Documentários de Arquitetura para assistir em 2018

O êxito profissional e sua celebração podem destacar certos arquitetos dentro do próprio campo da arquitetura e criar uma espécie de anteparo em relação a outros profissionais e estudantes. Este acaba agindo tanto como pedestal, elevando aqueles de grandes feitos, quanto como barreira, distanciando-os dos demais e criando certa aura em torno de suas personas. Especular os pormenores da vida desses arquitetos é, em alguma medida, comum, e raro é o estudante que nunca teve devaneios sobre a rotina de Paulo Mendes da Rocha ou quantas milhas já voo Rem Koolhaas.

A discrição de tais arquitetos não permite muitas conclusões, e talvez o mais próximo que consigamos chegar desses detalhes seja através dos documentários listados a seguir:

BIG TIME / Kaspar Astrup Schroder

1h33min (2017) / Inglês

Como um dos destaques da produção arquitetônica contemporânea, à frente do do escritório dinamarquês BIG,  Bjarke Ingels é hoje considerado um dos maiores e mais promissores nomes do setor criativo. Com perfil inquieto, sempre na busca por novos desafios - tentando superá-los, e sobretudo criativamente inspirador, neste documentário Ingels é retratado do ponto de vista profissional e pessoal, na tentativa de entendimento ao universo que o estimula.

Com declarações óbvias, mas intrigantes, o arquiteto faz-nos refletir a todo momento, como em "a melhor coisa de ser um arquiteto é que você constrói edifícios". Impressionado com o conceito de projetar edifícios, sistema que permite combinações inusitadas e surpreendentes, é um dos pontos mencionados no discorrer do filme.

Tudo é Projeto / Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano

1h14min (2017) / Português

Dirigido por Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano, o documentário retrata a vida e obra do arquiteto vencedor do Pritzker 2006, Paulo Mendes da Rocha, por meio de entrevistas e conversas entre o arquiteto e sua filha Joana. Considerado o arquiteto brasileiro vivo com maior reconhecimento no mundo, autor de icônicos projetos como o Pavilhão Oficial do Brasil na Expo 70, em Osaka, o Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, o Ginásio de Esportes do Clube Atlético Paulistano, a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Sesc 24 de Maio (em parceria com o MMBB), entre muitos outros ainda em fase de construção como é o cado do Cais das Artes, em Vitória (parceria com Metro Arquitetos), traz-nos a oportunidade por conhecer seu lado pensador, extraordinariamente instigante.

Oficina para a paz; a construção da sede da ONU / ONU

54min  (2016) / Inglês

Com apenas 54 minutos, o documentário narra o processo construtivo da emblemática sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, edifício concebido em colaboração por Oscar Niemeyer e Le Corbusier através de uma comissão liderada por Wallace K. Harrison. No filme, são retratados fatos como a escolha do projeto, fases da construção e ainda uma entrevista com Niemeyer.

Eu sou a gentrificação: confissões de um canalha / Thomas Haemmerli

1h38min (2017) / Suiço

Abordando como principal enfoque o Urbanismo e transformações no espaço urbano suíço, o diretor Thomas Haemmerli aponta em alguns lugares nos quais viveu, como São Paulo, Zurique e Cidade do México, os embates sobre o processo de Gentrificação.

 Ponto de vista / Ingrid Mabelle

30min (2015) / Português

Resultado de um trabalho de conclusão de curso de Jornalismo, finalizado em dezembro de 2015, o documentário busca retratar através de dez diferentes pontos de vista, como a dinâmica na alteração do espaço geográfico pôde garantir que os moradores do entorno do Elevado Costa e Silva, atual Elevado Presidente João Goulart, não sofram com o processo de gentrificação -  substituição de moradores menos abastados por outros com maior poder aquisitivo. O filme ainda aponta dados históricos e diferentes opiniões em entrevistas de moradores, urbanistas e especialistas, expondo o atual valor do Mercado nos arredores do Elevado, que nos últimos anos vem recebendo diversas propostas e intervenções.

