rogers Stirk Harbour + Partners e Weston Williamson. Com conclusão prevista para 2025, as novas estações "combinarão funcionalidade, espaço e iluminação natural com o que há de mais novo em termos de projeto de infraestrutura de transporte público."

Cada uma das novas estações - nomeadas North Melbourne, Parkville, Liberty State, Town Hall e Anzac - buscará inspiração em seu respectivo contexto, resultando em desenhos substancialmente diferentes. Elas também incluirão equipamentos públicos, como infraestrutura para bicicletas e praças comunitárias.

Rogers Stirk Harbour, HASSELL e Weston Williamson projetam cinco estações de metrô para Melbourne - Mais Imagens+ 11

Estação North Melbourne. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson
Estação Parkville. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson

A North Melbourne Station terá um grande arco de alvenaria na entrada, fazendo referência ao passado industrial da região, ao passo que as claraboias permitem que a luz natural alcance as plataformas de embarque. Enquanto isso, Parkville terá uma cobertura de vidro sobre uma entrada arborizada ligando a estação a um distrito de educação e saúde.

Estação State Liberty. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson
Estação Town Hall. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson

As estações State Liberty e Town Hall terão grandes arcadas no nível da plataforma e acesso para o Central Business District da cidade, revitalizando as ruas ao redor com cafés e outros comércios. Enquanto isso, a estação Anzac contará com uma grande cobertura de madeira que desce até o subsolo para oferecer luz natural e proteção contra intempéries.

Estação Town Hall. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson
Estação Town Hall. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson

O projeto final das cinco novas estações de metrô subterrâneas do Metro Tunnel oferecerá a melhor experiência possível aos passageiros em um ambiente incrivelmente amplo e bem desenhado. O Metro Tunnel dará cinco novos marcos arquitetônicos para Melbourne e o sistema de trens turn-up-and-go que nossa cidade precisa.
-Jacinta Allan, Ministra de Transporte Público do Estado de Victoria

Estação North Melbourne. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson
Estação State Liberty. Cortesia de Metro Tunnel, via HASSELL, RSHP, Weston Williamson

Via: Metro Tunnel

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Rogers Stirk Harbour, HASSELL e Weston Williamson projetam cinco estações de metrô para Melbourne" [Rogers Stirk Harbour, HASSELL, and Weston Williamson Design Five Metro Stations for Melbourne] 03 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895587/rogers-stirk-harbour-hassell-e-weston-williamson-projetam-cinco-estacoes-de-metro-para-melbourne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.