O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?

O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?

O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?
O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?, Cortesía de Gonzalo De la Parra
Cortesía de Gonzalo De la Parra

BIM (Building Information Modeling) é uma metologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura.

Enquanto o CAD permite o desenho em 2 ou 3 dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a quarta e a quinta dimensões (tempo e custos), permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

Em qualquer projeto e construção há infinitos participantes e interações diversas entre as partes. Os projetos são multidisciplinares e incluem informações que nem todos gerenciam. Então, quem é responsável pelo que em cada projeto? Até onde minha responsabilidade vai e onde a sua começa? O BIM permite ordenar a complexidade desse processo.

Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente? Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit + 7

É importante esclarecer a diferença entre o BIM e programas como o Revit®, o ArchiCAD®, o AllPlan® e outros semelhantes: o BIM é um sistema de trabalho, enquanto o Revit®, o ArchiCAD® e o AllPlan® são softwares onde esse sistema pode ser aplicado. Portanto, eles se complementam e permitem que o trabalho do arquiteto seja realizado de forma eficiente.

Cortesía de Gonzalo De la Parra
Cortesía de Gonzalo De la Parra

Os projetos modelados em BIM podem incluir os produtos e materiais reais que serão utilizados para construção, incorporando sua geometria, suas características, suas especificações e as informações para adquiri-las se forem aprovados.

Os fornecedores desempenham um papel fundamental nesta constelação de atores, pois, com eles, estamos em constante relacionamento para definir com que o projeto será construído, e essa relação é diária. O BIM pode ser entendido, então, como uma espécie de catálogo de materiais modelados, melhorando a maneira como as especificações técnicas do projeto são transferidas para os responsáveis pela construção.

Cortesía de Gonzalo De la Parra
Cortesía de Gonzalo De la Parra

Existem sites que abrigam enormes bibliotecas de produtos, permitindo que você baixe modelos específicos para serem imediatamente incorporados ao projeto de arquitetura e, assim, economizar o tempo que a especificação subsequente levaria. Com toda essa informação carregada, o sistema não só melhora a qualidade do trabalho, mas também reduz a tomada de decisões e mudanças de última hora durante o processo de construção, solucionando problemas virtualmente e reduzindo os custos gerais do projeto.

Além disso, cada um dos elementos tem seus próprios atributos e está relacionado especificamente e parametricamente com os outros objetos do projeto: se um desses objetos for modificado, os que dependem dele também mudarão automaticamente.

Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit
Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit
Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit
Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit

Desta forma, o BIM permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes em um único processo inteligente e compartilhado.

Você já utiliza essa metodologia em seus projetos? Conte-nos sua experiência em relação ao BIM em nossa seção de comentários.

* Este artigo foi alimentado por informações fornecidas por Gonzalo De la Parra García, Arquiteto e Professor da área de BIM na Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?" [¿Qué es BIM y por qué parece ser fundamental en el diseño arquitectónico actual?] 09 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888814/o-que-e-o-bim-e-por-que-ele-e-fundamental-nos-projetos-arquitetonicos-atualmente> ISSN 0719-8906
Ler comentários