Documentários de Arquitetura para Assistir em 2017

Seguindo as nossas indicações de documentários para assistir em 2013, 2014 e 2015, estamos olhando para 2017! Desta vez apresentamos uma coleção dos filmes e documentários mais aclamados, populares e muitas vezes sub-representados que provocam, intrigam, informam e seduzem. Das biografias de Eero Saarinen, Frei Otto e Oscar Niemeyer, passando por apresentações de "palácios" chineses e a arquitetura da África, Camboja e Índia, essas são as nossas principais escolhas.

Links para assistir os documentários apresentados foram fornecidos quando disponíveis. Em alguns casos, os filmes foram incorporados neste artigo. Veja todos, a seguir.

Building Africa: Architecture of a Continent / BBC

60 minutos (2005) / Narrado por David Adjaye

Este filme da BBC, que estreou em 2005, é uma viagem dos edifícios "misteriosamente bonitos" de Mali para o experimento do ditador italiano Benito Mussolini no Modernismo no Estado da Eritreia. Narrado pelo arquiteto britânico David Adjaye, o filme poeticamente desembaraça as influências culturais e imperiais que moldaram a arquitetura africana ao longo de séculos de arquitetura vernacular, colonial e pós-independência. De Ruanda, Gana e África do Sul, o edifício Africa tem a relevância crescente mesmo depois de uma década desde que foi apresentado.

Cortesia de BBC

A vida é um Sopro / Fabiano Maciel

2010 / Brasileiro

Esta é a história do grande arquiteto Oscar Niemeyer - sua arquitetura, sua paixão pela mulher, suas lutas políticas e sua extraordinária biografia. Filmado por quase uma década - de 1998 a 2007 - "A Vida é um Sopro" apresenta aspectos de José Saramago (escritor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 1998), Ferreira Gullar (poeta, dramaturgo, ensaísta e crítico de arte) e Chico Buarque.

The Human Scale / Andreas Dalsgaard

77 minutos (2012) / Inglês/Dinamarquês

Este filme começa a "questionar nossas suposições sobre a Modernidade", explorando o que acontece quando arquitetos, urbanistas e designers colocam as pessoas no centro de suas equações. O arquiteto dinamarquês Jan Gehl estudou sistematicamente o comportamento humano nas cidades durante quatro décadas. Usando seus métodos, pensamentos e conclusões como um ponto de partida. O filme leva o espectador para Melbourne, Dhaka, Nova York, Chongqing e Christchurch - todas agora são inspiradas pelo trabalho de Gehl e pelos desenvolvimentos progressivos em Copenhagen como resultado dele.

O Homem ao Lado / Mariano Cohn, Gastón Duprat

110 minutos (2010) / Espanhol

Leonardo, o protagonista de "O Homem ao Lado", é apontado como "um distinto e importante designer industrial" que vive com sua esposa Ana, sua filha Lola e sua empregada Elba. A casa em que vivem é a única moradia que Le Corbusier construiu nas Américas - em La Plata, Argentina. Numa manhã, a tranquilidade rotineira da casa de Leonardo é interrompida pelo ruído alto da construção que começa ao lado. Um vizinho, Víctor, decidiu construir uma janela ilegal entre as duas casas - uma decisão que começa a preocupar Leonardo até que num dia "um evento fortuito apresenta uma solução controversa para o problema".

Block by Block: The Men Who Built India's Tallest Building / Landmarc Films

23 minutos (2013) / Inglês

Este é um curto documentário sobre a vida de uma equipe de trabalhadores da construção civil que estão construindo o edifício mais alto da Índia: o Palais Royale em Mumbai. Ele pergunta o que acontece aos trabalhadores da construção civil quando eles migram de outras partes do país para a metrópole principal. Como são alojados? Quais são suas condições de vida? Como eles trabalham juntos como uma equipe? Segundo Landmarc Films, "o objetivo é fazer com que os outros percebam as graves atrocidades, tratamento injusto e desumano com as pessoas que constroem nossas casas com tanta humildade, proporcionando-lhes uma referência a seguir".