Urbanized / Gary Hustwit

1h25min (2011) / Inglês

Dirigido por Gary Hustwit, o documentário apresenta uma visão sobre o desenho das cidades contemporâneas sob diferentes aspectos enfrentados em sua idealização. Também compreende diferentes opiniões de alguns dos mais renomados arquitetos, urbanistas, políticos, construtores e pensadores, como Rem Koolhaas, Alejandro Aravena, Norman Foster, Joshua David, Oscar Niemeyer e Canto James. 

Vale destacar que mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas, e mais de 75% viverão até 2050. Mas, enquanto algumas cidades estão experimentando um crescimento explosivo, outras estão em fase de condensação. Os desafios de equilibrar habitação, mobilidade, espaço público, participação popular, o desenvolvimento econômico e as políticas ambientais, estão rapidamente tornando-se uma  preocupação universal. Ainda assim, a maioria dos discursos sobre esses temas estão desconectados do domínio público. Sendo assim, o filme propõe novas abordagens para lidar com as vantagens e desvantagens da urbanidade.

Minimalism - A documentary about the important things / Matt D'Avella

1h19min (2015) / Inglês

Dirigido por Mt D'Avella, o documentário produzido a partir de indagações da dupla responsável pelo site The Minimalists, busca examinar integralmente a prática do estilo de vida minimalista na era contemporânea, sintetizando o filme em uma única questão: menos é mais? É o que pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade buscam responder através da série de entrevistadas pela qual o documentário é organizado.

Cholet: The work of Freddy Mamani / Isaac Niemand

1h02min (2016) / Espanhol

Buscando evidenciar a obra do arquiteto boliviano Mamani, responsável por parte da identidade arquitetônica do país, pautado em um trabalho descrito como rebelde e individualista. O trabalho de Mamani é inspirado em sua própria cultura e iconografia, juntamente com a cultura de seus antepassados, os povos Tiwanaco.  

Poeira e batom no Planalto Central: 50 mulheres na construção de Brasília / Tânia Fontenele Mourão, Tania Quaresma e Mônica Gaspar

58min (2016) / Português

Contado por 50 mulheres, pioneiras e recém chegadas à nova capital brasileira entre 1956 e 1960, permanecendo no Distrito Federal por pelo menos 20 anos, o documentário apresenta o processo da construção da cidade de Brasília. Uma nova e feminina forma de recuperar a história dos primórdios da cidade construída do zero e imaginada por Juscelino Kubitschek, Niemeyer e Lúcio Costa.

Arquitectura em Angola / Pedro Rodrigues 

1h05min (2017) / Português

A partir de iniciativa dos estudantes de arquitetura do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) em Luanda, o documentário explora a realidade do ensino, da profissão e de questões sociais colocadas para a Arquitetura e o Urbanismo no país. No filme é possível identificar a maneira pela qual os arquitetos africanos têm enfrentado as marcas deixadas pela guerra civil, após independência do poder português.

Ainda é possível identificar narrativas às relações entre professores e estudantes, a realidade da mulher na arquitetura, as influências de arquitetos como Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Oscar Niemeyer e Zaha Haddid  e Vasco Vieira da Costa, arquitetos português naturalizado em Angola. 

Citizen Jane: Battle for the City / Sabine Krayenbühl e Zeva Oelbaum

1h32min (2016) / Inglês

Lançado há dois anos, no centenário da ativista urbana estadunidense Jane Jacobs, o filme visa apresentar um olhar sobre o passado de Jacobs, baseado em seu livro, The Death and Life of Great American Cities, e sobre os afrontes com Robert Moses, salientando o legado desta proeminente figura no Urbanismo mundial. A urbanista símbolo da luta pela melhoria do desenho do espaço urbano.

REM / Tomas Koolhaas

1h15min (2016) / Inglês

Dirigido por seu filho, Tomas Koolhaas, o documentário aborda parte dos ideais e obras de Rem Koolhaas, arquiteto e pensador holandês - neto do arquiteto Dirk Roosenburg e filho do autor e pensador Anton Koolhaas. Crítico e responsável por uma das mentes mais brilhantes na esfera da Arquitetura mundial, Rem, é hoje dono de um perfil em evidência, sempre na busca por novos parâmetros e reinvenção do papel do arquiteto.

