O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?"

Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?"

Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?"
Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?", © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Me conta um segredo?” é uma obra de arte pública temporária, um mobiliário urbano interativo criado para o URBE 2016. Composto por 5 bancos de madeira, desenhados para estimular o coletivo, situados no meio da Praça Coronel Fernando Prestes no Bairro do Bom Retiro, reduto de imigrantes na cidade de São Paulo. Um sexto móvel, em formato de câmara, contendo um telefone antigo e uma frase “Me conta um segredo?” convida os passantes a entrarem e compartilharem suas histórias. Tais segredos são armazenados num computador e randomicamente são transmitidos dentro dos móveis, através de caixas de som em seu interior. A cor desse mobiliário se originou num processo de miscigenação das bandeiras dos principais imigrantes da região, como Coréia do Sul, Grécia, Bolívia, Itália e Haiti. 

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 15

Ao anoitecer, os móveis se transformam em esculturas de luz, que vibram e mudam de cor em tons quentes conforme o volume do áudio vária. As luminárias de LED dentro dos móveis ampliam a experiência da obra para todo o entorno, criando uma paisagem onírica numa praça de poderes, que durante o período da Ditadura Militar no Brasil foi alvo de grande repressão e tortura. 

A obra é um desdobramento das investigações do Estudio Guto Requena sobre emoções, memórias e tecnologias digitais no design. Um convite à reflexão sobre os limites invisíveis e simbólicos do privado e do público. Uma experiência que busca adicionar camadas poéticas ao cotidiano urbano.  

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

ME CONTA UM SEGREDO?, por Alssandra Marder – Curadora URBE

“Me conta um segredo?” é o provocativo nome da obra apresentada pelo arquiteto, urbanista e escritor, Guto Requena, na segunda edição do URBE. Composto por um conjunto de mobiliários urbanos interativos, o trabalho retoma o eixo de investigação central da pesquisa do artista que busca romper as fronteiras do design, da arquitetura e do urbanismo, utilizando tecnologias digitais para resignificar histórias e emoções da vida urbana. 

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Partindo de um convite aos passantes para que compartilhem um segredo de sua intimidade, gravado de maneira anônima na peça central “Câmara Coletora de Segredos”, a complexidade da obra vai tomando forma e expressão na medida que transfigura-se num emaranhado transcultural de memórias e individualidades, materializado por meio de um jogo interativo de som e luz que transborda dos demais mobiliários que compõem a instalação. 

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
Esquema de cores. Image Cortesia de Estudio Guto Requena
Esquema de cores. Image Cortesia de Estudio Guto Requena

A pintura aplicada aos móveis - resultado da combinação das cores das bandeiras dos países dos principais grupos de imigrantes que povoaram o bairro do Bom Retiro – reforça as camadas simbólicas de conexão do trabalho com seu público e território. 

Num primeiro momento fica clara a intenção do artista em atrair a atenção para a praça Coronel Fernando Prestes e seu alto potencial de requalificação e pertencimento a cidade e seus moradores. Já um segundo olhar mais atento, suscita ainda sua vocação para discussão da prática do urbanismo feito de modo colaborativo, amparado pelas novas tecnologias, e pela crescente necessidade de reinventarmos a espacialidade de nossas cidades, amparando novas maneiras de convivência e resgate da autoestima e identidade dos seus personagens. 

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

“Me conte um segredo?” parte da idéia de integrar e desvelar memórias e narrativas do individuo e do coletivo, para o complexo campo de exploração do hibridismo entre urbanismo e arte, como um agente de redefinição da nossa vida diária nos grandes centros urbanos. Um convite para que cada um de nós possa estabelecer novas formas afetivas de recriar o cotidiano de nossas cidades. 

Sobre o URBE 

URBE – Mostra de Arte Pública 2016 acontece de 12 a 27 de novembro, no bairro do Bom Retiro, cujas ruas são tomadas por obras de Guto Requena, Anaisa Franco e Iara Freiberg, com curadoria de Alessandra Marder, Felipe Brait e Reinaldo Botelho.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

O URBE se apresenta como uma plataforma perene de criação, pesquisa e organização que promove reflexões nos campos da arte, da cidade, da arquitetura e do urbanismo. Buscando investigar a problemática do lugar como organismo vivo, território da atividade humana, da produção cultural e matriz da vida social, econômica e política, a iniciativa propõe, por meio de práticas artísticas, dar outros sentidos para a ocupação do espaço público, apresentando trabalhos e conceitos inovadores, mediando a relação sujeito-obra-trajetos, gerando camadas de interação com o circuito e fornecendo uma perspectiva transversal de arte pública nos modos de perceber a cidade. Assim, o objetivo é mapear e pesquisar territórios na esfera pública e, ao mesmo tempo, estimular transformações sociais que integrem a comunidade num diálogo de interesses convergentes entre agentes culturais, ambientais, econômicos e sociais. 

© Vanessa Costa
© Vanessa Costa

URBE – Mostra de Arte Pública 2016

Ficha técnica: 

  • Autor: Guto Requena
  • Desenvolvimento: Bruno Baietto
  • Interação: Fernando Fabbrini
  • Iluminação: Phillips Lighting
  • Montadora: Gtm Cenografía
  • Curadores: Alessandra Marder, Felipe Brait, Reinaldo Botelho
  • Agradecimentos: Cinnamon, Instituto Upload and In.Vertice

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?"" 25 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800190/estudio-guto-requena-convida-as-pessoas-a-compartilharem-suas-historias-na-instalacao-me-conta-um-segredo> ISSN 0719-8906