Built on Narrow Land / Malachi Conolly

64 minutos (2013) / Inglês

Built on Narrow Land captura um momento particular em Cape Cod, quando "o espírito da arquitetura moderna europeia inspirou um grupo de designers boêmios (profissionais e amadores) a construir casas que casou princípios da Bauhaus com a arquitetura local do litoral de New England". Em 1959, no entanto, com o estabelecimento do Cape Cod National Seashore, o futuro dessas casas foram colocados em risco inesperadamente. Este filme "documenta um período na história da Arquitetura Moderna em um dos lugares mais bonitos do mundo".

Within Formal Cities / Abe Drechsler, Brian Gaudio

2016 / Inglês

Within Formal Cities é um filme sobre o papel do projeto na abordagem da crise global da habitação - nenhuma ambição pequena. "Até 2050", afirmam os diretores, "um quarto da população mundial viverá em assentamentos informais, e muitas pessoas carecerão de habitação e infraestrutura adequadas". Cinco cidades da América do Sul servem como estudos: Lima, Santiago, São Paulo, Rio de Janeiro e Bogotá. Aqui os cineastas visitaram projetos e entrevistaram mais de trinta arquitetos, funcionários do governo e moradores para reunir o mais completo quadro de onde estão as coisas e até onde elas vão.

Uncommon Sense: The Life and Architecture of Laurie Baker / Vineet Radhakrishnan

Em breve / Inglês

Laurence Wilfred Baker (conhecido como Laurie Baker) foi um renomado arquiteto, além de cartunista, artista e designer inovador. Ele disse uma vez: "Acho que estou subconscientemente muitas vezes influenciado pela natureza, e grande parte do 'trabalho estrutural' da natureza não é direto ou quadrado. Troncos de árvores e caules de plantas que carregam frutas e folhas são geralmente cilíndricos e não quadrados. Curvas estão lá para assumir tensões e para enfrentar todos os tipos de forças externas. Além disso, são infinitamente mais elegantes do que linhas retas de aço e concreto". Você pode acompanhar as atualizações sobre o próximo lançamento do filme, aqui.

The Man Who Built Cambodia / Christopher Rompre

Em breve / Inglês

Este é um filme que explora a vida e o trabalho de Vann Molyvann, um arquiteto cujos projetos "vieram a representar uma nova identidade para um país emergente da independência e cuja história incrível engloba a viagem turbulenta do Camboja como uma nação moderna". No período pós-independência do Camboja, Molyvann estava no centro de um edifício renascentista, e desenvolveu um estilo arquitetônico distintivo - conhecido como Nova Arquitetura Khmer - que, segundo o filme, "mudou completamente a face do Camboja". Narrado por Matt Dillon, o filme estuda o "envolvimento vitalício de Molyvann com a identidade do povo Khmer e sua tentativa de criar um estilo arquitetônico único que dê expressão moderna a essa identidade".

The Land of Many Palaces [宫殿之城] / Adam James Smith, Song Ting

60 Minutos (2016) / Inglês

Em Ordos, na China, milhares de agricultores estão sendo transferidos para uma nova cidade sob um plano governamental para modernizar a região. "A Terra de Muitos Palácios" segue um oficial do governo cujo o trabalho é convencer estes fazendeiros que suas vidas estarão melhor na cidade, e um fazendeiro em uma das últimas vilas restantes na região é pressionado para se mudar. O filme "explora um processo que tomará forma em uma enorme escala em toda a China, desde que o governo central anunciou planos para relocar 250 milhões agricultores para cidades em todo o país ao longo dos próximos vinte anos". Você pode assistir o filme, aqui.

Frei Otto: Spanning the Future / Simon K. Chiu, Michael Paglia, Joshua V. Hassel

2015 / Inglês

Frei Otto: Spanning the Future é um documentário sobre a vida e obra do arquiteto e engenheiro alemão Frei Otto, laureado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2015. Ele "lançou as bases para a arquitetura leve contemporânea" e suas ideias permanecem fascinantes ainda hoje - décadas depois que ele as revelou pela primeira vez. O filme, em suas próprias palavras, "leva os fãs de arquitetura em uma viagem através de uma história arquitetônica que inspira o mundo de amanhã".

