Steven Holl Architects projeta edifício de vidro fotovoltaico para a organização Médicos Sem Fronteiras em Genebra

A organização internacional Médicos sem fronteiras (Médecins Sans Frontières) selecionou o projeto de Steven Holl Architects em colaboração com Rüssli Architekten como vencedor do concurso internacional de arquitetura para seu novo Centro Operacional em Genebra, superando as propostas de Pool Architekten & Mak Architecture, Sauerbruch Hutton, Emilio Tuñon Arquitectos & Ruckstuhl Architekten, Blue Architects e o consórcio entre Sou Foujimoto e o The New Talent Workshop.

Com um sistema inovador de fachada feito de vidro fotovoltaico colorido, o edifício com alta eficiência energética abrigará espaços flexíveis e áreas de convívio para mais de 250 funcionários.

Steven Holl Architects projeta edifício de vidro fotovoltaico para a organização Médicos Sem Fronteiras em Genebra - Mais Imagens+ 3

Vista da rua. Image © Steven Holl Architects and Rüssli Architekten

Chamado de "as cores da humanidade", o edifício foi projetado para promover a interação entre seus usuários. As circulações que se cruzam e ao mesmo tempo abrigam espaços de convívio são um incentivo à comunicação e a colaboração entre pequenos grupos. Estas salas de estar, juntamente com outros espaços de convívio em menor escala, possuem formas sinuosas e curvas que acolhem o púbico confortavelmente.

"Esses espaços funcionam como um catalisador das interações sociais, atuando como promotores da troca de experiências entre as pessoas dentro do edifício", explica Steven Holl Architects.

"O edifício projetado por Steven Holl Architects é uma oportunidade para a organização reforçar a importância de seus valores fundamentais como independência, imparcialidade, neutralidade, altruísmo e dinamismo através de um projeto de arquitetura do futuro", acrescentou Mathieu Soupart, diretor de logística do Centro de Operação de Genebra do MSF.

Foyer. Image © Steven Holl
Foyer . Image © Steven Holl Architects and Rüssli Architekten

A marca registrada do edifício, sua fachada de vidro colorido, possui um sistema fotovoltaico embutido. Os vidros possuem diferentes graus de transparência que refletem a característica de cada um dos espaços interiores, além de fornecer energia, sombreamento e uma imagem vibrante para o edifício. O pano de vidro utiliza células solares com opacidade de 40%, as quais podem ser produzidas em uma variedade de cores, inseridas dentro de uma estrutura flexível, permitindo que as janelas sejam operadas normalmente. O sistema também foi projetado de forma aberta para possibilitar futuras expansões.

Escritório. Image © Steven Holl Architects and Rüssli Architekten
Planta do térreo. Image © Steven Holl Architects and Rüssli Architekten

Painéis fotovoltaicos também estão presentes na cobertura do edifício, onde também será implantado um jardim. O completo sistema de células fotovoltáicas permitirá que o edifício produza até 72% da energia necessária para a sua operação.

"Médicos Sem Fronteiras, MSF, é uma organização inspiradora. É uma honra participar deste projeto para a sua nova sede em Genebra", disse Steven Holl.

Maquete. Image © Steven Holl Architects and Rüssli Architekten
"As cores da humanidade". Image © Steven Holl

O Centro Operacional de Genebra será implantado ao lado de vários outros projetos de arquitetos renomados, incluindo o novo Institute of Higher International Studies and Development, projetado por Kengo Kuma & Associates e a residência de expatriados Terra and Casa Foundation desenhada por Bonnard Woeffray Architectes.

O projeto deve começar a ser construído na primavera de 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Steven Holl Architects projeta edifício de vidro fotovoltaico para a organização Médicos Sem Fronteiras em Genebra" 11 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882767/steven-holl-architects-designs-colored-photovoltaic-glass-building-for-doctors-without-borders-geneva-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.