O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A arquitetura no cinema: plantas humanizadas de seis filmes indicados ao Oscar

A arquitetura no cinema: plantas humanizadas de seis filmes indicados ao Oscar

  • 07:00 - 4 Fevereiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
A arquitetura no cinema: plantas humanizadas de seis filmes indicados ao Oscar

Quais razões levam um filme a ser aclamado pela crítica? Seria a atuação excepcional de seus protagonistas? Planos incríveis e um diretor virtuoso? Ou, seria resultado das complexas tramas do roteiro, onde o drama, o humor, a paixão e as disputas acontecem?

Depois de publicarmos as impressionantes aquarelas de cenários de filmes indicados ao Oscar no ano passado, e também da série sensação da Netflix Stranger Things, desta vez o arquiteto e ilustrador Boryana Ilieva nos presenteia com estes elaborados conjuntos ilustrativos de seis filmes de sucesso de 2017. Neste começo de ano agitado com a recente premiação dos Globos de Ouro e a poucas semanas do Oscar, as ilustrações destes cenários de filmes premiados merecem todo cuidado e atenção do público.

© Boryana Ilieva © Boryana Ilieva © Boryana Ilieva © Boryana Ilieva + 9

1. Get Out

© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva

A estréia de Jordan Peele como diretor foi um tremendo sucesso de bilheteria, uma magistral mistura de terror e comédia que arrancou múltiplas indicações ao Oscar deste ano, incluindo de melhor filme, diretor, ator e roteiro original. A deliberada atmosfera tradicional e elitista da casa em estilo Colonial Revival Armitage - onde se passam os momentos de maior tensão - possui uma série de salas ocultas no subsolo onde acontecem secretos transplantes de cérebro humano. A falsa fachada arquitetônica projetada pelo chefe de produção Rusty Smith é uma metáfora pungente no que se refere às estruturas de uma sociedade branca extremamente racista.

2. Mother!

© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva

O filme dirigido por David Aronofsky é difícil de ser categorizado. Grande parte da trama entre este casal sem nome (que talvez uma metáfora para Deus e Terra) acontece na casa da infância de Him, personagem interpretado por Javier Bardem - e por extensão de sua mãe, interpretada pela atriz Jennifer Lawrence. Ela trabalha exaustivamente na reforma desta casa em ruínas, concebida pelo designer de produção Philip Messina e especialmente projetada para desmoronar. Podemos afirmar sem medo de dar spoilers que o diretor faz questão de que a casa sofra tanto quanto os personagens do filme.

3. A Ghost Story

© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva

O diretor e roteirista David Lowery faz aqui uma mediação bastante poética sobre o tempo e o luto entre as quatro paredes desta casa de periferia. Depois de morrer em um trágico acidente de carro, o fantasma deste compositor sem nome interpretado por Casey Affleck, volta para assombrar a casa onde morava com sua antiga parceira, retratada por Rooney Mara. Aparentemente sem pode sair, ele permanece conectado àquele lugar enquanto os inquilinos vão mudando até que a casa seja demolida para a construção de uma supercidade futurista. O espírito de Affleck nos recorda que todos os lugares têm seus próprios fantasmas.

4. Call Me By Your Name

© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva

Este filme é uma adaptação daquele dirigido por André Aciman em 2007,  estrelado por Armie Hammer (Oliver) e Timothée Chalame (Elio), cuja história de amor se passa no interior de uma villa italiana do século XVII. O design clássico dos móveis chama a atenção em meio a mapas, gravuras e toda a sorte de elementos escolhidos à dedo pelo designer Visconti di Mondrone para capturar a profundidade emocional deste filme nominado ao Oscar de melhor fotografia. Partindo da sala de desenho até o quarto compartilhado com duas camas de solteiro intimamente atadas, Ilieva traduz perfeitamente em suas ilustrações a vivacidade da Villa Albergoni.

5. Personal Shopper

© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva

Em uma propriedade nos arredores de Paris, Maureen, personagem interpretada por Kristen Stuart, tenta entrar em contato com o espírito de seu irmão recentemente falecido neste thriller sobrenatural do diretor Olivier Assayas. Esta mansão construída em estilo gótico e castigada pelo tempo, abriga uma presença sobrenatural que pode ser ou não seu irmão e ninguém sabe se pode ser perigosa. Esta relacionamento transcendental é apenas o primeiro de uma série de confrontos psicológicos assustadores deste filme que ganhou vários prêmios no Festival de Cinema de Cannes em 2016.

6. Blade Runner

© Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva

Enquanto a arquitetura desempenha importante papel nesta sequência do clássico pós-moderno de Ridley Scott - passando por locais como o Barbican Centre de Londres e as estruturas secessionistas na Hungria, até a sede da Wallace Corporation inspirada em uma proposta não construída de Barozzi Veiga - a frívola casa do replicant K (Ryan Gosling) parece articular-se em relação à um futuro distópico. Os cenários projetados pelo designer Dennis Gassner passam a compor um espaço atemporal em um futuro tecnologicamente avançado. Não nos surpreende que o diretor de Blade Runner 2049, Dennis Villeneuve, tenha recebido as indicações para melhor fotografia, efeitos especiais, melhor direção de arte entre outras.

Visite o Instagram de Ilieva para saber mais sobre a arquitetura oculta do cinema

Designing the Year's Best Motion Pictures: 5 Floor Plans from Oscar-Nominated Films

See more of Boryana Ilieva's watercolor floor plans here.

Stranger Things Rendered in Amazing Plans

See more of Boryana Ilieva's watercolor floor plans here.

Sobre este autor
Evan Pavka
Autor
Cita: Pavka, Evan. "A arquitetura no cinema: plantas humanizadas de seis filmes indicados ao Oscar" [Architecture On Screen: Illustrated Plans From 6 Award-Winning Films of 2017] 04 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888086/a-arquitetura-no-cinema-plantas-humanizadas-de-seis-filmes-indicados-ao-oscar> ISSN 0719-8906