O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Anna Puigjaner: Por que devemos adotar a tipologia 'sem cozinhas"?

Anna Puigjaner: Por que devemos adotar a tipologia 'sem cozinhas"?

  • 16:00 - 6 Abril, 2018
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Anna Puigjaner: Por que devemos adotar a tipologia 'sem cozinhas"?
Cortesia de Anna Alba Yruela via Metropolis
Cortesia de Anna Alba Yruela via Metropolis

A arquiteta espanhola Anna Puigjaner comenta sobre sua tipologia de moradia "sem cozinha" em uma recente entrevista para a Metropolis Magazine como um dos Game Changers de 2018. Depois de receber fundos do Prêmio GSD Wheelwright de Harvard por sua polêmica proposição em 2016 (após a publicação de sua entrevista feita pelo ArchDaily), Puigjaner fala sobre o tempo em que passou viajando pelo mundo e visitando as diferentes culturas que compartilham sua ideia de cozinha comunitária e afirmou que os millennials estão mais inclinados a coabitar e compartilhar recursos. 

A cozinha é a parte mais provocativa da casa. Foi utilizada como uma ferramenta política durante muito tempo, até o ponto em que hoje em dia não podemos aceitar viver sem uma cozinha. 

Reconhecido como defensor de cozinhas compartilhadas, o conceito de Puigjaner pode ser difícil de ser compreendido, mas a proposta de criar lares "sem cozinha" com uma cozinha central compartilhada para uma comunidade aborda os problemas da falta de meios sociais e formas de crescimento de uma comunidade dentro de um edifício. Durante sua viagem ao sudeste da Ásia, Escandinávia e América Latina, percebeu que muitas culturas compartilham os deveres culinários e erradicam a necessidade de uma cozinha individual. Suas soluções variam muito em escala; os refeitórios populares no Peru são responsáveis pela alimentação diária de meio milhão de pessoas e muitas dessas redes podem ser encontradas na Cidade do México e Quebec. 

O escritório MAIO reinventou como definimos a função de uma sala em seu último edifício de 22 apartamentos chamado "110 Rooms". Com sede em Barcelona, o escritório co-fundado por Puigjaner sugere um elemento em seu projeto que elimina a hierarquia espacial com habitações mais ou menos intercambiáveis liberando os habitantes para determinar onde querem dormir, cozinha ou relaxar em vez que serem inibidos pela forma que se espera para usar o espaço. 

Leia mais sobre a pesquisa de Anna Puigjaner sobre porque não precisamos de cozinhas em nossos lares na Metropolis Magazine.

Sobre este autor
Ella Thorns
Autor
Cita: Thorns, Ella. "Anna Puigjaner: Por que devemos adotar a tipologia 'sem cozinhas"?" [Anna Puigjaner on Why We All Should Adopt Her "Kitchenless" House Ideology] 06 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891882/anna-puigjaner-por-que-devemos-adotar-a-tipologia-sem-cozinhas> ISSN 0719-8906