Guto Requena projeta instalação interativa para o Sesc da Avenida Paulista

Inaugurado no dia 29 de abril, o Sesc Avenida Paulista contou em sua abertura com uma instalação projetada pelo arquiteto e designer Guto Requena.

O projeto foi intitulado Empatias Mapeadas e consiste em uma escultura paramétrica interativa, com luzes que pulsam e caixas de som que mixam e emitem os sons dos batimentos cardíacos dos participantes que tocam a obra.

Guto Requena projeta instalação interativa para o Sesc da Avenida Paulista - Mais Imagens+ 4

Guto explica que a ideia do projeto é, entre outras coisas, "estimular empatia entre pessoas que não se conhecem, numa experiência imersiva e interativa." Segundo ele, "se praticarmos mais a empatia podemos caminhar pra sermos uma sociedade mais igualitária. As novas tecnologias digitais aliadas a arte podem nos auxiliar nesse processo".

Instalação Empatias Mapeadas. Image © Lufe Gomes

Convidado pelo Sesc, Guto se diz "honrado em fazer parte de algo tão grandioso e com uma entrega tão significativa para a cidade." Frequentador de outras unidades do Sesc, pontua que está "feliz em ter sido convidado como artista para inaugurar a nova unidade SESC Avenida Paulista".

Instalação Empatias Mapeadas. Image © Rafael Frasão

Empatias Mapeadas permanece no Sesc Avenida Paulista até o dia 13 de maio. 

Instalação Empatias Mapeadas. Image © Lufe Gomes

Veja a seguir outros trabalhos do Estudio Guto Requena que abordam a interatividade.

Aura Pendant: Joias de ouro feitas a partir das emoções das pessoas

O Estudio Guto Requena, em colaboração com o estúdio D3, lançou um aplicativo que coleta emoções para criar, através de impressão 3D, uma joia única para cada pessoa. Batizado de Aura Pendant, o produto final é um pingente dourado de geometria complexa que pode ser dado a quem você ama.

Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?"

" Me conta um segredo?" é uma obra de arte pública temporária, um mobiliário urbano interativo criado para o URBE 2016. Composto por 5 bancos de madeira, desenhados para estimular o coletivo, situados no meio da Praça Coronel Fernando Prestes no Bairro do Bom Retiro, reduto de imigrantes na cidade de São Paulo.

Estudio Guto Requena cria fachada de luz interativa em São Paulo

Estudio Guto Requena has designed a new façade, which also doubles as an urban art intervention, for the Hotel WZ Jardins in São Paulo. Dubbed "The Light Creature," the 30-story facade is visible both during the day and at night, changing to interact with its surroundings and responding to stimuli like air quality and sound.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Guto Requena projeta instalação interativa para o Sesc da Avenida Paulista" 10 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894166/guto-requena-projeta-instalacao-interativa-para-o-sesc-da-avenida-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.