O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Space Popular cria instalação que amplia as possibilidades do uso do vidro

Space Popular cria instalação que amplia as possibilidades do uso do vidro

Space Popular cria instalação que amplia as possibilidades do uso do vidro

"Glass Chain" (Die Gläserne Kette, em alemão) foi uma troca de cartas iniciadas por Bruno Taut em novembro de 1919. A correspondência durou apenas um ano e incluiu Walter Gropius, Hans Scharoun e Paul Gösch. As cartas de Glass Chain - treze ao total - especulam e fantasiam sobre as possibilidades do uso do vidro, imaginando, nas palavras de Fredrik Hellberg e Lara Lesmes (Space Popular), "follies de vidro fluídos e orgânicos e catedrais de cristal coloridas cobrindo cadeias de montanhas inteiras até chegarem ao espaço."

© Ben Blossom © Ben Blossom © Ben Blossom © Ben Blossom + 18

© Ben Blossom
© Ben Blossom

Quase um século após o fim das correspondências, o Space Popular (SPOP) procurou reativar a conversa por meio da exposição de instalações no Sto Werkstatt de Londres. No início do Modernismo, o vidro "tornou-se um material periférico de janelas e paredes", argumenta o grupo. Nas instalações, o grupo "arrancou o vidro de seus limites modernistas, libertando-o". O SPOP, ao mesmo tempo, procurou utilizar as possibilidades da realidade virtual tanto na concepção como na experiência da arquitetura.

Space Popular cria instalação que amplia as possibilidades do uso do vidro, © Ben Blossom
© Ben Blossom

Trabalhando com vidro StoVentec e informado pelos comissários para "redefinir as limitações do material", o SPOP projetou e construiu um totem brilhante, muito colorido que, explorando diferentes escalas, "brinca com nossa percepção visual, transformando portas de vidro em grandes arcos e pequenos degraus em enormes frontões". 

The Glass Chain está em exposição em Sto Werkstatt (Londres) até 29 de setembro deste ano.

© Ben Blossom
© Ben Blossom
© Ben Blossom
© Ben Blossom
© Ben Blossom
© Ben Blossom

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Space Popular cria instalação que amplia as possibilidades do uso do vidro" [Space Popular Reignite the Concerns of "The Glass Chain" Letters By Way of Virtual Reality] 27 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880262/space-popular-cria-instalacao-que-amplia-as-possibilidades-do-uso-do-vidro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.