Sugerido por Tomas Koolhas como "o primeiro documentário a explorar completamente as condições humanas nos edifícios [do OMA] e em torno deles", alude a uma poderosa experiência cinematográfica, cuja qualidade é incomparável no mundo dos documentários de arquitetura. Na fala final, Koolhaas expõe-nos sua presença e ideal: "Acho que é muito melhor dizer", explica Rem Koolhaas, "que somos desafiados pelas necessidades das pessoas".

Bikes VS Cars / Fredrik Gertten

1h30min (2015) / Inglês

Sob título bastante sugestivo, a produção cinematográfica não explora exclusivamente a guerra pelo espaço, mas o processo pela qual o desenfreado crescimento da indústria automobilística tem influenciado nas políticas públicas das cidades e como os ciclistas começam a alterar parcialmente o cenário. Cidade como São Paulo e Copenhague são abordadas, evidenciando os impactantes índices.

Filmado entre 2012 e 2014 na capital paulista, Gertten registrou a eleição do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o início das transformações e incentivo ao uso da bicicleta. Ainda são evidenciados os excelentes índices de Copenhague e ainda a luta por mais espaços para bicicleta em Los Angeles. Entre os depoimentos estão os da arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik e o da jornalista e repórter Aline Cavalcante.

Diller Scofidio + Renfro: Reimagining Lincoln Center and the High Line / Muffie Dunn e Tom Piper

55min (2012) / Inglês

Com apenas 55 minutos, o documentário evidencia a história do escritório Diller Scofidio + Renfro no seu processo por reimaginar as identidades públicas de dois grandes espaços urbanos projetados na cidade de Nova Iorque: Lincols Center e High Line.

Tadao Ando: From Emptiness to Infinity / Mathias Frick

53min (2013) / Inglês

Em homenagem ao mestre da arquitetura minimalista japonesa, Tadao Ando, o filme vislumbra o processo criativo e brilhantismo de sua obra. Conhecido pelo extremo rigor e a capacidade em sensibilizar com sua produção, Ando expõe aqui a genialidade pela qual poeticamente ordena suas formas na relação entre o espaço interior e exterior, diluindo as fronteiras entre o objeto construído e natureza.

Conceitualmente e esteticamente, seus projetos criam um vínculo entre uma arquitetura japonesa tradicional e a contemporaneidade, ao mesmo tempo que expressa sua crença pela mudança espacial.

Megastructures - Roman Architecture / BBC

1h06min (2016) / Inglês

Como parte das históricas inovações e construções desenvolvidas em Roma, a capital italiana ainda hoje mantém-se como um dos berços da Arquitetura, conservando uma série de históricas e importantes construções. O documentário produzido pela BBC visa apresentar algumas destas emblemáticas construções.

The City Dark / Ian Cheney

1h24min (2011) / Inglês

Além de impedir que as pessoas apreciem as estrelas, a intensidade das luzes das grandes cidades se transformam em poluição luminosa, o que pode afetar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento de graves doenças. Após mudar-se à cidade de Nova Iorque, o cineasta Ian Cheney faz uma simples pergunta - precisamos das estrelas? - levando-o do Brooklyn para Mauna Kea, Paris e outros países questionando-se.

Telos: The Fantastic World of Eugene Tssui / Kyung Lee

54min (2014) / Inglês

"TELOS" narra a vida pouco ortodoxa e o trabalho revolucionário de Eugene Tssui, um visionário excêntrico e um arquiteto inconformista. Ele questiona os padrões de construção tradicionais e coloca a natureza e o meio ambiente na vanguarda dos seus projetos muito antes de "verde" e "eco-friendly" se tornarem clichês. O filme compõe um retrato de Tssui como um "homem renascentista": atleta, designer e artista visual singular, bem como arquiteto.

Enquanto seus princípios sustentáveis de construção tornaram-se uma tendência e uma necessidade, sua estética ainda não recebeu a aprovação do mainstream. Rejeitado pelo status quo e desafiado a defender suas visões futuristas e ainda naturalistas, Tssui encontra aliados inesperados na pequena cidade montanhosa onde anseia construir sua fantasia arquitetônica.

