O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina

Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina

Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina
Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina, © Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

© Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille + 19

As peças metalizadas do designer francês Nathanaël Abeille no Proyecto Reflexión, junto com o arquiteto Francisco Ribero e a comunicadora Cecilia Fortunato, abordam sobre como um prédio pode refletir a luz do sol e compartilhá-la em outro em alguns dos espaços estreitos da Villa 21 de Barracas. Buenos Aires.

Revise o projeto e algumas palavras dos autores abaixo.

© Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

© Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille + 19

Proyecto Reflexión nasceu em 2013 pelo designer francês Nathanaël Abeille, que veio da França depois de trabalhar no escritório do arquiteto Jean Nouvel, para investigar a incidência de luz na cidade de Buenos Aires.

© Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

Durante os 6 meses em que esteve no país, desenvolveu, em colaboração com Carlos Muniagurria - especialista em gravura sólida - um processo de metalização nos tijolos comuns que expostos à luz solar produzem reflexos, com o objetivo de aproveitar a energia solar e distribuí-la em lugares escuros.

© Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

A preocupação de Abeille com a incidência de luz nas cidades surgiu em Paris, quando morava em um pequeno apartamento sem luz natural, que iluminou-se quando uma vizinha abriu a janela e uma reflexão solar iluminou sua sala de estar.

© Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

A partir desse momento, ele começou a investigar no campo do design, na energia natural, e imaginar como um edifício poderia refletir a luz e compartilhá-la em outro prédio. Seguindo esta linha, ele desenvolveu importantes obras na cidade de Marselha.

"O sol, que comanda o crescimento de tudo, deve entrar em cada casa e espalhar seus raios, sem os quais a vida murcha" - Le Corbusier, na Carta de Atenas.

© Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

Em 2016, o arquiteto Francisco Riberoy começou a trabalhar em conjunto com a comunicadora Cecilia Fortunato, que há alguns anos colabora com a paróquia de Caacupé na construção de cozinhas comunitárias na Villa 21 de Barracas. Os corredores estreitos do bairro e a falta de iluminação natural foram o pontapé inicial para trabalhar em conjunto e fazer uma primeira instalação com os tijolos.

Esses tijolos foram pensados como uma nova opção dentro dos materiais de construção. Ideais para a distribuição de luz solar, tanto em ambientes internos quanto em áreas externas de pátios e jardins. Um novo material que, além de funcional, contém uma visão poética de inverter o sentido norte-sul do curso natural do sol, capaz de proporcionar uma nova experiência sensorial.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Fabian Dejtiar
Autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina" [Compartir luz solar: ladrillos y cerámicos reflejantes buscan devolver la iluminación natural a una villa argentina ] 19 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892910/compartilhar-a-luz-solar-ceramicas-reflexivas-devolvem-iluminacao-natural-a-uma-comunidade-argentina> ISSN 0719-8906