The Destruction of Memory / Tim Slade

 2016 / Inglês

Este é um filme sobre "a guerra contra a cultura e a batalha para salvá-la". Durante o século passado, a destruição cultural causou resultados catastróficos em todo o mundo - e estes aumentam com frequência. "Na Síria e no Iraque, o 'berço da civilização' milênios de cultura estão sendo destruídos. O empurrão para proteger, salvar e reconstruir se aproximou da destruição". Baseado em um livro do mesmo nome de Robert Bevan, "The Destruction of Memory (A Destruição da Memória) conta toda a história - não apenas as ações em curso do Daesh (ISIS) e outras situações contemporâneas - revelando as decisões do passado que permitiram que essas questões permanecessem escondidas nas sombras por tantos anos". Saiba mais, aqui.

Second Nature: A Documentary Film About Janne Saario / Yves Marchon

18 Minutos (2010) / Inglês

Second Nature  é um documentário de 20 minutos de duração sobre o arquiteto e skatista finlandês Janne Saario. Ele fornece "um vislumbre dos pensamentos e sonhos de Saario, que flutuam entre projeto, arte e skate". Através dessa lente, também revela "a importante concorrência de áreas pós-industriais, conceitos sustentáveis e ambientes naturais, e desdobra a exigente obrigação, para a geração de hoje e para aquelas que virão, para criar comunidades locais positivas e inspiradoras".

Eero Saarinen: The Architect Who Saw the Future / Peter Rosen

70 Minutos (2016) / Inglês

"Um interesse renovado está emergindo nos arquitetos e nos artistas dos meados do século XX que explodiram as confecções confortáveis do passado para criar uma América modernista robusta e ousada". "Eero Saarinen: O arquiteto que viu o futuro" examina a vida de um gigante da arquitetura que, nas palavras de Peter Rosen, "imaginou o futuro". Ele também morreu jovem, com apenas 51 anos, deixando para trás um corpo de trabalho pioneiro que inspira arquitetos e designers até hoje.

The Complete Living Architectures Collection / Bêka and Lemoine

10 Filmes / Inglês

Os renomados cineastas de arquitetura Bêka e Lemoine desenvolveram, ao longo do projeto Living Architectures, filmes sobre edifícios icônicos e como seus usuários os vivenciam. Os protagonistas já foram o Barbican em Londres, a Fondazione Prada, a Bienal de Veneza, Frank Gehry, Bjarke Ingels, Bordeaux, o Centro de Arquitetura Arc en Rêve e muitos outros. O objetivo sempre foi "democratizar a linguagem intelectual da crítica arquitetônica. [...] A liberdade de expressão sobre o tema da arquitetura", disse Bêka, "não é propriedade exclusiva dos especialistas". Este ano eles lançaram duas caixas de DVD com toda a sua obra, que foi adquirida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2016. Saiba mais, aqui.

Alvar Aalto: Technology and Nature / Ywe Jalander

59 minutos (1996) / Inglês

Embora um pouco datado em formato, "Alvar Aalto: Tecnologia e Natureza" é particularmente interessante para assistir em um período quase "além" da mecanização. Filmado na Finlândia, Itália, Alemanha e EUA, este documentário analisa a "resolução única e bem sucedida de Alvar Aalto, das exigências e possibilidades criadas pelas novas tecnologias e materiais de construção com a necessidade de tornar os seus edifícios simpáticos tanto aos seus usuários como ao seu ambiente natural". Você pode assistir o filme, aqui.

Veja as nossas dicas dos anos anteriores nos links abaixo:

30 documentários de Arquitetura e Urbanismo para ver em 2015

40 Documentários de Arquitetura para Assistir em 2014

30 Documentários de Arquitetura para assistir em 2013

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Documentários de Arquitetura para Assistir em 2017" 02 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802666/documentarios-de-arquitetura-para-assistir-em-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.