Estudantes projetam mobiliários temporários para desabrigados

Dez estudantes de design de mobiliário do terceiro ano da Universidade de Lahti da Finlândia, Instituto de Design, criaram soluções temporárias usando apenas madeira compensada e papelão ondulado. Uma fabricação de baixo custo, rápida e fácil, sem ferramentas necessárias: Rehome é uma solução para catástrofes recentes, como desastres naturais e a atual crise de refugiados, que deixa muitas pessoas desabrigadas de suas casas.

Estudantes projetam mobiliários temporários para desabrigados - Mais Imagens+ 11

© Jani Luukkonen

Os alunos começaram suas pesquisas perguntando quais as necessidades humanas mais necessárias. Abrangeram descanso, privacidade, comunidade e o armazenamento com seu conjunto de móveis de dez peças.

© Jani Luukkonen
© Jani Luukkonen

A madeira compensada e o papelão são materiais acessíveis e sustentáveis. Conhecido por sua resistência à fratura, encolhimento, torção e deformação, o compensado atua como a principal estrutura da Rehome. As chapas corrugadas de papelão são utilizados como caixas de transporte de qualidade superior. Oferecem força e estofamento adicionais ao papelão normal. Para dobrar as chapas onduladas, os alunos vincaram e marcaram o material, assim como criaram as abas e as ranhuras.

© Jani Luukkonen

Slotting permite uma construção rápida e fácil do mobiliário de modo que nenhuma ferramenta seja necessária. Com apenas uma hora e 3500 peças, uma cama de papelão pode ser feita (apenas para uso interno).

© Justus Hirvi

Rehome esteve em exposição no maior evento de decoração e design de interiores da Finlândia, a feira Habitare em Helsinquue. Atualmente, Stora Enso, Isku Oy e a Cruz Vermelha finlandesa se juntaram ao projeto. O principal financiamento para a Rehome veio do Fundo Social Europeu e da União Europeia.

Coordenador do projeto/professor: Vesa Damski
Estudantes da Lahti University of Applied Sciences - Institute of Design e seus produtos desenvolvidos:
Anne Hirvonen - divisórias
Emma Sivusalo – cama para crianças
Henri Mertanen - beliche
Iida Nordgren - divisórias
Jani Luukkonen - cama desmontável
Jussi Alanen - cama de solteiros
Tuuli Latvala - estantes
Rosa-Maria Tolvanen - mesa de jantar e bancos
Topias Kanto - espaço de dormir privado
Samuli Strander - divisórias
Fotografias: Jani Luukkonen
Fotografias da Habitare Fair Stand: Justus Hirvi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Leardi, Lindsey. "Estudantes projetam mobiliários temporários para desabrigados" [Students Design Temporary Furniture for Victims of Displacement] 15 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881582/estudantes-projetam-mobiliarios-temporarios-para-desabrigados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.