O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Nova Iorque apresenta proposta de renovação da orla de Midtown

Nova Iorque apresenta proposta de renovação da orla de Midtown

  • 07:00 - 26 Outubro, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Nova Iorque apresenta proposta de renovação da orla de Midtown
Nova Iorque apresenta proposta de renovação da orla de Midtown, Cortesia de wHY
Cortesia de wHY

A cidade de Nova Iorque está desenvolvendo uma série de projetos públicos ao longo de seus 50 quilômetros de costa. Com o intuito de conectar os parques do East River, o escritório interdisciplinar wHY, enviou uma proposta de projeto à Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova Iorque para um trecho costeiro de quase dois quilômetros de extensão.

Com o intuito de reconectar áreas costeiras da cidade através de parques verdes, o wHY realizou um workshop de paisagismo e urbanismo chamado wHY GROUNDS, onde foram discutidos importantes tópicos a respeito do projeto de parque que vai da 53rd street até a 61st street, cobrindo uma área de quase sete mil metros quadrados. O terreno é excepcional, com vistas para a Roosevelt Island, a Ponte Queensborough, a baia de Queens e Brooklyn e também para Lower Manhattan.

Cortesia de wHY
Cortesia de wHY

Precisamos de propostas criativas para os espaços públicos de nossas cidades, e em Nova York não poderia ser diferente. Reconectar nossos espaços urbanos com o rio e reforçar nossa relação com o East River é fundamental para o futuro da cidade e da manutenção de sua biodiversidade, comenta Mark Thomann, Diretor do WHY GROUNDS sobre a importância do terreno.

Cortesia de wHY
Cortesia de wHY

A proposta wHY GROUNDS se baseia em um conceito de "Três Camadas de significado: Social, Botânico e Cultural", que proporcionará uma grande diversidade de usos e apropriações destes espaços. O projeto, liderado pelo diretor e professor de paisagismo responsável pelo wHY GROUNDS, Mark Thomann, procura reforçar a linearidade do terreno. Por outro lado, o projeto explora atravessamentos secundários através dos dois caminhos longitudinais principais - um caminho mais lento, para arborização e caminhada e uma via rápida para bicicletas e atividades físicas. Situados entre estas duas pistas, um plano ondulado cria uma espécie de salas ao ar livre, que irão abrigar os mais variados programas, lugares de descanso e para apreciar a paisagem além de outras atividades menos óbvias.

Cortesia de wHY
Cortesia de wHY

Cortesia de wHY Cortesia de wHY Cortesia de wHY Cortesia de wHY + 11

A proposta wHY GROUNDS procurou estudar como a topografia do projeto paisagístico poderia filtrar os ruídos e com isso qualificar a experiência cultural da intervenção. As salas ao ar livre funcionam como espaços flexíveis que abrigam programações temporárias, pop-up e de longa duração, de artistas de rua a eventos especiais. Um dos eventos culturais já planejados é o programa ART LANE, onde os artistas se reunirão para pintar as ciclovias.

Cortesia de wHY
Cortesia de wHY

A consciência ambiental é um dado essencial para o projeto. A partir disso, o wHY GROUNDS defende a redução das emissões de gás carbônico em Nova Iorque como um fator fundamental para o futuro da cidade. O meio ambiente natural prosperará ao longo de toda a intervenção, com plantas nativas e ribeirinhas. Tanto acima quanto abaixo dos decks, o paisagismo foi projetado como um sistema de baixa manutenção, que procura o equilíbrio dos ciclos das águas, que proporciona sombreamento e favorece a biodiversidade.

Cortesia de wHY
Cortesia de wHY

A proposta Greenway East Midtown, procura responder às necessidades da comunidade local resgatando a paisagem natural e disponibilizando-a para a população. A função programática e a capacidade de geração de receita para a manutenção o parque, juntamente com o plantio de espécies de baixa manutenção, ajudam a garantir o sucesso e a longevidade da proposta que custará cerca de setenta milhões de dólares.

News via: wHY.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Buckley, Samantha. "Nova Iorque apresenta proposta de renovação da orla de Midtown" [New York City’s Proposal for the Missing Green-Link in Midtown] 26 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882142/nova-iorque-apresenta-proposta-de-renovacao-da-orla-de-midtown> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.