Making Space: 5 Women Changing the Face of Architecture / Ultan Guilfoyle

49min (2014) / Inglês

Making Space perfila cinco arquitetas contemporâneas e alguns dos seus projetos mais excitantes. São elas: Annabelle Selldorf (Nova Iorque), Marianne McKenna (Toronto), Kathryn Gustafson (Seattle, Washington D.C. e Londres), Farshid Moussavi (Londres), e Odile Decq (Paris). Como essas mulheres chegaram ao topo em uma profissão dominada por homens? O que as impulsiona e as desafia? Qual a natureza do processo criativo? O gênero desempenha um papel no projeto arquitetônico? O documentário mostra essas mulheres extraordinárias dentro e fora de seus ambientes de trabalho, ouve curadores, críticos e clientes, e visita locais espetaculares.

Bernardes / Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros

1h31min (2014) / Português

O documentário mostra a vida a e a obra de um dos principais arquitetos brasileiros. O longa revela a polêmica e arrebatadora vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta, inventor e, sobretudo, humanista incompreendido pelo seu tempo.

Ventura Terra - Projetar a Modernidade / Fernando Carrilho

55min (2017) / Português

Documentário sobre o arquiteto português Miguel Ventura Terra (1866-1919), que marcou significativamente a paisagem da cidade de Lisboa e deixou um conjunto de obras relevantes por todo Portugal, de arquitetura pública, privada e religiosa. Ventura Terra - Projectar a Modernidade (re)visita-as e (re)descobre-as tais obras, nas suas diferentes tipologias e geografias. 

Fontes documentais e iconográficas ilustram os edifícios existentes ou já demolidos, elucidam sobre a obra feita e a obra projetada. O documentário aborda, também, os planos propostos por Ventura Terra para a transformação e modernização urbanas. 

A Construção da Villa Além / Miguel Tavares, Tiago Costa, Ana Resende, Rui Manuel Vieira

55min (2017) / Português

O filme documenta a construção de uma casa no Alentejo, da paisagem virgem ao edifício habitado, percorrendo todos os passos intermediários. O olhar atento e rigoroso dos realizadores replica a precisão das linhas rectas do projeto (desenhado, ao longo dos anos, pelo arquitecto suíço Valerio Olgiati e sua mulher, para seu próprio usufruto). Uma casa tão elegante quanto o filme que a retrata.

Era o Hotel Cambridge / Eliane affé

1h39min (2016) / Português

Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

David Chipperfield: A Place To Be / BBC

1h15 min (2015) / Inglês

Episódio da Série da BBC imagine..., , em que Alan Yentob conversa com o arquiteto britânico de renome internacional David Chipperfield. Descrito como clássico, minimalista, simples, ele prefere rotular sua arquitetura de "humana". A conversa abrange seus projetos em Berlim, seu amor pela cidade e sua história e os 11 anos que passaram na transformação do Museu Neues, sua "obra-prima".  Além disso, fala sobre seus projetos em andamento nos Estados Unidos.

Vizinhos

2h35min (2016) / Português

© atelier XYZ

Vizinhos é uma série documental composta por quatro episódios. Ao longo de cada um desses momentos somos levados a conhecer as soluções encontradas por Siza Vieira para os diferentes desafios. São quatro casos, provenientes de quatro tempos e geografias diferentes, mas sempre com o denominador comum de se tratarem de bairros sociais desenhados pelo arquiteto português.

Brasília - Life After Design / Bart Simpson 

1h28min (2017) / Inglês

Brasília: Life After Design nos leva a uma cidade raramente vista pelo espectador internacional: como é viver na idéia de outra pessoa? O ambiente assustador do sonho de Niemeyer e Costa ecoa através da vida de uma série de personagens, cada um tentando marcar sua marca na cidade de hoje: Sergio, o robusto urbanista que defende o plano da cidade, mas sabe que deve se adaptar; Helize, estudando para se tornar um funcionário público federal - o sonho de tantos estudantes brasileiros. E Willians, um vendedor de rua, que tenta encontrar conexão significativa em uma cidade construída para dividir.

Life and Death of an Architect / Miguel Eek

52min (2017) / Espanhol

Em fevereiro de 1968, José Ferragut, o arquiteto mais importante de Maiorca, foi encontrado morto em um campo. O caso foi encerrado por falta de provas. Durante os anos 50 e 60, o início do turismo mudou a realidade dos países mediterrâneos. Paisagens surpreendentes foram transformadas para a exploração do turismo. Ferragut lutou contra a corrupção e o desenvolvimento incontrolável da costa e acumulou inimigos da política e dos desenvolvedores.

