O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Inspirada na famosa escadaria de espelhos de Coco Chanel, ACME propõe estrutura de madeira

Inspirada na famosa escadaria de espelhos de Coco Chanel, ACME propõe estrutura de madeira

Inspirada na famosa escadaria de espelhos de Coco Chanel, ACME propõe estrutura de madeira
Inspirada na famosa escadaria de espelhos de Coco Chanel, ACME propõe estrutura de madeira, © Ed Reeve
© Ed Reeve

O escritório ACME, com base em Londres, desenvolveu o protótipo de uma escada com métodos de construção modernos e uma abordagem projetual adaptável.

A enorme escada em espiral dupla foi instalada no próprio escritório do ACME, que anteriormente não possuía escada entre os andares. O projeto inspira-se na escada espelhada de Coco Chanel de seu apartamento parisiense, em 31 Rue Cambon. Nesse caso, os dois lados da escada eram revestidos de espelhos e qualquer pessoa no topo podia observar as idas e vindas em todos os níveis do ateliê.

© Ed Reeve © Ed Reeve © Ed Reeve © Ed Reeve + 18

© Ed Reeve
© Ed Reeve
© Ed Reeve
© Ed Reeve

A escadaria da ACME inspira-se na de Chanel e foi projetada para fornecer às pessoas um lugar para parar e conversar. Além disso, a natureza dupla da escada permite que os usuários escolham seu destino, e o caimento interno dos degraus superiores fornece estabilidade e funcoina como um corrimão.

A forma única e dinâmica serve mais do que apenas fins sociais e estéticos. A forma também cria sua própria integridade estrutural. Em vez de depender de conexões na parte superior e inferior da escada, ela é projetada como um balanço independente. Para fornecer o contrapeso apropriado, a escada é fabricada a partir de camadas de madeira laminada cruzada. Cada um dos 20 degraus é composto por seis elementos de madeira e, uma vez montados, são simplesmente fixados com parafusos nos degraus abaixo.

© Ed Reeve
© Ed Reeve
Corte / Planta / Perspectiva
Corte / Planta / Perspectiva
Diagramas
Diagramas

A escada foi projetada como um protótipo para criar um espaço de transição animado e envolvente com uma intervenção mínima. O processo de montagem foi cuidadosamente articulado e pensado para ser construído diretamente pelos arquitetos. Cada elemento foi projetado para ser leve o suficiente para manusear, e toda a estrutura foi concebida para ser auto-portante durante a construção, eliminando as necessidades de andaimes ou trabalhos temporários. O projeto exemplifica as capacidades de um material simples, a madeira, para criar um espaço que não só é funcional, mas também atraente e gracioso.

© Ed Reeve
© Ed Reeve
© Ed Reeve
© Ed Reeve

Freidrich Ludewig, diretor da ACME: "A escada é um protótipo para mostrar como elementos muito simples de madeira sólida, simplesmente fixados juntos, podem formar uma solução escultural interessante para a tarefa cotidiana de subir e descer, resolvendo um complexo problema estrutural com soluções inteligentes e um uso interessante da tecnologia da madeira. Estruturas simples podem ser simultaneamente lindas, econômicas e práticas e ajudar a criar espaços inspiradores para viver e trabalhar ".

Arquitetos: ACME
Localização: Shoreditch, Londres
Estrutura: AKT II
Madeira: Blumer Lehmann
Ano: 2017
Status: Construído
Área: 6 m²
Orçamento: £26,000
Equipe ACME: Friedrich Ludewig, Eleni Meladaki, Sara Poza, Jan Saggau

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Alya Abourezk
Autor
Cita: Abourezk, Alya. "Inspirada na famosa escadaria de espelhos de Coco Chanel, ACME propõe estrutura de madeira" [ACME's Wildly Twisting Wooden Staircase Draws Inspiration From Coco Chanel’s Famous Mirror Stair] 06 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886653/inspirada-na-famosa-escadaria-de-espelhos-de-coco-chanel-acme-propoe-estrutura-de-madeira> ISSN 0719-8906