Mas Ferragut tinha outra questão. Ele era gay em uma sociedade que criminalizava e seguia os homossexuais. Portanto, ele viveu uma vida dupla até sua morte, como um homem introvertido e deprimido. 50 anos depois, Life and Death of an Architectse pergunta como e por que esse homem foi brutalmente morto em 1968 por duas prostitutas.

Amare Gio Ponti / Francesca Molteni

35min (2015) / Italiano

Uma imagem do homem e do arquiteto, aspirante a pintor, promotor do design italiano que, em mais de cinquenta anos de atividade, tentou de tudo - artes, ocupações, objetos, arquitetura e materiais- com energia incansável, da pequena à grande escala, desde o desenho de uma alça até a formulação de um plano urbano. "A arquitetura é uma interpretação da vida", costumava escrever. Um popularizador do moderno que correu o risco da indiferença e de ser completamente esquecido. O filme procura investigar os motivos dessa desconfiança, especialmente dos críticos. E procura avançar também os motivos da nova fortuna que o viu, nos últimos anos, re-descoberto e re-proposto como arquiteto modelo europeu e internacional. Por que, parafraseando Ponti, que costumava dizer que "a arte se apaixonou pela indústria", a indústria de ontem e hoje se apaixonou por Gio Ponti?

Made in Ilima / Thatcher Bean

1h05min (2017) / Inglês

No centro da Província da República Democrática do Congo, a comunidade Ilima continua a ser uma das mais isoladas do mundo. Eles coexistiram com animais selvagens por gerações na floresta ao redor, mas à medida que o ritmo de desenvolvimento aumentou, esse frágil ecossistema sofreu. A comunidade associou-se à African Wildlife Foundation e com a empresa de arquitetura, MASS Design Group, em 2012 para criar uma nova escola primária e centro comunitário de conservação. O filme documenta nosso processo de construção coletiva - um destinado a alavancar artesanato local e conhecimento ecológico para educação, preservação e beleza.

Glenn Murcutt - Spirit of Place / Catherine Hunter 

1h05min (2017) / Inglês

O filme não aborda somente a obra do arquiteto australiano inspirador que já ganhou muitos prêmios, incluindo o mais prestigiado, o Pritzker. Mas também acompanha a primeira grande comissão pública de Murcutt, uma mesquita para a comunidade muçulmana de Newport, Melbourne, na Austrália. Apesar das primeiras reservas contra um edifício moderno, Murcutt estabelece um relacionamento pessoal muito próximo com a comunidade e o projeto é totalmente financiado pelas doações do povo.

Veja também nossas listas dos anos anteriores:

30 Documentários de Arquitetura para assistir em 2013

Com a temporada de prêmios a todo vapor, o brilhantismo de Hollywood ocupa nossas telas. Mas e os desconhecido heróis arquitetônicos? E sobre filmes que são menos "A Lista de Schindler" e mais "Schindlers Hauser", menos "Wrath Of Kahn" e mais "Louis Kahn"?

40 Documentários de Arquitetura para Assistir em 2014

No ano passado publicamos 30 Documentários de Arquitetura para assistir em 2013, uma grande variedade de filmes nos quais conhecemos a história de alguns dos maiores heróis arquitetônicos anônimos do mundo. Hoje trazemos mais 11 documentários para ver em 2014, uma série de histórias que seguramente não os deixarão indiferentes.

30 documentários de Arquitetura e Urbanismo para ver em 2015

Em 2013 e 2014 apresentamos uma seleção de documentários imperdíveis para arquitetos e este ano não será diferente. No começo de 2015 submergimos novamente no fascinante e distinto mundo dos documentários para coletar uma série de títulos de interesse para os apaixonados pela arquitetura e urbanismo.

Documentários de Arquitetura para Assistir em 2017

Seguindo as nossas indicações de documentários para assistir em , e , estamos olhando para 2017! Desta vez apresentamos uma coleção dos filmes e documentários mais aclamados, populares e muitas vezes sub-representados que provocam, intrigam, informam e seduzem.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Documentários de Arquitetura para assistir em 2018" 08 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885090/documentarios-de-arquitetura-para-assistir-em-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.